Apresentação
Em fevereiro e março de 2020, ao longo do curso Governança nas escolas Waldorf, realizado em dois módulos, trinta e cinco gestores de escolas Waldorf vivenciaram um processo de fortalecimento para a atuação como membros conscientes e criativos da comunidade escolar e na governança das escolas onde atuam, a partir da observação de fenômenos e entendimento das leis sociais segundo a Ciência Espiritual Antroposófica.
Neste terceiro módulo, conseguiremos realizar mais um encontro presencial, provavelmente, ao final do ano. Ficamos então com as perguntas:
Como podemos apoiar os participantes para reavivar, realinhar e dar prosseguimento aos planos elaborados por eles durante o curso?
Como manter a conexão criativa conquistada entre os participantes, durante o curso para que continuem ativos em seu desenvolvimento e de sua escola?
Módulo III
Encontros on line/Action Learning
Nossa proposta é dar acompanhamento e apoio às aprendizagens, intenções e planos concebidos durante os dois módulos do Curso de Governança de Escolas Waldorf.
Para tal, queremos criar um grupo de aprendizagem e apoio ao momento atual de cada participante para que ele/ela possa, com profundidade, se conectar com o seu momento e de sua escola e possa tomar decisões para seus próximos passos, tendo um grupo de mesmo campo de experiência e interesse.
Estrutura dos grupos
Número de participantes: 6 em cada grupo;
Periodicidade: semanal, total de 4 encontros;
*É necessária a formação de grupos com 6 integrantes para que a matrícula possa ser efetivada.
Calendário
Início do Módulo III: 3 de agosto de 2020
Datas dos encontros por grupo:
Grupo 1: dias 17/08, 31/08, 14/09 e 28/09
Grupo 2: dias 20/08, 03/09, 17/09 e 01/10
Horário: das 18h30 às 20h45
Como participar
Módulo III
Exclusivo para os participantes do Curso de Governança de Escolas Waldorf realizado em fevereiro e março deste ano.
9 de julho, quinta-feira, das 17h30 às 18h15: 1o Encontro, online e gratuito, para tirar dúvidas e organizar os grupos de 6 integrantes. O link para participar será enviado por email.
Inscrições encerradas.
Investimento
Pagamento via boleto bancário: R$ 360,00
Coordenação
Cristina Velasquez
Engenheira florestal formada pela ESALQ/USP, mestre em Ciencias Florestais pela mesma universidade com o tema da juventude num assentamento rural.
Na área de educação tem experiência em trabalhos socioeducativos em diferentes áreas, especialmente em processos educativos socioambientais junto a populações de jovens.
É formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Foi professora na Escola Waldorf Moara, professora de Geografia e Jardinagem e trabalhou com crianças e jovens.
Atualmente trabalha como Articuladora Pedagógica da Federação das Escolas Waldorf no Brasil. Tem experiêrncia em gestão de escolas Waldorf, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos socioeducativos. Tem na Pedagogia Social inspiração para seus trabalhos na area de gestão.Regina Barros Erismann
Comunicóloga social pela ECA-USP com especialização em ecologia social, biografia humana e organizacional. Tem formação em CO-ACTIVE COACHING pelo The coaches Institute (USA). Experiência internacional em desenvolvimento de pessoas com projetos realizados na University of Southern California-USA, no INSEAD-Institut Européan Administración des Affaires-França e no Japan Productivity Center Tokyo, Japan. Atua em processos participativos de desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico e de formação de lideranças. Foco: aprendizagem nas organizações como estratégia para a sustentabilidade e fortalecimento das relações. É consultora da Erismann Consultoria e Treinamento.
Na área da Educação coordena o Programa de Formação em Ecologia Social da Associação de Pedagogia Social e a área de Ecologia Social no programa da Aliança pela Infância: Infância Vivenciada.
Foi uma das coordenadoras do PDAEW – Programa de Desenvolvimento Articulado de Escolas Waldorf. Deu consultoria para várias Escolas Waldorf, entre elas: Escola Waldorf Areté – São Paulo, Escola Waldorf Moara – Brasília, Escola Waldorf Paineira – Juiz de Fora, Escola Waldorf Viver – Bauru e Escola Waldorf Francisco de Assis – S. Paulo. É professora coach no Team work Experience no Insper Instituição de Ensino.
Co-fundadora da Associação de Pedagogia Social de base antroposófica no Brasil e membro da ASD Association for Social Development. Autora do livro “Ecologia Social: o ser humano como ponte para uma nova realidade”.