Faculdade Rudolf Steiner

Processo Seletivo Agendado 2019

Inscrições abertas.
Taxa de inscrição: R$ 90,00
Vagas limitadas

Calendário

1a lista
Divulgação de aprovados: 3/12/18
Matrículas: 3 a 14/12/18

Bolsas de Estudo
Envio de documentação para solicitação de bolsa: 3 a 6/12/18
Devolutiva: 12/12/18
Matrícula dos candidatos contemplados com bolsa: 12 a 14/12/18

2ª lista (caso a totalidade de vagas não seja preenchida com a 1ª lista)
Divulgação de aprovados: 17/12/18
Matrículas: 17 a 21/12/18

Bolsas de Estudo (caso as Bolsas de Estudo não sejam preenchidas pela 1ª lista de aprovados)
Envio de documentação para solicitação de bolsa: 17 e 18/12/18
Devolutiva: 19/12/18
Matrícula dos candidatos contemplados com bolsa: 19 a 21/12/18

Processo Seletivo Agendado
18/12/18 a 15/01/19, ou até o preenchimento das vagas.

Bolsas de Estudo 
A FRS não receberá solicitações de bolsa de estudos dos candidatos aprovados no processo seletivo
agendado. As bolsas de estudos disponibilizadas para a turma de 2019 já foram concedidas a
candidatos aprovados em 1ª chamada no processo seletivo realizado em dezembro de 2018.

Início das aulas

4 de fevereiro de 2019

Pré-requisito

– Ensino Médio completo

Como ingressar

– Preencha o Formulário de Inscrição
– Efetue o pagamento do boleto referente à taxa de inscrição
– Entraremos em contato após o dia 10/01/2019 para agendar o processo seletivo.

O Processo Seletivo é composto de 2 etapas:
– Entrevista com a coordenação do curso
– Dissertação argumentativa elaborada a partir da leitura de um texto fornecido pela FRS e 5 questões de raciocínio lógico.

Edital Processo Seletivo Agendado Graduação Pedagogia 2019

Manual do Candidato

A Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner

“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos responsabilidade por ele.” Hannah Arendt

Titulação: Licenciatura em Pedagogia, que habilita o profissional a exercer a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Curso com nota máxima (5) na avaliação do MEC
Registro de Reconhecimento do Curso pelo nº 201602659
50 vagas anuais
Duração 8 semestres
Modalidade Presencial
Período noturno
Segunda a sexta-feira
, das 18h às 21h40  (eventuais aulas aos sábados)

Objetivos

Preparar adequadamente o futuro pedagogo para a tarefa que o aguarda, de forma que ele seja realmente capaz de enfrentar os desafios educacionais do mundo de hoje;

Formar e instrumentalizar profissionais com ampla consciência do seu papel na promoção de equidade humana e social, com visão abrangente da realidade educacional e cultural brasileira, comprometidos com as Diretrizes Curriculares Nacionais e capazes de exercer a docência nos vários segmentos educacionais;

Propiciar o conhecimento das diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, incluindo a Pedagogia Waldorf, tanto em sua fundamentação teórica quanto em seus múltiplos recursos metodológicos, promovendo diálogo ativo entre todas as linhas educacionais;

Incentivar a autoformação e o autoconhecimento, de forma que o futuro pedagogo esteja à altura de suas atribuições, sendo capaz de solucionar criativamente os problemas que se impõem à tarefa de educar as novas gerações;

Fomentar a investigação, discussão, produção e difusão de conhecimentos na área educacional e em áreas afins. Incentivar o trabalho de pesquisa teórico-investigativo, favorecendo, desse modo, a compenetração recíproca das habilidades teóricas e práticas em seu mais amplo sentido.

Diferenciais

Ao acompanhar o percurso formativo desse curso, o futuro professor terá a possibilidade de pensar a educação tanto em seus aspectos mais amplos quanto em suas especificidades. Poderá adquirir capacidade reflexiva e crítica, caminhando para fazer escolhas com consciência e autonomia.

A FRS acredita que o pedagogo é um profissional que necessita de sensibilidade, delicadeza e percepções apuradas acerca dos fenômenos que o rodeiam. Assim, é importante cultivar a arte e a vida social como recursos de sensibilização. Busca-se conduzir o aluno a sentir a educação.

Finalmente, almeja-se que o estudante aprenda efetivamente o fazer pedagógico, adentrando nas situações de ensino-aprendizagem. A partir das discussões trazidas para a sala de aula em resposta aos estágios realizados e aos projetos de atuação, discutem-se possibilidades de ação para solucionar problemas do dia a dia no ambiente escolar.

– Grade curricular planejada a partir de três grandes eixos formativos

Eixo da Formação Cultural: Disciplinas que promovem alicerce teórico de compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir de enfoque multidisciplinar de diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.

Eixo da Formação Pedagógica: Disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo de sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais, escolares ou não-escolares.

Eixo da Formação Artística e Social: Disciplinas que promovem o autoconhecimento e a lapidação do indivíduo mediante exercitação artística, musical, corporal, bem como as ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.

– Projetos de Atuação

A partir da proposição de temas que promovem a articulação entre teoria e prática, os Projetos de Atuação estão incluídos na grade curricular, proporcionando o contato do aluno com as diferentes realidades sociais que o cercam, com olhar investigativo e propositivo.

– Tutoria

Todas as turmas da FRS são acompanhadas por um tutor designado entre os membros do corpo docente, com o objetivo de identificar e procurar soluções para questões individuais ou grupais.

– Equilíbrio da grade horária

Distribuição das disciplinas na grade horária de forma a complementar os conteúdos de cunho teórico-reflexivo com aqueles ligados a exercitações (artes plásticas, música, corpo e movimento).

– Espírito científico

Pesquisas diversificadas que atendam a procedimentos acadêmicos legitimados pela cultura universitária estão propostas na grade curricular obrigatória desde o 1º semestre, proporcionando ao estudante o amadurecimento dessas habilidades.

– Disciplinas de teor artístico e vivencial

As artes plásticas, a música, o movimento, o teatro, a dança e os trabalhos manuais estão presentes no percurso formativo, visando ao aprimoramento da criatividade, sensibilidade e autopercepção. Essas disciplinas são articuladas na grade curricular de forma coerente e potencializadora de novas competências.

– Diversidade de estágios

O estágio é o momento em que a teoria pode ser vista na prática, e a prática pode gerar novos sentidos à teoria. A FRS proporciona ao aluno vivência de situações educacionais diversificadas, escolares e não-escolares.

São exigidas 400h de estágios, sendo:
– 120 horas na rede pública de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas na rede privada de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas em organizações com trabalhos educacionais diversificados (em espaços não-escolares)
– 160 horas de livre escolha do estudante

– Disciplina de Supervisão de Estágios

As seis disciplinas de Supervisão de Estágios estabelecem um espaço legítimo para aprofundamento de reflexões que a prática suscita, provocando um olhar para a busca de melhoria contínua e de soluções criativas.

Matriz Curricular

Composição: 73 disciplinas

Apresentação das disciplinas

Carga horária total: 3837 horas
2667 horas de aulas presenciais teóricas e práticas
150 horas de Projetos de Atuação
400 horas de estágios
120 horas de Práticas de Pesquisa diversificados
350 horas Atividade Complementar – Ampliação Cultural
150 horas de Trabalho de Conclusão de Curso

Percurso Formativo 

Aqui você terá uma visão geral do curso e a visibilidade de como os eixos formativos estão distribuídos ao longo dos 8 semestres.

  • Formação Artística e Social
  • Formação Cultural
  • Ampliação Cultural
  • Projeto de Atuação
  • Formação Pedagógica
  • Projetos de pesquisa Diversificados e Interdisciplinares
  • Estágios
  • TCC
O Percurso Formativo está disponível para visualização em computador, notebook ou tablet.

Investimento

Mensalidades para o ano de 2019: R$ 1.596,00.

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Graduação:
Bolsa Filantropia: integrais (100%) e parciais (50%) e
Programa Educere: bolsas parciais

Transferência e obtenção de novo título

Transferência:
Estudantes de Pedagogia ou de cursos com afinidades acadêmicas de outras instituições de Ensino Superior, devidamente autorizadas e reconhecidas pelo MEC, que tenham o objetivo de estudar Pedagogia na FRS podem solicitar pedido de transferência diretamente na Secretaria Acadêmica.

Obtenção de novo título:
Portadores de diploma de outras instituições de Ensino Superior, devidamente autorizadas e reconhecidas pelo MEC, que tenham interesse em estudar Pedagogia na FRS podem solicitar seu ingresso diretamente na Secretaria Acadêmica.

As solicitações devem ser feitas no período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019. Após avaliação e análise do histórico escolar, os interessados serão informados sobre o aproveitamento de disciplinas ou dispensa e podem ser chamados para uma entrevista presencial.

Será observada a existência de vagas para cada período letivo.

Coordenação

 

Secretaria Acadêmica