Um curso para cultivar a paz
nas escolas brasileiras

O curso “Educação para a Paz” representa uma jornada transformadora para professores e profissionais da educação que buscam aprimorar suas competências em lidar com traumas e conflitos no ambiente escolar.

Ao participarem, os educadores terão acesso aos seguintes benefícios:

• Como atuar em situações extremas
• Visão Geral de Psicotraumatologia
• Desenvolvimento de Ambientes Seguros
• Ferramentas Práticas para Higiene psíquica
• Capacitação para o Planejamento de Projetos
• Fomento ao Trabalho em Rede
• Cultivo da Paz no Dia a Dia

ASSISTA A QUALQUER MOMENTO

Aulas disponíveis até 12 meses após a matrícula

O PROFESSOR
REINALDO NASCIMENTO

Foto: Rodrigo Capote/Folha Press

Nascido e criado na periferia de São Paulo, Reinaldo é educador físico com formação em terapia social na Alemanha. Sua rotina é viajar a países assolados por conflitos e catástrofes naturais, como Quênia, Iraque, Nepal, Haiti, Líbano, Equador e México. Na bagagem, ele leva papel, tesoura e canetinha, material de trabalho usado em atividades em que incentiva as pessoas a expressar sentimentos sem precisar falar do que sofreram. Se elas quiserem, podem apenas desenhar, ouvir história, fazer colagens, cantar, dançar.

Foto: Rodrigo Capote/Folha Press

A pedagogia de
emergência utiliza
ferramentas da
pedagogia Waldorf
e recursos terapêuticos
ampliados pela
antroposofia para
atuar no processo de
superação do trauma.

O curso “Educação para a Paz” tem como principal meta capacitar educadores com ferramentas práticas e teóricas extraídas da rica experiência da Pedagogia de Emergência em contextos humanitários desafiadores. Pretende-se que, ao final do curso, os profissionais estejam aptos a identificar e responder ao trauma e à violência dentro do ambiente escolar, fomentando uma cultura de paz e resiliência. Além disso, visa proporcionar aos educadores uma compreensão aprofundada sobre a importância da empatia, do diálogo e da resolução pacífica de conflitos, permitindo que implementem estratégias eficazes para gerar ambientes de aprendizado mais harmônicos e seguros. Em suma, o curso almeja enriquecer o repertório pedagógico dos educadores, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e semear a paz em suas respectivas comunidades escolares.

Bolsas

50% para profissionais
da educação

100% professores rede pública
e escolas associativas

Valores

12x R$ 67

ou R$ 638 à vista

Todo o conteúdo estará disponível na plataforma.

12 aulas com carga horária total de 9 horas.

Certificado de conclusão emitido pela Faculdade Rudolf Steiner.

História da Pedagogia de Emergência
O que é trauma?
Fases e intervenções da Pedagogia do Trauma
Sintomas do trauma na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
As Atividades da Pedagogia de Emergência
Pedagogia orientada no trauma
A Pedagogia de Emergência no nosso cotidiano
A Pedagogia Waldorf a inspiração da Pedagogia de Emergência
A educação em diálogo com a Pedagogia de Emergência
Planejamento e implementação de projetos
Higiene Psíquica
Reflexão e Avaliação

NOSSA MISSÃO

O curso “Educação para a Paz” da Faculdade Rudolf Steiner visa capacitar educadores com aprendizados da Pedagogia de Emergência para promover a resiliência e a paz nas salas de aula do Brasil.

A Pedagogia de Emergência é uma resposta educacional vital às crises humanitárias e desastres naturais globais, originada pelos princípios da Pedagogia Waldorf e da antroposofia. Criada por Bernd Ruf em 2006, esta metodologia é empregada para atender crianças e jovens traumatizados por conflitos violentos e catástrofes, utilizando artes e expressão corporal como terapias para facilitar a cura emocional. Implementada no Brasil a partir de 2012, destaca-se por seu papel na restauração de segurança emocional e reintegração social de crianças e jovens em risco, oferecendo um caminho para a recuperação psicológica e a reconquista de uma infância saudável através de atividades educativas e lúdicas. Conheça o trabalho da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil: http://pedagogiadeemergencia.org/

SAIU NA MIDIA

Faculdade Rudolf Steiner   •   R. Irineu Marinho, 124 – Alto da Boa Vista, São Paulo – SP