Faculdade Rudolf Steiner

Sobre a Jataí

A Revista Jataí é uma publicação eletrônica anual da Faculdade Rudolf Steiner e aceita artigos, resenhas, entrevistas, relatos de experiência pedagógica, estudos de caso, traduções, que sintonizem reflexões relevantes na área das Ciências Humanas, em perspectiva interdisciplinar, e dialoguem, em algum nível, com as propostas de Rudolf Steiner. Os textos podem atender ao dossiê temático, ou serem submetidos em fluxo contínuo. Este periódico aceita submissões em português, inglês e espanhol, com a finalidade de divulgar as investigações originadas em outros países e também de colaborar para a internacionalização da produção acadêmica brasileira. Os textos devem ser produzidos por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, pós-graduandos e graduados (desde que o primeiro autor seja doutor ou mestre).

Em sua segunda edição, a Revista Jataí tem como dossiê temático Educação 2020: perspectivas e desafios em tempos de emergência, com o intuito de reunir e ampliar reflexões interdisciplinares acerca da educação durante a pandemia Covid-19 no Brasil e em outras partes do mundo.

Estamos vivenciando, em 2020, uma experiência de isolamento social inaudita, que nos tem levado a modificar ritmos de vida, rotinas de trabalho, de estudo, de relações sociais. Hábitos, modos de vivenciar a casa, a rua, a escola vêm sendo drasticamente alterados. A educação foi um dos âmbitos que sofreu grande impacto das mudanças, alterando formas de relação entre alunos, professores e famílias. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco – revelou dados assustadores, que evidenciam que, pelo menos 85 países fecharam estabelecimentos de ensino para conter a transmissão do vírus. Desse modo, são mais de 776 milhões de alunos, entre crianças e adolescentes, que ficaram fora das salas de aula. No Brasil, foram 52,8 milhões de alunos afetados, da educação infantil ao ensino superior. Destaca-se um triste cenário, sobretudo em países pouco desenvolvidos, em que a falta de acesso às novas tecnologias, que caracterizam uma necessária pedagogia a distância, impossibilita a formação educacional. Qual é a potência e a essência do que vem acontecendo? O cenário de exceção acorda perguntas e demanda reinvenções. De que maneira esta experiência contribui para projetarmos futuras transformações no âmbito educacional? Quais os desafios que se interpõem no âmbito da educação neste contexto emergencial? A fim de registrar observações e experiências, analisar, produzir e compartilhar ideias sobre essas mudanças e impactos providenciados pela pandemia, esta edição da Revista abre espaço para debater a educação em 2020, circunscrevendo reflexões interdisciplinares que engendram o fazer educativo em suas potencialidades e desafios.

Submissão de trabalhos

Prazo: até 30 de setembro de 2020

Envie para: jatai@frs.edu.br

Edição 1

Conheça a Edição 1 da Revista Jataí
Outubro de 2019
Coordenação editorial: Melanie Guerra e Patricia Raffaini
Publicação: Faculdade Rudolf Steiner, São Paulo/SP

Diretrizes para autores

1. Artigo

O texto deverá iniciar com título e, na linha abaixo, nome completo do/a autor/a ou autores. Em rodapé, sinalizado com asterisco (*), faz-se breve descrição do currículo (no máximo três linhas), com formação, filiação institucional e e-mail.

O texto deve ser salvo no formato Word, digitado em espaço 1,5, em fonte Times New Roman, corpo 12, margens de 2,5 cm. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas e com recuo de 4 cm.

O artigo deverá ter extensão mínima de 12 páginas e máxima de 20 páginas, formatado para folha A4. Deve vir acompanhado de uma folha de rosto, na qual, obrigatoriamente, deve constar resumo e abstract (entre 200 e 250 palavras) e explicitar, em parágrafo único, com entrelinha simples, tema geral e problema da pesquisa; objetivos metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Abaixo do resumo e do Abstract, devem constar palavras-chave (entre 3 e 5) em português e keywords em inglês.

Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas (com menos de 3 linhas) no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

Notas de pé de página (rodapé) devem ser sempre explicativas e restritas ao mínimo indispensável, numeradas sequencialmente e alocadas ao final da página correspondente. Fonte Times New Roman 10 (padrão), alinhamento justificado, com espaço simples.

As citações no corpo do texto devem obedecer à forma  autor-data (SOBRENOME DO AUTOR, ano) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx). Ex.: (BACHELARD, 2009, p. 36).

As referências bibliográficas completas devem vir ao final do texto, com espaçamento entrelinhas simples, e precedidas do subtítulo Referências, devendo conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT.

Seguem alguns exemplos:

Livros:
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Ed. 34, 2009.

Capítulos de livros:
STEINER, Rudolf. Cognição e Realidade. In: A Filosofia da Liberdade. 4.ed. São Paulo: Antroposófica, 2008. p. 61-76.

Livro inteiro com dois organizadores:
BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (Orgs.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

Periódicos:
BACH JUNIOR, Jonas. O trabalho biográfico como fonte de aprendizado: autoeducação e fenomenologia de Goethe. Educar em Revista, v.35, n. 74. p. 233-250, 2019.

Teses e dissertações:
PETRAGLIA, M. S. O fazer musical como caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro no contexto empresarial. 2015. 315 p. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Documento eletrônico:
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2014). Outros tempos e espaços de saber compartilhado: coisas ancestrais de creança. In: Processos Artísticos, tempos e espaços. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura.Disponível em:< https://territoriodobrincar.com.br/wp-content/uploads/2015/06/outros_tempos_espacos_marcosfe.pdf >. Acesso em: 20 ago 2020.

Imagens e ilustrações:
FIGURAS, TABELAS Ou GRÁFICOS devem ser numeradas em arábico. No texto, aparecem designadas pela abreviatura (Fig. 1; Tab. 1; Graf. 1), legenda em fonte Times New Roman, 10; espaçamento simples.

2. Resenha

A resenha de livro não possui título específico e sua apresentação se dá pelo título do livro resenhado (*referência completa no rodapé), alinhado à esquerda, em caixa alta, fonte Times New Roman, 12, negrito, seguido pela expressão: Resenha por (nome do autor). Em rodapé, sinalizado com asterisco (*), faz-se breve descrição do currículo do autor resenhista (no máximo três linhas), com formação, filiação institucional e e-mail. Uma linha abaixo do nome do autor resenhista deve constar o texto da resenha e seguir as mesmas diretrizes para a apresentação de artigos.

3. Entrevista

A entrevista acadêmica deve ser minuciosamente reproduzida sob as formas e normas técnicas e metodológicas indicadas no endereço: http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao_transcricao_entrevista.Deve seguir rígidas normas de transcrição, não podendo ser manipulada textualmente. Deve possuir um título, seguido, como subtítulo, da expressão entrevista com (Nome do entrevistado), justificados, em caixa alta, fonte Times New Roman, 12, negrito. Deve conter breve apresentação do entrevistado e as circunstâncias da entrevista. Em sequência, seguem as perguntas em negrito e as respostas do entrevistado sem negritar.

4. Relato de experiência

A experiência, como nos ensina Jorge Larrosa Bondía (2002, p.25-26), constitui-se como “aquilo que ‘nos passa’, ou que nos toca, ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos transforma”. Assim, um acontecimento comum gera diferentes experiências, sendo estas singulares, únicas e irrepetíveis. O sujeito da experiência, aberto à própria transformação, expressa, em sua força, o saber  – distinto da informação  – e a práxis – distinta da técnica.  Esse saber emerge da tensão entre o conhecimento e a vida humana, sendo inseparável do indivíduo. Por isso, demanda um gesto de interrupção, um parar para pensar, para olhar, para escutar, para sentir, suspendendo o automatismo da ação, um cultivar da atenção para a arte do encontro. É nesse sentido que se propõe a escrita do relato de experiência para a edição desta revista. Deve abordar processos pedagógicos ou artísticos vivenciados no âmbito da educação em texto com até 10 páginas, podendo conter imagens e fotos (desde que autorizadas).

5. Estudo de caso

O estudo de caso deverá seguir as normas para artigos.

6. Tradução

Em razão de um grande número de escritos referentes à Pedagogia Waldorf estarem em língua alemã, serão aceitos textos de tradução desta língua em razão de despertarem interesse à área educacional. A tradução não deve ter título específico e sua apresentação se dá pelo título do texto traduzido (*referência completa no rodapé), alinhado à esquerda, em caixa alta, fonte Times New Roman, 12, negrito, seguido pela expressão: Tradução por (nome do autor). Em rodapé, sinalizado com asterisco (*), faz-se breve descrição do currículo do autor tradutor (no máximo três linhas), com formação, filiação institucional e e-mail. Uma linha abaixo do nome do autor tradutor deve constar o texto da tradução e seguir as mesmas diretrizes para a apresentação de artigos.