Faculdade Rudolf Steiner

Textos e artigos sobre educação, Pedagogia Waldorf e temas afins, de autoria de docentes da FRS e outros pesquisadores.

 

ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. Dissertação de mestrado. Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. 2010.
http://www.fec.unicamp.br/~laforma/art/Alvares_SandraLeonora_M.pdf

COSTA, E. M. G. Saúde na educação: indícios de congruências entre salutogênese e Pedagogia Waldorf. Tese de Doutorado em Educação. Universidade de Sorocaba, São Paulo. 2017.
http://faculdaderudolfsteiner.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Tese_ElaineMarasca_2017.pdf

FLORY, E. V. Influências do bilingüismo precoce sobre o desenvolvimento infantil: uma leitura a partir da teoria da equilibração de Jean Piaget. Tese de Doutorado.  Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-31052009-105610/publico/FloryDoutorado.pdf

GUERRA. M. G. M. Diálogo, argumentação e narrativa: uma atualização das competências clássicas do ler, escrever e contar. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2017.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-170748/publico/MELANIE_GESA_MANGELS_GUERRA.pdf

GUGLIELMO,  M. F. , Terapia ocupacional e psicanálise: desdobramentos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-28052014-150716/publico/guglielmo_corrigida.pdf

MÖSCH, M. E. O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem. Tese de Doutorado.Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. 2009.
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/258193/1/Mosch_MichaelEmil_D.pdf

NEVES, Karla Christine de Figueiredo. O papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo na perspectiva da Pedagogia Waldorf. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2019.
http://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-151611/pt-br.php

NICOLETTI, D. A. R. A educação estética através da música no segundo setênio: aproximações entre Rudolf Steiner e Émile Jaques-Dalcroze. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. 2017.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17042018-150151/publico/DANIELAAMARALRODRIGUESNICOLETTIVC.pdf

PETRAGLIA, M. S. O fazer musical como caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro no contexto empresarial. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-03062015-114525/publico/petraglia_corrigida.pdf

PETRAGLIA, M. S.; ANDRIOLO, A. Contribuição à compreensão da musicalidade a partir de uma pesquisa psicosocial. In European Review of Artistic Studies, 2018, vol. 9, n. 1, pp. 1-19 ISSN 1647-3558.
http://www.eras.utad.pt/docs/MUSICA%20MAR%202018.pdf

PETRAGLIA, M. S. Estudos sobre a ação de vibrações acústicas e música em organismos vegetais. Dissertação de mestrado do programa de Pós Graduação em Biologia geral e Aplicada do Instituto de Biociências da UNESP – Botucatu, SP, 2008.
http://www.ibb.unesp.br/posgrad/teses/bga_me_2008_marcelo_petraglia.pdf

REIGOTA, M; CATUNDA, M; PETRAGLIA, M; SINTO, C. Ecoando ressonâncias da educação ambiental: por uma ecologia sonora sensível sobre a experiências de uma oficina de ecologia sonora no Bairro Demétria – Botucatu – SP. In: ERAS – EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES 2011, vol.2, n.1, pp. 64-83 ISSN 1647-3558.
http://www.eras.utad.pt/docs/Ecosonoridades.pdf

RITO, M. Carne recortada, almas expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2015.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18112015-131939/publico/MARCELO_RITO_rev.pdf

RITO, M. O aluno-problema e o governo da alma: uma abordagem foucaultiana. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2009.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122009-105400/publico/Marcelo_Rito.pdf

SILVA, E. A. ; PETRAGLIA, M. S. Waldorf schools music education approach as inspiration for work in other contexts – A proposta de educação musical nas escolas waldorf como inspiração para o trabalho em outros contextos. European Review of Artistic Studies, v. vol. 4, p. 1-15-15, 2013.
http://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/81

VIEIRA, C. V. C. S. Formação de professores em uma perspectiva ludoestética: contribuições para a prática pedagógica de docentes na Escola Waldorf Dendê da Serra . Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. 2015.
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18673/3/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20%20reposit%C3%B3rioUFBA%20Camile%20Viana%20Vieira.pdf