• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

A natureza do brincar e a atuação do pedagogo Waldorf

A natureza do brincar e a atuação do pedagogo Waldorf

Inscreva-se

Clique aqui

Vivências e reflexões sobre o brincar nos primeiros 7 anos de acordo com a concepção e as práticas tanto da Pedagogia Waldorf, quanto da Abordagem Pikler.

Concepção do curso

O brincar é fonte de aprendizado. Ao brincar, a criança amplia suas capacidades corporais e seu mundo interior, sendo protagonista de seu desenvolvimento nas dimensões do pensar, sentir e querer. Nesse sentido, brincar é fonte de prazer, fluidez e transformação.

Na pedagogia Waldorf, o tempo e o espaço do brincar são essenciais para o desenvolvimento integral humano, sendo o adulto educador o responsável por proporcionar o ambiente favorável para isso. Observar o brincar como um fenômeno único, primordial e pleno de sentido é essencial. Conhecer as relações entre o brincar livre e os brinquedos primordiais, os quatro elementos, os sete processos vitais, os doze sentidos amplia a percepção, trazendo um novo olhar para o fazer pedagógico.

No sentido de colocar em pauta temática tão cara à Educação, o curso A natureza do brincar e a atuação do pedagogo Waldorf na Educação Infantil propõe-se a fortalecer discussões e aprofundar reflexões sobre o brincar da criança, prezando por um diálogo interdisciplinar em que se intercambiam saberes advindos de variados campos do conhecimento, oferecendo oportunidade de aprimoramento e formação continuada para alunos, docentes, pais e interessados no ensino e na pesquisa.

Objetivos

O objetivo geral deste curso de extensão é oferecer vivências e possibilidades de reflexão sobre o brincar nos primeiros sete anos de acordo com a concepção e as práticas da Pedagogia Waldorf. Pretende-se oferecer fundamentos para os participantes ampliarem a consciência sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, bem como “descobrir”  brinquedos da natureza e confeccionar um brinquedo simples.

Metodologias de ensino

O método tem como principais referências teóricas e práticas a Pedagogia Waldorf, valorizando diálogos com outras abordagens. No desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso, estão previstas vivências; exercícios de observação; aulas expositivas e dialogadas; discussão de textos, vídeos; atividades de trabalho individual e em grupo.

Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

A avaliação será de forma contínua, considerando a realização das tarefas solicitadas, sobretudo a produção do trabalho final (relato de observação de um brincar livre com fotos e/ou ilustrações).

 Para efeito de certificação, é preciso ter um mínimo de 75% de frequência nas aulas e entrega obrigatória do trabalho final.

Materiais: Para a aula presencial de trabalhos manuais (boneca), os materiais (tecido, agulha, linha, tesoura, enchimento natural, meia) serão providenciados pelos alunos.

Temas

– Observação fenomenológica do brincar
– O brincar e os sete processos vitais
– O Brincar e os 4 elementos
– O brincar primordial
– O brincar e os 12 sentidos
– O brincar livre e as brincadeiras
– Brinquedos primordiais e os espaços de brincar
O ambiente do brincar e os brinquedos

Duração e carga horária

Duração: 2 meses
Carga horária total: 25 horas

Datas: 02, 16, 23, 28 e 30 de outubro de 2023;
06, 11 e 13 de novembro de 2023;

Horários
às segundas-feiras, das 19h30 às 21h (online) e
2 sábados pela manhã (presencial, das 09h30 às 12h00). Para os participantes que não conseguirem participar, será oferecida aula online no sábado à tarde, 14h30-17h).

Curso desenvolvido em parceria com o Instituto Maiana.

Bibliografia

CLOUDER, Christopher e NICOL, Janni. Brincadeiras criativas para o seu bebê – uma forma lúdica de aumentar a concentração e melhorar o desenvolvimento dos pequenos. São Paulo: Publifolha, 2008.

GONZALEZ-Mena, Janet; EYER, Dianne Widmeyer. “O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas”.9. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.

HERRÁN, Elena (editora) – Claves de la educación Pikler-Lóczy – Compilación de 20 artículos escritos por sus creadoras. Budapeste: Associação Pikler-Lóczy da Hungria, 2018.

KÁLLÓ, E.; BALOG, G.  As origens do brincar livre. São Paulo: Editora Omnisciência, 2017.

LAMEIRÃO, L; ECKSCHMIDT, S. Bola e Boneca. São Paulo: João de Barro, 2015.

LAMEIRÃO, Luiza. Criança Brincando quem a educa. 3 ed. São Paulo: Antroposófica, 2021.

LAMEIRÃO, Luiza. Observar é preciso, praticar é indispensável. São Paulo: João de Barro, 2022.

PIORSKY, Gandhi. Brinquedos do Chão. A Natureza, O Imaginário e o Brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

SCHOORELl, E. Os Primeiros Sete Anos – Fisiologia da Infância. São Paulo: Antroposófica e FEWB, 2013.

STEINER, Rudolf. A Prática pedagógica (GA 306). 2.ed. São Paulo: Antroposófica,2013.

STEINER, Rudolf. Pedagogia, arte e moral. São Paulo: Antroposófica, 2008.

Coordenação

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de graduação em Pedagogia e na pós-graduação.

Rosemeire Laviano

Rosemeire Laviano

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Foi professora de Educação Infantil durante 12 anos na Escola Waldorf. Atua como docente da Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Rudolf Steiner, do programa Infância Vivenciada Primeira Infância e do Nós da Primeira Infância. É consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. É também contadora de histórias e diretora-presidente do Instituto Maiana.

Docentes

Maria Regina Giachetta

Maria Regina Giachetta

Professora Waldorf durante 30 anos na Escola Waldorf Anabá, dos quais 28 anos dedicados à Educação Infantil. É professora e coordenadora da Formação de Professores Waldorf em Florianópolis desde 2001. Formada em Ciências Sociais pela UFSC, 1987; graduada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho; pós-graduada em Educação Infantil pelo Instituto Cotemar,2010; formada em Pedagogia Waldorf em 2000, pela SEPAPA em Botucatu, possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education, em São Paulo. É colaboradora do Instituto Maiana, acompanhando o projeto Nós da Primeira Infância como coordenadora do polo de Florianópolis.

Silvia Yoshimura

Silvia Yoshimura

Artesã, mãe, pedagoga, atua como facilitadora em oficinas de trabalhos manuais para educadoras de Primeira Infância desde 2011, em projetos sociais na cidade de São Paulo. Acredita na importância do desenvolvimento de habilidades manuais para formação de agentes transformadores da realidade da Educação Infantil.

Patrícia Gimael

Patrícia Gimael

Psicóloga com formação Junguiana, em Psicologia ampliada pela Antroposofia e como Aconselhadora Biográfica. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996.

Atualmente, integra a diretoria do Instituto Maiana e faz parte do corpo docente deste instituto que tem como propósito fundamental promover a ampliação pedagógica, social e artístico-cultural por meio de formação continuada direcionada para professores de educação infantil da rede pública de ensino com base na Pedagogia Waldorf, na neurociência e na Abordagem Pikler.

Membro da ABPA e docente no curso de formação em Psicoterapia Antroposófica promovido pelo Centro de Estudos SARE- CESARE.

Co-autora do livro Infância Vivenciada que teve sua segunda edição publicada em 2022 pela Editora Antroposófica.

2 parcelas de R$ 200,00  via cartão de crédito, ou R$ 400,00 à vista no boleto bancário.

Cursos relacionados