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Extensão e Ampliação Cultural

A natureza do brincar e a atuação do pedagogo Waldorf

A natureza do brincar e a atuação do pedagogo Waldorf

Vivências e reflexões sobre o brincar nos primeiros 7 anos de acordo com a concepção e as práticas tanto da Pedagogia Waldorf, quanto da Abordagem Pikler.

Inscrições encerradas, curso em andamento.

Concepção do curso

O brincar é fonte de aprendizado, ao brincar a criança aprende a aprender e a sentir-se capaz, vai desenvolvendo uma crescente consciência de autoria e protagonismo que revelam e desenvolvem suas capacidades e competências. Brincar é fonte de prazer, fluidez e transformação.

A experiência infantil, a ação sobre o meio, emerge de um conjunto de condições subjetivas: maturação, segurança afetiva e disponibilidade corporal. E objetivas: ambiente humano, cultural e material; objetos, brinquedos, espaços e o tempo que os adultos oferecem às crianças e a vida cotidiana.

Na pedagogia Waldorf o tempo e o espaço do brincar são essenciais  para o desenvolvimento integral humano.

No sentido de colocar em pauta temática tão cara à Educação, este curso de extensão propõe-se a fortalecer discussões e aprofundar reflexões sobre o brincar da criança. Com esse propósito, atende à demanda de aprimoramento e formação continuada de estudantes, docentes da rede pública e privada, bem como de interessados no ensino e pesquisa referentes ao tema.

O curso de extensão A natureza do brincar na Educação Infantil Waldorf preza por um diálogo interdisciplinar em que se intercambiam saberes advindos de variados campos do conhecimento, oferecendo oportunidade para alunos, docentes e interessados da comunidade interna e externa, refletirem sobre temáticas pertinentes à educação na contemporaneidade.

Curso desenvolvido em parceria com o Instituto Maiana.

Objetivos

O objetivo geral deste curso de extensão é fazer vivências e reflexões sobre o brincar nos primeiros sete anos de acordo com a concepção e as práticas tanto da Pedagogia Waldorf, quanto da Abordagem Pikler. Pretende-se oferecer fundamentos para os participantes ampliarem a consciência sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, bem como “descobrir” e confeccionar brinquedos simples.

Metodologias de ensino

O método tem como principais referências teóricas e práticas a Pedagogia Waldorf e a Abordagem Pikler, de tal forma que promovam diálogos, trocas e reflexões. A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso compõe-se de: vivências, exercícios de observação, aulas expositivas e dialogadas; discussão de textos, vídeos; atividades de trabalho individual e em grupo.

Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

A avaliação será de forma contínua, considerando a participação dos alunos, a interação, contribuição nas discussões e realização das tarefas solicitadas.

Temas

– Observação fenomenológica do brincar

– O Brincar e os 4 elementos
Terra, água, ar e fogo como elementos do brincar infantil

– O brincar e os sete processos vitais

– O brincar primordial
O brincar de 0 a 3: da manipulação ao jogo simbólico
Experiências de manipulação de objetos simples e/ou da natureza 

– O brincar e os 12 sentidos
Como os sentidos ativam e são ativados pelo brincar infantil –

– O brincar livre e as brincadeiras
Ambiente e relações sociais por meio do brincar

– Brinquedos primordiais e os espaços de brincar
A organização dos espaços de brincar e os brinquedos adequados

– Os espaços e os brinquedos
Confecção da bola de feltro ou de boneca simples

– Visita ao Maternal e Jardim de Infância Waldorf
Compartilhamento de aprendizagens e encerramento

Calendário

Duração: de setembro à novembro
Datas: 20/09; 27/09; 04/10; 08/10; 18/10; 25/10; 08/11; 19/11

Carga horária total: 9h (online), 5h (presenciais ou on-line) e 11h (atividades) = 25 horas

Duração das aulas: 1h30 (online) e 2h30 (presenciais)

Dias da semana:
às terças-feiras, das 19h30 às 21h (online) e
2 sábados pela manhã (presencial, das 10h -12h30). Para os participantes que optarem pelo formato online, será oferecida aula online no sábado à tarde, 14h30-17h).

Coordenação

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de graduação em Pedagogia e na pós-graduação.

Docentes

Maria Regina Giachetta

Maria Regina Giachetta

Professora Waldorf durante 30 anos na Escola Waldorf Anabá, dos quais 28 anos dedicados à Educação Infantil. É professora e coordenadora da Formação de Professores Waldorf em Florianópolis desde 2001. Formada em Ciências Sociais pela UFSC, 1987; graduada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho; pós-graduada em Educação Infantil pelo Instituto Cotemar,2010; formada em Pedagogia Waldorf em 2000, pela SEPAPA em Botucatu, possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education, em São Paulo. É colaboradora do Instituto Maiana, acompanhando o projeto Nós da Primeira Infância como coordenadora do polo de Florianópolis.

Patrícia Gimael

Patrícia Gimael

Psicóloga, com licenciatura pela UNESP – Bauru, graduação pela Universidade São Marcos de São Paulo e especialização em Psicologia Analítica e em Psicologia ampliada pela Antroposofia. É aconselhadora biográfica e faz parte da diretoria da ABPA – Associação de Psicólogos Antroposóficos. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996. Formadora de profissionais de Educação Infantil desde 2006, idealizou e realiza a formação continuada Liberdade para os Bebês! com base na Pedagogia Waldorf, no estudo do desenvolvimento infantil, na neurociência e na Abordagem Pikler. É coautora dos livros: Estudos e Reflexões de Lóczy (2011); Infância Vivenciada (2013); O acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas (2014). É também colaboradora na diretoria do Instituto Maiana.

Rosemeire Laviano

Rosemeire Laviano

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Foi professora de Educação Infantil durante 12 anos na Escola Waldorf. Atua como docente da Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Rudolf Steiner, do programa Infância Vivenciada Primeira Infância e do Nós da Primeira Infância. É consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. É também contadora de histórias e diretora-presidente do Instituto Maiana.

Silvia Yoshimura

Silvia Yoshimura

Artesã, mãe, pedagoga, atua como facilitadora em oficinas de trabalhos manuais para educadoras de Primeira Infância desde 2011, em projetos sociais na cidade de São Paulo. Acredita na importância do desenvolvimento de habilidades manuais para formação de agentes transformadores da realidade da Educação Infantil.

Formulário de Inscrição para pagamento via boleto: R$ 392,00 (parcela única).

Formulário de Inscrição para pagamento em cartão via PagSeguro: R$ 405,82 (parcela única).

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