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Extensão e Ampliação Cultural

Arquitetura Orgânica

Arquitetura Orgânica

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O curso de extensão Arquitetura Orgânica é um curso de sensibilização do processo criativo em Arquitetura. Atualmente, o mundo está em um acelerado e continuado processo de transformação que exige processos de adequação dos espaços construídos de moradia, encontro e trabalho. Com este curso, nós pretendemos apresentar e desenvolver ferramentas de trabalho para o processo criativo no projeto de Arquitetura para possibilitar e conscientizar sobre o diálogo entre a Natureza e o ser humano.

Objetivos

Proporcionar a ampliação e a integralização do processo criativo nas artes, em especial, no processo do projeto arquitetônico para desenvolver em si o próprio ser criativo.

Metodologias de ensino

Palestras, vivências, troca de experiências e debates, práticas artísticas, observação e contemplação, processo de projeto e criatividade, atividades individuas e em duplas, produção de um pequeno objeto arquitetônico.

Pré-requisitos

Bacharelado em Arquitetura, Urbanismo e Design; graduação a partir do segundo ano da Academia de Artes e Arquitetura e do terceiro semestre de formação de Faculdades de Arquitetura.

Materiais necessários

Lápis e lapiseira, material de desenho.

Duração e carga horária

Carga horária: 21,5h.
Presencial

15|08  – 19h às 21h.
16|08 – 08h30 às 19h.
17|08 – 08h30 às 19h.
18|08- 08h30 às 12h30.

Temas

Arquitetura Orgânica na atualidade;
O processo criativo nas artes;
Côncavo e convexo (trabalho em argila);
Observação, contemplação, fenomenologia;
Arte e criatividade no processo de projeto;
Metamorfose da forma na Arquitetura;
O processo de formação de imagem na Arquitetura;
Materiais e sustentabilidade;
Imaginação, inspiração e intuição;
A individualidade do volume arquitetônico;
Sentido e significado da forma;
O projeto arquitetônico

Bibliografia

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Creativiteit, over ‘flow’, schepping em ontdekking. Amasterdam: Boom, 1999.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow, psychologie van de optimale ervaring. Amsterdam: Boom, 2007.

GARDNER, Howard. O Verdadeiro, o Belo e o Bom. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.

GARDNER, H. Mentes que criam: uma anatomia da criatividade observada nas vidas de Freud, Einstein, Picasso Stravisnki, Eliot, Graham e Howard Gardner. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 1999.

OSTROWER, Fayga. Disponível em: www.faygaostrower.org.br. Acesso em: 20.6.2024.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso; ALCANTARA, Denise de. A influência do Projeto na Qualidade do Lugar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Os sentidos humanos e a construção do Lugar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Por uma arquitetura da autonomia: bases para renovar a pedagogia do Atelier de Projeto de Arquitetura. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

STEINER, Rudolf. Die Philosophie der Freiheit. Stuttgart, Alemanha: Verlag Freies Gesitesleben, 1973.

STEINER, Rudolf. Grundlinien einer Erkenntnistheorie der Gpetheschen Weltanschauung, Wahrheit und Wissenschaft. Stuttgart, Alemanha: Verlag Freies Gesitesleben, 1961.

STEINER, Rudolf. Kunst und Kunsterkenntnis. Dornach (Suiça): Verlag Freies Geistesleben, 1975.

 

Docentes

Irina Biletska

Irina Biletska

Natural da Ucrânia, Irina Biletska graduou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Kyiv. Desde sua chegada ao Brasil em 2011, reside no sul da Bahia, onde desenvolveu dezenas de projetos integrando técnicas de terra, bambu, telhado verde e sistemas sustentáveis. Com formação em arquitetura orgânica no Goetheanum (Basel, Suíça) e participação em seminários internacionais, Irina concentra-se em projetos residenciais, culturais, educacionais e urbanismo sustentável na região sul da Bahia. Já criou projetos no Brasil, Ucrânia, México e Argentina.

Michael Emil Mosch

Michael Emil Mosch

Brasileiro / Suíço
Seminário (incompleto) em Pedagogia Terapêutica de 1975-1977: Christophorus Camphill
Comunity, Bosch en Duin, Holanda
Graduação Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Técnica de Delft
1977/78 a 1983: Delft, Holanda
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Técnica de Delft em 1983 a 1985:
Delft, Holanda
Atividade profissional na Arquitetura na Holanda e no Brasil
Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNICAMP em 2006 a 2009,
Campinas São Paulo
Diretor da MEM-Arquitetura Ltda em Botucatu – SP
De 2010 a 2015, Secretário Geral da Sociedade Antroposófica no Brasil
A partir de 2015 coordenador e Professor da Faculdade de Arquitetura Galileu em
Botucatu.

Tomaz Lotufo

Tomaz Lotufo

Tomaz Lotufo Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
Universidade de São Paulo, FAUUSP (2014). Permacultor (IPEC, 2002). Bioconstrutor. Professor da Pós-graduação “Arquitetura e Sustentabilidade” no Centro Universitário Belas Artes. Professor do curso de graduação de arquitetura na Unesp Bauru. Educador do curso Design para a Sustentabilidade “Gaia Education”. Participa do núcleo de Permacultura Sitio Beira Serra em Botucatu desde 2003 e em São Paulo do coletivo Permasampa. Integrante do escritório colaborativo Sem Muros Arquitetura Integrada (www.semmuros.com), onde tem como foco Arquitetura de baixo
impacto ambiental e projetos comunitários de impacto social positivo.

2 parcelas de R$342,50 no cartão de crédito ou R$685,00 à vista no boleto bancário.

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