CONCEPÇÃO DO CURSO
Existe um crescente número de evidências que demonstram que a antiga teoria de que o controle do equilíbrio, as habilidades motoras e a integração dos reflexos primitivos estão ligadas ao sucesso escolar. Estas dificuldades não só podem ser identificadas pelos professores e terapeutas, mas existe também uma série de estudos desenvolvidos em algumas escolas do Reino Unido desde o ano 2000 que demonstraram que, em muitos casos, essas dificuldades podem melhorar com a ajuda adequada. Essa ajuda está disponível sob a forma de simples programa de exercícios que podem ser feitos diariamente na escola por 10 minutos.
Esse programa, desenvolvido pelo The Institute for Neuro-physiological Psychology (INPP), em Chester, e foi desenvolvido por Sally Goddard em 1996 para uso com grupos de crianças no ambiente escolar.
Esse curso capacita o educador na observação de seus alunos a partir de testes cujo objetivo é identificar quais são as crianças que poderão se beneficiar do programa do INPP e quais necessitam outros tipos de intervenção, e oferece um programa de exercícios que serão uma oportunidade para que as crianças completem o desenvolvimento neuromotor nos casos de imaturidade, o que pode ser a causa de dificuldades de aprendizado.
A proposta de desenvolvimento integral do ser humano da pedagogia waldorf tem larga interface com a proposta do “Programa Escolar Inpp” na medida em que ambos se baseiam na observação individualizada de cada criança, no conhecimento do desenvolvimento do ser humano e na busca, sempre que possível, de removermos obstáculos do caminho de desenvolvimento de nossas crianças.
OBJETIVOS
Ao final deste curso os alunos deverão compreender as bases do desenvolvimento neuromotor, o conceito de Imaturidade neuromotora e sua consequência na aprendizagem. Devem estar habilitados a aplicarem a Avaliação da Prontidão Neuromotora para a Aprendizagem, segundo o Programa Escolar do INPP, assim como a aplicar o programa de exercícios em salas de aulas ou grupos de alunos.
FORMATO, DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
Presencial
18/08/2023 – Sexta-feira das 18:30 às 21:00;
19/08/2023 – Sábado das 08:30 às 18:00;
20/08/2023 – Domingo das 09:00 às 12:00.
Carga horária total: 13 horas
METODOLOGIAS DE ENSINO
A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso compõe-se de aulas teóricas e práticas, apresentação de vídeos, execução de exercícios e prática de avaliação segundo o Programa Escolar Inpp e discussões sobre a aplicação do programa em diferentes faixas etárias baseando-se na pedagogia Waldorf.
O participante do Curso recebe o livro “Avaliação da Prontidão Neuromotora para a Aprendizagem” e certificado do INPP internacional.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua, considerando a participação dos alunos, a interação, contribuição nas discussões e prática dos exercícios.
REALIZAÇÃO EM PARCERIA COM
BIBLIOGRAFIA
Ayres. AJ, 1983. Sensory Integration and Learning Disorders. Western Psychological Services. Los Angeles, CA.
Bender L, 1938. A visual-motor Gestalt test and its clinical use. American Orthopsychiatric Associatios Res. Monograph 3. New York.
De Quirós JL, Schrager OL,1979, Neuropsychological fundamentals in learning disabilities. Academic Therapy Publications. Novato. CA
Dobie S, 1996, Seminar on the use of motor training programmes. Chester, UK.
Goddard. SA 2002, Reflexes, learning and behavior. Fern Ridge Press, Eugene, OR
Goddard Blythe SA, 2005. Releasing educational potential through movement. Child Care in Practice. 11/4;415-432
Goddard, S, 2021. Avaliação da prontidão para a Aprendizagem, Ed. João de Barro, São Paulo.
Kephart, NC, 1960. The slow learner in the classroom. Merrill, Columbus, Ohio
Kohen-Raz R1996. Learning disabilities and postural control. Freund Publishing House Ltd. London.
Palmer LL, 1995. Readiness stimulation in pre-school and primary children. College of Education, Winona State University, Winona.
Schrager OL, 2000. Balance control, age and language development. Paper presented at The 12th European Conference on Neuro-developmental Delay in Children with Specific Learning Difficulties. March 2000. Chester, UK.
Tansley AE, 1967, Reading and remedial reading. Routledge and Kegan Paul Ltd. London
Valett RE, 1980. Dyslexia. Costello Educational. Tunbridge Wells
Regina Salvetti
Formada em biologia, pedagogia, pedagogia Waldorf, Extra Lesson, pedagogia curativa e neurociências. Foi professora de educação infantil na Parsifal por 8 anos, trabalha com crianças com dificuldade de aprendizado desde 2005. Ministra aulas em cursos de formação para educadores dentro e fora da pedagogia Waldorf, e é representante do The Institute for Neuro Physiology Psychology ( INPP) no Brasil.
Em breve.