Se a linguagem nos inaugura como seres humanos, a narrativa nos reúne como humanidade. Ao se preservar no tempo, ela faz ressoar sentimentos, ideias e ideais dos quais se tece a condição humana. Sempre presente em todos os tempos e lugares, a arte de narrar é necessidade humana e vem de tempos imemoriais. Como um gesto primeiro a revelar a experiência humana, manifesta-se em diversas linguagens e reveste-se de singularidades de acordo com as especificidades culturais.
Na Educação, o trabalho com narrativas é bastante relevante, principalmente quando se trata da Pedagogia de Rudolf Steiner. Para a Primeira Infância, tanto a arte de narrar, quanto a matéria prima de que as narrativas se constituem precisam ser observadas e avaliadas. O que devemos narrar para os pequenos? Como seria aconselhável fazê-lo? Como podemos nos preparar para esse exercício fortalecedor de vínculos? Como criar narrativas para a primeira infância? Essas são questões que mobilizam as pessoas que buscam criar vínculos com as crianças em busca de uma educação acolhedora e saudável.
No sentido de discutir temática tão cara à Educação Infantil, este curso de extensão Era vez…Histórias que embalam a Primeira Infância volta-se ao aprimoramento e à formação continuada de docentes, estudantes, pais, psicólogos, terapeutas, interessados da comunidade externa e interna.
O objetivo geral do curso de extensão Era vez…Histórias que embalam a Primeira Infância é proporcionar reflexões e vivências sobre a relevância de contar histórias para crianças de acordo com a concepção e as práticas da Pedagogia Waldorf.
A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso compõe-se de: vivências, exercícios de contação, aulas expositivas e dialogadas; discussão de textos; atividades de trabalho individual e em grupo, criação de narrativas.
A avaliação será de forma contínua, considerando a participação dos alunos, a interação, contribuição nas discussões e realização de tarefas solicitadas, sobretudo a criação de narrativa para crianças.
Materiais: serão providenciados pelos alunos.
Ás segundas-feiras, das 19h30 às 21 horas.
24 de abril: Abertura do curso Contos que embalam a infância
Com Rosemeire Laviano
08 de maio: Tipos de narrativas para a Primeira Infância e Criando histórias para crianças
Com Regina Salvetti
15 de maio: Como se preparar para contar histórias para crianças?
Com Rosemeire Laviano
22 de maio: Como contar histórias para crianças?
Com Mônica Michel
29 de maio: Observando e criando histórias para crianças
Com Rosemeire Laviano
05 de junho: Criando histórias para crianças – Avaliação
Com Regina Salvetti
Formato online, via plataforma Zoom
Duração: de abril a junho de 2023
Carga horária total: 20 horas
Sendo: 9h (online), 6h (atividades), 5h (leituras)
Duração das aulas: 1h30
BELINKY, Tatiana. Os contos de Grimm. São Paulo: Edições Paulinas,1989.
ESTÉS, Clarissa P. O Dom da História – uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LAMEIRÃO, Luiza. Observar é preciso, praticar é indispensável. São Paulo: João de Barro, 2022.
LAMEIRÃO, Luiza H.T. Seixos Rolados: que segredos eles contam?: a essência dos contos em um caminho de 4 passos. São Paulo: Editora João de Barro, 2018.
MACHADO, Regina. Acordais – fundamentos Teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: Difusão Cultural,2004.
MEREGE, Ana Lúcia. Os contos de fadas – origens, história e permanência no mundo moderno. São Paulo: Editora Claridade, 2010.
PASSERINI, Sueli Pecci. O Fio de Ariadne – um caminho para a narração de histórias. São Paulo: Antroposófica,1998.
SCHOORELl, E. Os Primeiros Sete Anos – fisiologia da Infância. São Paulo: Antroposófica e FEWB, 2013.
STASCH, Karin. Conte outra vez – contos rítmicos. São Paulo: Antroposófica, 2012.
STEINER, Rudolf. A Prática pedagógica. 2.ed. São Paulo: Antroposófica,2013.
STEINER, Rudolf. Os contos de fadas. São Paulo: Antroposófica, 2002.
STEINER, Rudolf. Pedagogia, arte e moral. São Paulo: Antroposófica, 2008.
Imagem: Jelleke Vanooteghem KabtmcdcAbk unsplash
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de graduação em Pedagogia e na pós-graduação.
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Foi professora de Educação Infantil durante 12 anos na Escola Waldorf. Atua como docente da Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Rudolf Steiner, do programa Infância Vivenciada Primeira Infância e do Nós da Primeira Infância. É consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. É também contadora de histórias e diretora-presidente do Instituto Maiana.
Mônica Michel
Formada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2011). Fez curso de formação de Professores Waldorf pela Escola Rudolf Steiner (2007) e formação complementar no Programa de Desenvolvimento Articulado das Escolas Waldorf (PDAEW – 2009), participou do Curso Infância Vivenciada (2016) e atuou como jardineira na Instituição Espaço Livre Jardim Colibri no período de 2008/2018. Trabalhou como docente no curso Infância Vivenciada no período de 2017/2019.
Regina Salvetti
Formada em Biologia e Pedagogia, com pós-graduação em Neurociências. Fez curso de formação de professores Waldorf (1998); cursos de Pedagogia Curativa (2001); curso de Extra Lesson (2005) e INPP Licenciate. Trabalhou como professora de educação infantil de crianças com necessidades especiais de 2000 a 2008 e no Jardim Colibri, sendo consultora na Escola Rudolf Steiner. Participou do grupo de coordenação da formação em Extra Lesson de 2007 a 2012. Atuou no Instituto Olinto Marques de Paula como docente na formação (2008), acompanhamento pedagógico (2009) e coordenação pedagógica (2010 a 2013). Acompanha o grupo de aprofundamento do Infância Vivenciada como docente desde sua formação (2017). Atende em consultório crianças com dificuldades de aprendizado.
2 parcelas de R$ 185,50 via PagCom ou
R$ 371,00 a vista no boleto bancário.