Faculdade Rudolf Steiner

Apresentação e objetivo

Ampliar o conhecimento prático do canto e da Escola Desvendar da Voz, com vivências e fundamentação das  possíveis aplicações terapêuticas, sociais e higiênicas do Canto e da Cantoterapia.

Vivências e fundamentação teórica da abordagem da Escola Desvendar da Voz, da sueca Valborg Werbeck-Svärdström (1879-1972).

Como participar

Para se inscrever, acesse o link correspondente a sua opção de pagamento.
Você receberá por email a confirmação de envio deste Formulário.
Após a confirmação do pagamento, a inscrição é efetivada.

Pagamento via boleto R$ 1.000,00: Formulário de Inscrição

Pagamento via PagSeguro R$ 1.048,00:  Formulário de Inscrição

A realização do curso está condicionada ao preenchimento do número mínimo de vagas.

ATENÇÃO: Turma confirmada!
Últimas vagas: inscrição até 24/03
Início das aulas: 25/03/2022
Formato: online
Vagas oferecidas: 40

Público alvo

Terapeutas, médicos, psicólogos, professores, fonoaudiólogos, cantores, musicoterapeutas e músicos interessados pelo tema.

Pré-requisitos

Idade mínima de 18 anos.
Desejável ter voz saudável e noções básicas de música.

Modalidade, formato e calendário

Curso on-line pela plataforma Zoom

Duração: 4 finais de semana (aulas sexta-feira e sábado, um final de semana por mês)
Carga horária total = 40 horas/aula

Módulo 1 –  25 e 26 de março

Vivenciar o Tom em si, receber, cantar o Tom através do AR expirado: assim o tom se torna audível no espaço, se desenrola no tempo e continua no inaudível. O inaudível se revela como uma realidade na medida em que acompanhamos o tom além do limiar físico da nossa audição para dentro do espaço psíquico. Trazemos o tom para ressoar em nós se tentarmos lembrar dele, ativamente, em afinação com o tom, e depois entregá-lo e se desapegar dele, após sua partida.
Docente: Francisca Cavalcanti

Módulo 2 – 22 e 23 de abril

Compreender a contribuição da Cantoterapia na Pedagogia Terapêutica Social, através da sua atuação na respiração, na emissão de fonemas em diferentes escalas e tonalidades, na utilização dos intervalos e do movimento, é percebê-la como a expressão da vontade humana. Expressão esta, que vai além da capacidade cognitiva, possibilitando que novas capacidades sejam reveladas.
Docente: Maria Inês Nigro Campos

Módulo 3 – 20 e 21 de maio

Vivenciar a intervenção terapêutica através do canto que se dá na reverência aos elementos e leis da organização da Música, na interação com os arquétipos e forças dos fonemas, formados pelas vogais (arquétipos planetários) e as consoantes (forças das constelações  zodiacais).
Docente: Francisca Cavalcanti

Módulo 4 – 24 e 25 de junho

Trazer práticas de exercícios de voz fundamentados na Escola do Desvendar da Voz direcionadas à vivência e aprofundamento do Ser Social de cada participante. Trabalho vocal unindo voz, imagem e movimento. Trabalho vocal unindo voz, imagem, movimento e prática de repertório musical diversificado e harmonizador.
Docente: Andréia Anhezini

Horários

Sexta-feira:
19:00 às 20:40

Sábado:
09:00 às 10:40
11:00 às 12:40
15:00 às 16:40
17:00 às 18:40

Docentes

Coordenação

Liandra Ribeiro

Socióloga (UNB), Mestre em Psicologia Social (USP), Pedagoga com aprofundamento em Pedagogia Waldorf (Curso de Fundamentação Waldorf Florianópolis) e Cantoterapia pela Escola Desvendar da Voz (Faculdade Rudolf Steiner). Trabalhou na gestão da Aliança pela Infância no Brasil e atuou como professora do maternal na Escola Casa Amarela Maternal e Jardim de Infância Waldorf, em Florianópolis.