Apresentação e objetivo
Vivências e fundamentação teórica da abordagem da Escola Desvendar da Voz, da sueca Valborg Werbeck-Svärdström (1879-1972).
Como participar
Para se inscrever, acesse o link correspondente a sua opção de pagamento.
Você receberá por email a confirmação de envio deste Formulário.
Após a confirmação do pagamento, a inscrição é efetivada.
Pagamento via boleto R$ 1.000,00: Formulário de Inscrição
Pagamento via PagSeguro R$ 1.048,00: Formulário de Inscrição
A realização do curso está condicionada ao preenchimento do número mínimo de vagas.
ATENÇÃO: Turma confirmada!
Últimas vagas: inscrição até 24/03
Início das aulas: 25/03/2022
Formato: online
Vagas oferecidas: 40
Público alvo
Terapeutas, médicos, psicólogos, professores, fonoaudiólogos, cantores, musicoterapeutas e músicos interessados pelo tema.
Pré-requisitos
Idade mínima de 18 anos.
Desejável ter voz saudável e noções básicas de música.
Modalidade, formato e calendário
Curso on-line pela plataforma Zoom
Duração: 4 finais de semana (aulas sexta-feira e sábado, um final de semana por mês)
Carga horária total = 40 horas/aula
Módulo 1 – 25 e 26 de março
Docente: Francisca Cavalcanti
Módulo 2 – 22 e 23 de abril
Compreender a contribuição da Cantoterapia na Pedagogia Terapêutica Social, através da sua atuação na respiração, na emissão de fonemas em diferentes escalas e tonalidades, na utilização dos intervalos e do movimento, é percebê-la como a expressão da vontade humana. Expressão esta, que vai além da capacidade cognitiva, possibilitando que novas capacidades sejam reveladas.
Docente: Maria Inês Nigro Campos
Módulo 3 – 20 e 21 de maio
Vivenciar a intervenção terapêutica através do canto que se dá na reverência aos elementos e leis da organização da Música, na interação com os arquétipos e forças dos fonemas, formados pelas vogais (arquétipos planetários) e as consoantes (forças das constelações zodiacais).
Docente: Francisca Cavalcanti
Módulo 4 – 24 e 25 de junho
Docente: Andréia Anhezini
Horários
Sexta-feira:
19:00 às 20:40
Sábado:
09:00 às 10:40
11:00 às 12:40
15:00 às 16:40
17:00 às 18:40
Docentes
Andréia Anhezini
Mestre em Música pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2009). Possui Bacharelado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP-1996). Desde 2005 é docente do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Paraná – Brasil nas áreas de Regência e Canto Coral. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi pioneira na implantação da habilitação Regência Coral dentro do Curso de Graduação em Música. É coordenadora do projeto de extensão universitária “Corais da UEM” onde também atua como regente, orientadora em regência e diretora musical do Coro Escola Universitário e do Coro Feminino . É fundadora, regente e diretora musical do Coro do Curso de Graduação em Música da UEM. Fez curso de formação em Canto e Cantoterapia sob os fundamentos da Escola do Desvendar da Voz, pela Escola Raphael do Brasil, na Associação Sagres em Florianópolis – SC (2012-2016). Ministrou, como professora convidada, as disciplinas de Canto Coral e Regência para a turma do curso de pós-graduação Lato Sensu em Canto e Cantoterapia da Faculdade Rudolf Steiner.
Francisca Cavalcanti
Mestre em Música na área de Educação Musical e Inclusão, pela UDESC-Universidade do Estado de Santa Catarina. Pós-graduada em Musicoterapia pela UNISUL-Universidade do Sul do Brasil. Cantoterapia antroposófica – Canto Werbeck, Bochum-Alemanha (1990). Formou-se em Pedagogia Waldorf e Música no Instituto de Pedagogia Waldorf-Annener Berg, Alemanha (1990). Atuou como professora de Classe e Música na Escola Waldorf Anabá, Florianópolis. É docente convidada em cursos de formação de Professores Waldorf e terapias antroposóficas. Coordenadora e docente do Curso livre da Escola Raphael de Canto e Cantoterapia, desde o seu início na América do Sul em 2007, com Thomas Adam na Associação Sagres/Florianópolis e no Chile. Coordenadora e docente do curso de Pós-graduação Especialização em Canto e Cantoterapia, desde 2018 pela Faculdade Rudolf Steiner. Membro da comunidade terapêutica da Seção Médica no Brasil e docente em cursos de Antroposofia pela ABMA-Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. É autora do livro com canções de própria autoria, premiadas em festivais catarinense “Contar Cantando Lagusta Lague”.
Maria Inês Nigro Campos
Designer como formação acadêmica, mas tendo a música sempre presente em sua biografia. Especializou-se em Musicoterapia e formou-se em Cantoterapia pela Escola do Desvendar da Voz. Formou-se em Educação Terapêutica e Terapia Social e atua profissionalmente no Espaço Sofia, com grupos terapêuticos e em atendimentos individuais. Trabalha com crianças, jovens e adultos com deficiências na Associação Beneficente Parsifal e em consultório particular. É coordenadora da atividade de música nos cursos de formação em Educação Terapêutica em São Paulo e Campinas. Seu instrumento principal é a Lira, tendo participado de Congressos na Alemanha, EUA, Irlanda, Suécia e Holanda. Faz parte do IOA – Instituto OuvirAtivo, nos programas Musicolabore (Atividades Musicais para Empresas e Grupos de Trabalho), e Curso de Mesa Lira e Tubos Sonoros.
Coordenação
Liandra Ribeiro
Socióloga (UNB), Mestre em Psicologia Social (USP), Pedagoga com aprofundamento em Pedagogia Waldorf (Curso de Fundamentação Waldorf Florianópolis) e Cantoterapia pela Escola Desvendar da Voz (Faculdade Rudolf Steiner). Trabalhou na gestão da Aliança pela Infância no Brasil e atuou como professora do maternal na Escola Casa Amarela Maternal e Jardim de Infância Waldorf, em Florianópolis.