Faculdade Rudolf Steiner

Organizações proponentes

 

               

 

“A criação do mundo é algo que acontece a cada momento, aqui e agora. Ailton Krenak – ativista (1953) – A vida não é útil. Companhia das Letras, 2020, página 69

Propósito

Reconhecendo a coexistência de olhares, perspectivas e narrativas diversas sobre o mundo, o Programa propõe um espaço de apreciação da diferença e de aprendizagem do conviver que permite ao individuo realizar, para si e coletivamente, um exame das condições necessárias à reinvenção do mundo a partir da possibilidade de integração de sonhos de gente, interesses econômicos, desenvolvimento humano pós-funcional, aspirações sociais e cuidado ambiental.

Apresentação

Cada módulo do Programa faz convergir referenciais teóricos, análises críticas, construções coletivas de conhecimento, diálogos livres, escutas em profundidade, envolvimento com redes de confiança e grupos educadores de participantes e docentes, interlocuções plurais, construção de acordos de cooperação e práticas democráticas de encaminhamento de aspirações, experiências estéticas e artísticas e trabalhos de campo com diferentes atores – procurando estimular uma ampliação de consciência quanto ao potencial de ação do indivíduo na criação de um mundo que faz sentido para ele e, ao mesmo tempo, se abriga em expectativas mais amplas de preservação da vida e de um futuro viável para a humanidade.

Público

Pessoas inquietas com a atualidade que, vivendo intensamente sua contemporaneidade, acreditam na importância da vida e na necessidade premente de se buscar um novo agir humano no mundo; pessoas que acreditam que um outro mundo não apenas é possível como é imprescindível – e que o lugar e o momento de o criar pode ser aqui e agora, com o seu protagonismo.

Pessoas que se propõem a aceitar o desafio de acolher seus melhores sonhos e explorar democraticamente seu propósito e potencial de contribuição na busca de encaminhamentos e soluções para criação e distribuição social de valor – com a adoção de protocolos locais que permitam o enfrentamento das desigualdades e riscos à vida.

Pessoas que compreendem a necessidade de transformar suas histórias de modo a melhor contribuir com a construção dinâmica de um mundo que mostre, como tendência, condições favoráveis à vida – e à vida com sentido humano, para além do mercado, da conveniência econômica e da funcionalidade.

Pessoas que assumem a relevância do autoconhecimento e se interessam por uma gestão de circunstâncias em que a vida importa; que se propõem a reinventar com o outro uma relação que acolhe e valoriza o que é humano; que reconhecem a importância do pensamento crítico, da filosofia, da arte e da educação na construção de um mundo em comum; que compreendem que questões ambientais, assim como metodologias e práticas colaborativas requerem atenção e cuidado.

Coordenação

Sérgio Esteves, AMCE

Realização

Programa completo

Módulo I

O Indivíduo e o Mundo Contemporâneo
Propõe examinar contextos, condições e possibilidades de ação do indivíduo no mundo; procura viabilizar a criação colaborativa de um projeto pessoal.

Início: 22 de fevereiro de 2022
Término: 30 de junho de 2022

Módulo II

O Indivíduo, as Organizações e a Sociedade
Propõe a convergência dinâmica de sonhos de gente, interesse econômico, desenvolvimento humano pós-funcional, aspirações sociais e cuidado ambiental, criando condições para a criação compartilhada de projetos que fazem sentido amplo junto a diferentes implicados – tanto em termos de seus propósitos como  em seus desdobramentos.

Lançamento previsto para 1º semestre de 2023.

Módulo III

A Construção do Mundo: criação social de valor
Experimentação prática de construção do comum e sustentação de relacionamentos democráticos com influência na formação de uma cultura de valorização da história, capacidades e tecnologias locais – com o encaminhamento de processos que expressem o entrelaçamento de aspirações dos diferentes atores e maximizem cuidados e retornos a nível local.

Lançamento previsto para 2º semestre de 2023.

Informações gerais

Os Módulos do Programa Consciência em Movimento foram concebidos para o modo remoto, tanto por conta de criar acesso para pessoas que queiram participar, independente de onde estejam vivendo no momento – como por conta de cuidados que se deve tomar com a pandemia e outros excessos em curso no mundo.

Os trabalhos de campo, que são momentos de interação, experimentação, exploração de possibilidades e ancoramento crítico de ideias e conceitos trabalhados no Programa, sempre que as condições de segurança permitirem, serão presenciais. Esses trabalhos têm, no entanto, uma versão remota, para quando for recomendado, por risco à saúde e à integridade dos indivíduos, não serem feitos no modo presencial.

As turmas serão de 25 participantes.

O número relativamente baixo de participantes se justifica pela natureza da proposta do Programa e pela possibilidade de participação de convidados da rede de confiança de docentes e participantes em algumas atividades desenhadas – de modo a fazer interagir maior diversidade de perspectivas.

Sobre o Módulo I

O Indivíduo e o Mundo Contemporâneo – 60h / 4 meses

“Pertence verdadeiramente ao seu tempo, é verdadeiramente contemporâneo, aquele que não coincide perfeitamente com este, nem está adequado às suas pretensões e é, portanto, nesse sentido, inatual; mas, exatamente por isso, exatamente através desse deslocamento e desse anacronismo, ele é capaz, mais do que outros, de perceber e apreender o seu tempo. Aqueles que coincidem muito plenamente com a época, que em todos os aspectos a esta aderem perfeitamente, não são contemporâneos porque, exatamente por isso, não conseguem vê-la, não podem manter fixo o olhar sobre ela.” – Giorgio Agamben (1942), filósofo italiano, em O que é Contemporâneo e Outros Ensaios.

Programação

Aulas e outros pretextos para interlocução e ação

  • Conversa inaugural – boas vindas, apresentações
  • Aula Magna: O indivíduo contemporâneo e o mundo que ele consome – e o consome
  • O Sujeito Contemporâneo
  • A Vida no Mundo Contemporâneo
  • Uma medida de Invenção do Mundo
  • Observador, Observação e Observado
  • Dinâmicas de Inclusão, Exclusão, Desinclusão e Reinvenção do mundo
  • Experimentação artística: transgressão assimilada
  • O Lugar do Outro
  • O fluxo da vida: interconectividade, pertencimento e relações entre as partes e o todo
  • Oficina: Criação Colaborativa de Projeto Pessoal

Nota

Eventualmente, em decorrência da emergência no âmbito da turma de situações e novos contextos com impacto em abordagens e conteúdos – e de características e dinâmicas próprias do grupo de participantes – além da atenção que será permanente ao propósito do Programa, algumas aulas e atividades poderão vir a ser modificadas / atualizadas / aprofundadas.

Aulas

Duração média de 2h40, 10m de intervalo, sempre às 18h.
Início 1ª turma: 22 de fevereiro de 2022
Término 1ª turma: 30 de junho de 2022

Calendário das aulas Modulo I

Certificado

Será emitido certificado de curso de extensão universitária para participantes que atinjam 75% de presença no curso.

Docentes

Valor (Módulo I)

R$ 3.500,00, dividido em 5 parcelas de R$ 700,00.

Outras Referências

Com a ressalva de que foi ainda uma primeira conversa sobre a proposta do Programa – e que, dessa vez, se deu grande ênfase ao Módulo II, você pode acessar o espírito do Consciência em Movimento no Webinar que fizemos em 03 de março de 2021:

Como participar – Módulo I

Preencha o Formulário de Interesse para participar.
Você receberá uma confirmação de envio do seu Formulário por email.

Calendário do Processo Seletivo

Inscrições: até 16/01
Período para entrevistas de acesso: de 17 a 22/01

Em breve, mais informações.