Faculdade Rudolf Steiner

Programa

“A criação do mundo é algo que acontece a cada momento, aqui e agora”. Ailton Krenak (1953) – ativista

A evolução é assunto coletivo, fruto de comunicações que não param de se desdobrar, experimentações que se sucedem e combinados que não cessam de se refazer.

Organização proponente e realização

Proposta de valor

Reconhecendo que a vida humana se manifesta e se desenrola a partir da coexistência de olhares, perspectivas e narrativas diversas sobre o mundo, o Programa Consciência em Movimento propõe um espaço de reafirmação identitária, de apreciação da diferença e de aprendizagem do conviver que permite ao individuo realizar, para si e coletivamente, um exame das condições necessárias à reinvenção do mundo que o rodeia a partir das possibilidades de integração – em sua prática cultural e política – de sonhos de gente, interesses econômicos, processos de desenvolvimento humano para além de desempenho e funcionalidades cotidianas, aspirações sociais por equidade e prosperidade e cuidados humano-socio-ambientais.

O Programa se volta para o fortalecimento do sujeito que experimenta os desconfortos do mundo e que, convivendo com um mal-estar de que nem sempre consegue identificar a origem, entende que deve se manter construindo alternativas para viver de acordo com sua alma, valores e capacidades.

Formato modular

Cada módulo do programa faz convergir e cria relações e superposições entre diferentes linguagens, referenciais teóricos, análises críticas, construções coletivas de conhecimento, diálogos livres, escutas em profundidade, envolvimento ativo com redes de confiança e grupos educadores, interlocuções plurais, reconhecimento de legitimidades, construção e desdobramentos de acordos de cooperação, práticas democráticas de defesa de interesses e encaminhamento de aspirações, experiências estéticas e artísticas e produção de sentido com diferentes atores – procurando estimular uma ampliação de consciência quanto ao potencial de ação do indivíduo na criação de um mundo que faz sentido para ele e, ao mesmo tempo, se abriga em expectativas mais amplas de preservação da vida e de um futuro viável para a humanidade.

Algumas atividades dos módulos poderão ser realizadas com a participação de convidados da rede de confiança (grupos de apoio e grupos educadores)* dos participantes. Essas atividades foram concebidas para essa possibilidade.

* Rede de confiança – grupos de apoio e grupos educadores: pessoas, coletivos e instituições que provêm sentido e significado, oferecem incentivo, preparação, apoio, suporte e reconhecimento – e, eventualmente, nos acompanham e sustentam conosco nossas escolhas para tocar a vida segundo as nossas crenças e visões, muitas vezes partindo do nosso jeito.

Módulo I: O Indivíduo e o Mundo Contemporâneo

O primeiro módulo do Programa procura examinar a natureza da relação do indivíduo com o mundo contemporâneo, ampliando condições para que este possa, com o engajamento ativo de pessoas de sua rede de confiança – grupos de apoio e grupos educadores – examinar possibilidades e condicionantes para uma ação no mundo alinhada com sua alma, seus valores e sua história de vida.

Pertence verdadeiramente ao seu tempo, é verdadeiramente contemporâneo, aquele que não coincide perfeitamente com este, nem está adequado às suas pretensões e é, portanto, nesse sentido, inatual – Giorgio Agamben (1942), filósofo italiano.

De modo construtivista, ao longo da programação, a dinâmica e a superposição das diferentes referências procura levar à identificação de elementos estruturais das linhas condutoras de um projeto pessoal que represente um ponto de inflexão em um processo de ressignificação da vida.

Início: agosto 2022

Término: Novembro 2022

Módulo II: O Indivíduo, as Organizações e a Sociedade

O segundo módulo do Programa procura olhar o mundo a partir da integração dialética de três perspectivas: o indivíduo, as organizações e a sociedade. Ele propõe uma convergência intencional de sonhos e idealizações, interesses econômicos, processos de desenvolvimento humano associados à vida e ao viver em grupos sociais, aspirações sociais por equidade e prosperidade e cuidados humano-socioambientais – criando condições para uma prática cultural e política que se traduza na criação compartilhada de projetos que se abrigam no mundo e fazem sentido amplo – e diferença – junto a diferentes implicados.

Lançamento previsto para 2º semestre de 2023.

Módulo III: A Construção do Mundo – criação social de valor

O módulo III do Programa Consciência em Movimento é uma experimentação prática de construção do comum e de sustentação de relacionamentos complementares com influência na formação de uma cultura de valorização dos potenciais da comunidade, acolhimento da diversidade, desenvolvimento de capacidades históricas e tecnologias sociais – com o encaminhamento de processos que expressem o entrelaçamento crítico de aspirações dos diferentes atores locais, proponham a desconstrução de influências culturais decorrentes de processos de colonização e maximizem cuidados e retornos desejados pela comunidade.

Lançamento previsto para 1º semestre de 2024.

Públicos

Pessoas, independentemente de formação educacional que estejam interessadas em trabalhar com certa profundidade questões relacionadas ao viver no mundo contemporâneo; que se proponham a entrar em contato com conteúdos e processos relacionais capazes de sugerir e subsidiar mudanças que possam empreender de modo a poder afirmar seus valores e potencialidades.

Pessoas inquietas com o viver na atualidade que, assumindo intensamente sua contemporaneidade, seguem acreditando na importância da vida e na necessidade premente de fazer infiltrar um novo agir humano no mundo; pessoas que acreditam que um outro mundo não apenas é possível como se mantém urgente e imprescindível – e que o lugar e o momento para começar a dar forma a ele é aqui e agora – com colaboração, protagonismo e respeito à diferença.

Pessoas que se propõem a aceitar o desafio de acolher seus melhores sonhos e explorar democrática e compartilhadamente seus propósitos e potencial de contribuição na busca de encaminhamentos e soluções para criação e distribuição social de valor – com a criação e adoção crítica de protocolos locais que permitam o enfrentamento permanente de desigualdades de toda ordem, de processos de dominação e dos riscos à vida e à vida com sentido.

Pessoas que compreendem a necessidade e se dispõem a transformar suas histórias de modo a participar na construção dinâmica de um mundo que mostre, como tendência, condições favoráveis à vida – e à vida com sentido humano, para além do mercado, da conveniência econômica e da funcionalidade interesseira.

Pessoas que assumem a relevância do autoconhecimento e se interessam por uma gestão de circunstâncias em que a vida importa; que se propõem a reinventar com o outro uma relação que acolhe e valoriza o que é humano; que reconhecem a importância do pensamento crítico, da filosofia, da arte e da educação para além de funcionalidades de consumo imediato na construção de um mundo compartilhado; que compreendem que questões ambientais, assim como metodologias e práticas colaborativas requerem atenção permanente e cuidado.

A metodologia: premissa fundamental

Ao longo de todo o programa Consciência em Movimento, cada participante será seu principal co-orientador, corresponsável com colegas e docentes pela construção crítica de um conhecimento que converse com sua história, suas convicções e seus valores – assumindo os riscos naturais decorrentes de sua visão de mundo e de suas escolhas.

Não se trata de haver um conhecimento ‘lá fora’ esperando para ser apreendido e utilizado, isso é muito pouco; há, em nós, uma alma e um conhecimento em evolução – que se deve manter em movimento.

Grupo executivo

Curadoria do módulo I e do grupo de estudos

Augusto Sampaio – Arquiteto, artista plástico, educador

Carina Levitan – Artista Sonora

Olga Togni Chamilet – Bióloga, PhD

Sérgio Esteves – Administrador, PhD

Coordenação

Sérgio Esteves, AMCE – www.amce.com.br
coordenacao_CEM@amce.com.br

Monitoria

Olga Togni Chamilet
monitoria_CEM@amce.com.br