Processo Seletivo 2020
Confira a lista de aprovados no Processo Seletivo!
Fase 1:
Preencher com seus dados pessoais o Formulário de Inscrição e redigir um pequeno relato de seu caminho de vida (breve biografia – 2000 caracteres) e informar sua formação escolar/acadêmica (1000 caracteres).
Fase 2:
Os candidatos selecionados na Fase 1 deverão comparecer ao local de realização do curso em Serra Grande-BA, para participar da segunda fase do Processo Seletivo, nos dias 9 ou 10 de janeiro 2020, das 8 às 13 horas.
Taxa para participação na Fase 2 do Processo Seletivo: R$ 60,00.
Não haverá ressarcimento da taxa de participação.
Após a confirmação do pagamento da taxa, a inscrição é efetivada e você receberá por email todas as informações sobre o Processo Seletivo.
Como será o Processo Seletivo?
– apresentação geral do curso;
– atividades artísticas;
– roda de conversas;
– elaboração de uma redação.
Calendário do Processo Seletivo
Inscrição na Fase 1: até 14/11/19
Divulgação dos candidatos selecionados para participar da Fase 2: 02/12/19
Processo Seletivo: 9 ou 10/01/20, das 8 às 13 horas.
Divulgação da 1a lista de aprovados: 31/01/20
Período de matrículas: 3/02/2020 a 21/02/20
Caso a totalidade das vagas não seja preenchida em 1ª chamada
Divulgação da 2a lista de aprovados: 26/02/20
Período de matrículas: 26/2/2019 a 6/03/2020
Início das aulas: 04/04/20
A FRS não permitirá revisão das avaliações de quaisquer etapas envolvidas no Processo Seletivo.
Confira mais detalhes no Edital.
Objetivo
Este curso tem como objetivo apresentar uma visão geral da cosmovisão antroposófica, sua imagem de ser humano e as bases da Pedagogia Waldorf. Visa oferecer ao participante uma experiência direta dos conteúdos trabalhados envolvendo-o ativamente no processo de estudo. Mais do que assimilar conteúdos, espera-se que ele possa vivenciar por meio de reflexões e práticas artísticas o real espírito da filosofia de Rudolf Steiner e sua aplicação no campo pedagógico.
O curso oferecerá também uma oportunidade para o estudante revisitar e ressignificar seu próprio caminho de vida; não só no que diz respeito ao seu processo escolar, mas sobretudo à sua visão de mundo, estimulado pela abrangência e integralidade do conhecimento antroposófico. Para aqueles que desejarem se aprofundar na educação Waldorf e darem continuidade à sua formação como professor, este curso é o primeiro passo e condição para o prosseguir nos cursos de Especialização em Pedagogia Waldorf da FRS.
Disciplinas e tópicos de estudo
A constituição humana do ponto de vista da Antroposofia
As quatro dimensões da constituição humana
A natureza tríplice do ser humano
Fenomenologia dos sentidos e da cognição
O desenvolvimento do ser humano e da humanidade
A cosmogênese segundo Rudolf Steiner
Cristologia
A biografia humana como base da Pedagogia Waldorf
A biografia humana
A criança dos 0 aos 7 anos: princípios norteadores para a prática pedagógica
A criança dos 7 aos 14 anos: princípios norteadores para a prática pedagógica
O jovem dos 14 aos 21 anos: princípios norteadores para a prática pedagógica
O impulso Antroposófico
A biografia de Rudolf Steiner e a história da Antroposofia
A Escola Waldorf: sua história, missão, estrutura e desafios
Iniciativas antroposóficas
O impulso da “Trimembração Social”
Meditação Antroposófica e a Pedra fundamental
Música e Movimento
Artes plásticas
Manualidades
Fórum de turma
Público alvo
– Prioritariamente professores atuantes em iniciativas Waldorf na Bahia;
– Profissionais habilitados para o exercício da docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, residentes no Estado da Bahia;
– Demais interessados.
Formato e estrutura
– Vagas: 80.
– 4 módulos intensivos em regime de imersão de 7 dias cada, nos meses de abril, julho, outubro de 2020 e janeiro de 2021.
– Total de 300 aulas / 250 horas.
Calendário
Os encontros acontecem nos meses de abril, julho e outubro de 2020 e janeiro 2021.
Confira o Calendário do curso.
Investimento
Dada a relevância social e a necessidade de fomentar e consolidar o impulso da Pedagogia Waldorf na Bahia, este curso conta com apoio financeiro do Instituto Mahle e da própria FRS.
Conseguiu-se assim três valores de mensalidades subsidiadas:
A) 12 parcelas mensais de R$ 248,64
B) 12 parcelas mensais de R$ 310,80
Direcionadas a professores atuantes em Escolas Waldorf da Bahia e outros profissionais habilitados ao exercício da docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, prioritariamente residentes no estado da Bahia.
C) 12 parcelas mensais de R$ 555,00
Direcionada a professores atuantes em Escolas Waldorf da Bahia e outros profissionais habilitados ao exercício da docência na Educação infantil e Ensino Fundamental, prioritariamente residentes no estado da Bahia.
Demais interessados.
A opção por uma das mensalidades será definida pelo próprio aluno, segundo sua situação econômica e consciência social. Espera-se com esta proposta envolver os participantes na construção do equilíbrio financeiro do curso, desenvolvendo no grupo o senso de corresponsabilidade econômica-social.
Local do curso
O curso oferecido será ministrado na Escola Dendê da Serra, Rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001), km 39, Serra Grande – Uruçuca – BA.
Alimentação não inclusa. A escola oferece a estrutura para organização da alimentação entre os participantes, coletivamente.
Coordenação
Irceu Munhoz
Cientista Social graduado pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Licenciado em Pedagogia, Especialista em História do Brasil e Mestrando em Educação. Atuou por longo tempo no Ensino Médio Waldorf onde foi Tutor de Classe duas vezes. Atualmente é Professor de Classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo, onde também coordena o Seminário de Fundamentos da Pedagogia Waldorf para Pais. Coordenador e docente do Grupo de Ciências Waldorf do Brasil que promove formação continuada para professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É e um dos dirigentes da Seção de Ciências Naturais do Goetheanum no Brasil. Faz parte do Fórum de Tutores da Federação das Escolas Waldorf no Brasil e realiza orientações e consultorias pedagógicas. Ministra aulas em cursos e seminários de formação de professores Waldorf e na Pós-Graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Talita Moreno
Pedagoga com Habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental. Formada em Pedagogia Waldorf no Seminário Gaia do Rio de Janeiro e no Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Há 22 anos dedica-se ao estudo da antroposofia participando ativamente desse movimento e de sua Escola Superior. Durante 15 anos dedicou-se à Educação Infantil atuando como professora nas escolas Waldorf Michaelis do Rio de Janeiro, Manacá de São Paulo e Aitiara de Botucatu. Atuou como professora de classe na Escola Rudolf Steiner e atualmente atua com Apoio Pedagógico, professora de Ensino Religioso e tutoria em escolas. É docente em seminários, cursos de formação de professores Waldorf e da Faculdade Rudolf Steiner.