• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Magenta, veridian e seus movimentos

Magenta, veridian e seus movimentos

A metodologia Luz, Escuridão e Cor de Liane Collot d’Herbois através dos movimentos das cores na pintura úmida e no velado.

Apresentação

Nesse curso, teremos a experiência com as cores complementares.
A alma se move em cor, do magenta ao veridian, do carmim ao turquesa… de um sentimento a outro, ou de um sentimento ao seu oposto.
Teremos duas cores: Magenta, da plenitude de alma, fantasia e contentamento; e Veridian, o pensar puro, quieto e preciso que compreende e entende, sem devaneios.

Liane Collot d’Herbois

Foi uma pintora inglesa que viveu no século passado de 1907 a 1999. Quando conheceu a Antroposofia, aos 21 anos, compreendeu que era o caminho que tanto procurava. Trabalhou com a médica Ita Wegman (1876-1943) em clínicas antroposóficas. Desde jovem mostrou seu talento, não somente como pintora, mas também como terapeuta, capaz de identificar traços de desequilíbrio e patologias nos trabalhos livres de pintura e de carvão.

Objetivo

O curso tem como objetivo trazer os conhecimentos da metodologia Luz, Escuridão e Cor de Liane Collot d’Herbois, vivenciando a triplicidade macrocósmica de Luz, Escuridão e Cor, através dos movimentos das cores na pintura úmida e no velado.

Temas de estudo

As épocas culturais
Evolução da consciência humana através das cores
O movimento das cores magenta e veridian, explorado através de várias técnicas como pintura em papel úmido, pintura velada em papel seco, giz pastel seco ou lápis de cor.

 

Adriana Mariutti

Adriana Mariutti

Artista plástica terapeuta artística, formada em Comunicações pela FAAP em 1980. Cursou o Seminário Pedagógico na Escola Rudolf Steiner em 1986/1987 e, em 2005, se formou pela Escola Cinabro de terapia artística de Milão – Itália. Em 2014, aprofundou seus estudos sobre as cores na Escola Terra de Siena em Florença com o Método Luz , Cor , Escuridão na pintura terapêutica de Liane Collot d’Herbois. Trabalhou com classes de Pedagogia curativa na escola Rudolf Steiner de Milão por 10 anos. De volta ao Brasil, hoje trabalha na escola de formação Aurora e trabalhou na Associação Sagres em Florianópolis. Desde 2010 atua como terapeuta artística em seu atelier atendendo crianças, jovens e adultos.

Danielle Ferreira

Danielle Ferreira

Graduada em Letras pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) em 2002. Terapeuta artística formada em 2006 pela escola Sagres em Florianópolis-SC, com reconhecimento pela Aurora (Associação Brasileira dos Terapeutas Artísticos Antroposóficos). Cursou a primeira turma em “Luz, cor e escuridão” na metodologia Liane Collot d’Herbois também na escola Sagres (2010) e foi assistente da professora Bernadette Gollmer na segunda turma em 2015. Reside em Aracaju-SE e trabalha desde 2006 em seu ateliê Matiz. Lecionou na Associação Sagres em Florianópolis-SC.

Simoni Rodrigues Alves

Simoni Rodrigues Alves

Nascida em 23/08/1966 em Belo Horizonte/MG, formada em Psicologia pela UFMG (1990) e em Comunicação Visual pela FUMA (1988), em Belo Horizonte. Cursou o Arte e Ciência no Centro de Artes, em São Paulo, com especialização em Pintura (1992 a 1994), Curso Integrado de Fundamentação Básica de Antroposofia no Rio de Janeiro (1998 a 1999), Curso de Ampliação de Conhecimentos em Pedagogia Terapêutica, em Belo Horizonte (1999 a 2001) e foi uma das coordenadoras e professoras do curso de Terapia Artística em Belo Horizonte, assim como de vários outros cursos e formações antroposóficas. Cursou (como aluna, de 2010 a 2013, e depois como auxiliar, de 2015 a 2018) o Luz, Escuridão e Cor, com a professora suíça Bernadette Golmer, na Sagres, em Florianópolis. Formação em Medical Painting Therapy, no Emerald Foundation, na Holanda, de 2014 a 2017. Lecionou na Sagres, oferece cursos virtuais de pintura, trabalha com pacientes oncológicos pelo Oncocentro e atende em consultório particular em Belo Horizonte, todos com esta metodologia de Liane Collot d’Herbois.

Em breve.

Cursos relacionados