Não há povo que não cultive a arte de narrar, ela está presente em todos os tempos e lugares, inaugurando a própria história da humanidade. Ensina Walter Benjamin, o olhar, os movimentos da alma e do corpo sustentam a arte narrativa cuja matéria primordial é a própria vida. Acolhendo a substância viva da existência – a sabedoria -, essa linguagem artesanal propicia o acesso ao mundo dos sentimentos, a imagens primordiais e a simbologias capazes de aproximar os seres humanos a partir do que eles carregam como patrimônio simbólico comum. A narrativa constitui-se como expressão inalienável do ser humano, revestindo-se de singularidades em sintonia cada cultura, no dizer de Rudolf Steiner, com a alma de cada povo.
Esse patrimônio constituído de grandes imagens e gestos matriciais favorece o acesso a um arcabouço imaginário que sustenta o viver humano desde sempre. Associado à fantasia, ele vive em nós e constitui-se substrato potente para criar entusiasmo e para transformar, pois os saberes trazidos por meio dessas imagens propiciam o vínculo entre os sentimentos e a aprendizagem.
Na Educação da criança, sobretudo no contexto do Ensino Fundamental, é preciso considerar fortemente a substância da fantasia, o que se mostra imprescindível quando tratamos da pedagogia Waldorf. Para esse momento do ensino-aprendizagem, tanto a arte de narrar, quanto a matéria prima de que as narrativas se constituem reclamam ser observadas atentamente.
O objetivo geral do curso de extensão No fio da narrativa: saberes por meio de imagens no Ensino Fundamental é apresentar a relevância da narrativa como forma de reconectar a criança com seu imaginário, de estimular a fantasia e apresentar os saberes escolares, culturais e da condição humana.
As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 19h30 às 21h00.
Online pela plataforma Zoom.
Carga horária total: 20 horas aula.
São 6 encontros:
21 e 28 de agosto de 2023
04, 11, 18 e 25 de setembro de 2023
A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso compõe-se de: vivências, exercícios de contação, aulas expositivas e dialogadas, discussão de textos, atividades de trabalho individual e em grupo, criação de narrativas.
A avaliação será de forma contínua, considerando a participação dos alunos, a interação, contribuição nas discussões e realização de tarefas solicitadas, sobretudo a criação de narrativa.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed., São Paulo: Brasiliense, 1994.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 2007.
BACHELARD. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DEMI. O pote vazio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
DURAND, Gilbert. Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GUERRA, Melanie Mangels;BASEIO, Maria A F. A arte narrativa na pedagogia Waldorf: mitologia nórdica, imaginário e educação. Revista Jataí, vol.3, p.191-212, outubro 2021.
MACHADO, Regina. Acordais – fundamentos Teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: Difusão Cultural,2004.
PASSERINI, Sueli Pecci. O Fio de Ariadne – um caminho para a narração de histórias. São Paulo: Antroposófica,1998.
FERREIRA-SANTOS, Marcos. Crepusculário. São Paulo: Zouk, 2005.
STEINER, Rudolf. A Prática pedagógica. 2.ed. São Paulo: Antroposófica,2013.
STEINER, Rudolf. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Antroposófica, 2005.
STEINER, Rudolf. Pedagogia, arte e moral. São Paulo: Antroposófica, 2008.
STEINER, Rudolf. O método cognitivo de Goethe. 2.ed. São Paulo: Antroposófica, 2004.
Melanie Guerra
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner e Diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de graduação em Pedagogia e na pós-graduação.
2 parcelas de R$ 185,50 via PagCom ou R$ 371,00 a vista no boleto bancário.