• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Olhar para ver – refinando o olhar sensível na educação infantil

Olhar para ver – refinando o olhar sensível na educação infantil

INSCREVA-SE

Clique aqui

Concepção do curso

Ao iniciar o ano letivo o professor sempre carrega perguntas e se dispõe a renovar propósitos para a prática cotidiana na educação infantil.  Este curso será uma salutar oportunidade de refrescar os conteúdos, trocar com colegas e realimentar a alma como preparo para o reencontro com as crianças.

Objetivos

oferecer aos professores da Educação Infantil Waldorf um programa de aprofundamento de conteúdos e práticas que sustentem o trabalho com a criança de primeiro setênio, e que prepare o educador para iniciar o ano letivo com um novo olhar. O curso de extensão proporciona a oportunidade de estudar e aprofundar o conteúdo de uma conferência de Rudolf Steiner, acercar-se da observação fenomenológica da criança e dos fundamentos e práticas rítmicas na educação infantil.

Metodologia

Estudos, palestra, exercícios e oficinas com trabalhos individuais e em grupo.

Duração e carga horária

Carga horária: 24 horas.
Duração: 17/01 a 20/01.
Horário: Das 8h30 às 17h00

Bibliografia

Haes, D. Udo de. Cirandas de ontem e hoje –Antroposófica e FEWB. São Paulo. 2012.
Steiner, R. A Metodologia do Ensino- e as condições de vida do educador. São Paulo. Antroposófia e FEWB, 2014 – Terceira Conferência – Stuttgart, 10 /04/1924.
Lameirão, L. Observar é preciso, praticar é indispensável. Editora João de Barro. São Paulo. 2019.

Docentes

Rosemeire Laviano

Rosemeire Laviano

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Foi professora de Educação Infantil durante 12 anos na Escola Waldorf. Atua como docente da Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Rudolf Steiner, do programa Infância Vivenciada Primeira Infância e do Nós da Primeira Infância. É consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. É também contadora de histórias e diretora-presidente do Instituto Maiana.

Vanda Elisa de Farias Raulino

Vanda Elisa de Farias Raulino

Pedagoga, psicopedagoga e professora Waldorf há 32 com experiência no ensino fundamental e na educação infantil. Docente em cursos de formação de professores Waldorf pelo Brasil. Coordenadora da Especialização em Educação Infantil nos cursos de Jaguariúna/SP, Porto Alegre/RS e na Pós-Graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.

Luiza Helena Tannuri Lameirão

Luiza Helena Tannuri Lameirão

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, dedicou-se inicialmente à educação de crianças pequenas. Desde 1979, trabalha com a Pedagogia Waldorf, dedicando-se à prática em sala de aula e à formação de professores Waldorf. Docente convidada para cursos e congressos pedagógicos e médicos no Brasil, e congressos internacionais no âmbito da Pedagogia Waldorf. É co-fundadora do Colégio Waldorf Micael, do Instituto Olinto Marques de Paulo e da Aliança Pela Infância. 

Atualmente vive em São Paulo e cultiva um pequeno jardim onde florescem rosas, orquídeas, bromélias e jasmins. 

Flávia Betti

Flávia Betti

Professora de canto formada em cantoterapia pela escola Raphael. Fez o seminário de pedagogia waldorf na Rudolf Steiner se especializando no primeiro setênio. Foi professora da Educação Infantil na Escola Anabá. Atuou em creches e abrigos para crianças carentes até 2019. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner para a Pós-Graduação da Educação Infantil e no Seminário de Formação em Botucatu. É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças.

Sandra Eckschmidt

Sandra Eckschmidt

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Escola de Educação Infantil de Pedagogia Waldorf Casa Amarela e da Formação em Pedagogia Waldorf de Florianópolis. Coordenadora e pesquisadora do Projeto Território do Brincar. Atua na área da infância, do brincar, educação infantil, pedagogia Waldorf e narrativas autobiográficas sobre a infância. Pesquisadora no Núcleo Infância, Cultura e Arte (NICA/UFSC) Professora convidada do Centre of Creative Education de Cape Town, África do Sul (2015). Autora dos livros, “A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre sua infância, “Ndiphilile, eu estou viva” e co-autora do livro a “Bola e a Boneca”.

2 parcelas de R$ 288,00  via cartão de crédito, ou R$ 576,00 à vista no boleto bancário.

Cursos relacionados