Faculdade Rudolf Steiner

Turma 2018-2021

No dia 8 de agosto aconteceu a formatura da terceira turma do curso Canto e Cantoterapia do Brasil.
O curso, sediado em Florianópolis, contou com 20 alunos de vários lugares do Brasil, do Norte ao Sul e também da Argentina, tendo como integrantes cantores, pedagogos, terapeutas e médicos.⠀
Parabéns aos nossos formandos!

Carta da Coordenadora Francisca Cavalcanti

Videos produzidos pela turma

“Jubilate” – outubro de 2020

“A Lua girou” – dezembro de 2020

“Canções do Brasil” – agosto de 2021

Como ingressar

Para saber mais sobre o curso e sobre uma próxima turma,
preencha o Formulário de Interesse com seus dados pessoais.
Você será informado por email quando abrirem as inscrições para a nova turma.

Este curso é indicado para todos aqueles que têm interesse em aprofundar os fundamentos da arte do canto, da arte terapêutica e musical de acordo com a visão de mundo antroposófica, e que futuramente desejem atuar profissionalmente neste âmbito em escolas, clínicas, consultórios ou hospitais.

– Terapeutas, musicoterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas e naturólogos;
– Músicos, coralistas, cantores, facilitadores e educadores musicais;
– Estudantes de pedagogia, música e diversas licenciaturas;
– Todos aqueles que buscam uma ampliação musical à luz de uma nova visão de mundo e da arte de curar com a vertente artística, social, pedagógica ou terapêutica com o canto e, assim, ampliar novas possibilidades e redirecionamento da carreira profissional.

Pré-requisitos

– Diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento;
– Mais de 24 anos;
– Conhecimentos básicos de música.

Apresentação

Os elementos do canto e as leis da música são compreendidos pela Antroposofia como forças arquetípicas que constituem o ser humano enquanto ser físico, anímico e espiritual. No ato de cantar, o ser humano manifesta essas forças, as quais atuam em seus diferentes níveis por meio do elemento artístico, do social e da terapia com o canto.

A partir dos elementos musicais, das vivências internas das vogais, da atuação plástica formativa das consoantes, da ausculta dos tons, da percepção da ressonância da voz e dos movimentos respiratórios, são criados exercícios para o autodesenvolvimento e a percepção de si mesmo, que podem ser trabalhados em clínicas, hospitais ou escolas, individualmente ou em pequenos grupos, sob a supervisão de um terapeuta.

Histórico

Em 1923, a cantora sueca Valborg Werbeck Svärdström (1879-1972) uniu-se ao impulso médico-terapêutico, fundamentado na Antroposofia por Rudolf Steiner e pela Dra. Ita Wegman, juntamente com Dr. Karl König e Dr. Eugen Kolisko, criando a Escola Desvendar da Voz, uma escola de canto com inovadora proposta artística, profilática e terapêutica.

No Brasil, o trabalho com a cantoterapia teve início em 1988 com apoio do cantoterapeuta suíço Thomas Adam, representante da Escola Desvendar da Voz na Europa. Foram ministrados seminários e workshops para cantores, regentes, pedagogos, terapeutas, fonoaudiólogos e médicos. Em 2001 foi realizado o primeiro Congresso Nacional da Escola Desvendar da Voz, no Centro Cultural Rudolf Steiner, em São Paulo, com o lançamento da edição em português do livro “A Escola do Desvendar da Voz: um caminho para a redenção na arte do canto”, de Valborg Werbeck Svärdström, pela Editora Antroposófica.

Com o crescente interesse nesta modalidade terapêutica e com a difusão da Antroposofia, da medicina, das Terapias Complementares Antroposóficas e da Pedagogia Waldorf, Thomas Adam, em conjunto com Francisca Cavalcanti e Regina Arena, fundaram, em 2005, a Escola Raphael de Canto e Cantoterapia, iniciando a primeira turma de Formação Livre em 2007, na Associação SAGRES, em Florianópolis. Duas turmas já foram concluídas, com alunos de diversas regiões e estados do Brasil, como também da Argentina, do Chile, da Colômbia e do México. Em setembro de 2017, teve início a terceira turma, que está em andamento. Este é o único curso de formação da Escola Desvendar da Voz na América do Sul.

Hoje no Brasil a modalidade artístico-profilático-terapêutica da cantoterapia, fundamentada na Escola Desvendar da Voz e na Antroposofia, é reconhecida pela ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica) e faz parte do CIMA (Comitê Ibero-americano de Medicina e Terapias Antroposóficas), sendo representada pelas cantoterapeutas brasileiras Francisca Cavalcanti, Meca Vargas e Maria Inês Nigro.

Objetivos

Capacitar profissionais para trabalhar com a Cantoterapia, fundamentada pela Escola Desvendar da Voz. A partir de experiências práticas e estudos teóricos, qualificar o profissional para o exercício da docência e da terapia, partindo do seu próprio aperfeiçoamento e mergulhando no seu processo de autodesenvolvimento, dimensões necessárias para a formação de um cantoterapeuta antroposófico.

Habilitar o aluno, a partir de vivências práticas, teóricas, reflexões, atividades artísticas e sociais, capacitando-o para aplicação em conjunta atuação no campo pedagógico, artístico, profilático, social e terapêutico desta moderna escola de canto e da arte terapêutica de Rudolf Steiner.

Disciplinas

As qualidades planetárias e sua atuação no ser humano, na arte e na cantoterapia
Biografia humana, a música, as etapas de desenvolvimento humano e o canto
O canto no desenvolvimento da criança e na educação
Tipos planetários
Etapas do crescimento
Setênios e Pedagogia Waldorf
A Lira como instrumento de apoio ao canto
Regência
Canto coral
Euritmia
Orientação projetos sociais
Psicopatologia e as forças do equilíbrio no canto e na terapia
A cantoterapia nos transtornos e na educação terapêutica
O preparo do terapeuta, os passos da terapêutica com o canto
Histeria, neurastenia
Tipos constitucionais
Observação de paciente e anamnese
Canto coral
A Lira como instrumento de apoio ao canto
Dança circular
Euritmia curativa
Metodologia científica (estudos de caso)
Projeto social
Orientação para estágios de observação
Estresse, burnout e síndrome de trauma
Canto e endocrinologia
Doenças autoimunes e cuidados paliativos
Psiquiatria
Sistema endócrino
Doenças terminais
Canto coral
Euritmia
Dança circular
Orientação para elaborar o TCC
Estudos de caso (apresentações)

Formato

Na intenção de atingir diferentes públicos, viabilizar a participação de pessoas que tenham diferentes disponibilidades e que residam em locais distantes ou diferentes cidades do Brasil e/ou da América do Sul, este curso será oferecido em caráter modular intensivo de imersão.

O planejamento de cada módulo contempla aulas de regência e instrumento (lira), além de exercícios e fundamentação do canto e da cantoterapia, de acordo com cada tema previsto para o módulo, fundamentação médica e movimento, como a Euritmia ou a Dança Circular.

Ao final de cada módulo está prevista uma apresentação artística do grupo, incluindo coral e pequenos ensembles em forma de um sarau. Essa prática visa trazer ao aluno experiências pedagógicas e artísticas, desde a organização, a preparação e a seleção de repertório, até a apresentação aberta ao público.

Investimento

Em breve.

Condução e Coordenação

Condução: Núcleo Brasileiro da Escola Desvendar da Voz

Coordenação