Faculdade Rudolf Steiner

Apresentação

Com um século de existência no cenário das artes do movimento, a Euritmia busca agora adentrar os meandros acadêmicos, visando o reconhecimento formal de seus profissionais, proporcionando um espaço de laboratório artístico e de investigação dos fundamentos desta arte e incentivando novos caminhos e perspectivas.

Aperfeiçoar o olhar e a escuta de um euritmista, que se propõe a formar outros profissionais desta arte tão sutil e/ou áreas afins, é uma tarefa de grande responsabilidade, pois isso se projetará nas gerações futuras, e terá um reflexo direto na prática e na existência desta arte no mundo.

Sendo assim, este Curso se propõe a dar início a esta nova fase de amadurecimento profissional dos euritmistas, sabendo que não será possível abordar e nem mesmo esgotar todos os estudos e competências que integram esta arte.

Esta Especialização visa capacitar os atuais euritmistas para a docência em cursos profissionalizantes em geral e na formação em euritmia. Para esse fim serão abordados aspectos metodológicos da educação de adultos e da pesquisa no campo das artes.

Público-alvo

Profissionais formados em euritmia interessados em aprofundamento e na docência para formação de adultos.

Pré-requisitos

– ter formação em Euritmia;
– diploma de Ensino Superior.

Objetivo

Propiciar ao euritmista, um aprofundamento dos elementos fundamentais da Euritmia no âmbito musical e da linguagem poética, com o intuito de instrumentalizá-lo para a docência de adultos nas mais diversas graduações, especializações e cursos livres, tais como: pedagogia, agricultura, música, terapia artística, entre outras, incluindo a docência na própria graduação(formação) em Euritmia.

Pretende-se fundamentar e aprimorar através de uma abordagem teórico/prática os princípios fundamentais da graduação em Euritmia, desenvolvendo no profissional uma percepção refinada e ampla dos processos de criação e investigação desta arte.

O curso também se propõe a oferecer uma visão diversificada do universo das artes do movimento, assim como as variadas expressões artísticas existentes em nossa brasilidade, estabelecendo sua relação com a arte eurítmica e suas práticas artístico/ pedagógicas.

Diferenciais

Capacitar atuais euritmistas para a docência de adultos em cursos profissionalizantes em geral e na formação em euritmia.

Visão diversificada do universo das artes do movimento e das variadas expressões artísticas brasileiras, estabelecendo sua relação com a arte eurítmica e suas práticas artístico/ pedagógicas.

Temas

Euritmia da palavra e da música: aprofundamento e pesquisa de seus elementos básicos de diferentes pontos de vista;

Euritmia Meditativa: aspectos metodológicos, dramáticos e pesquisas recentes;

Processos Criativos: pesquisa qualitativa nas diferentes áreas, referentes a música, recitação e dramatização;

Laboratório de Pesquisa: brasilidade, na euritmia, dança/movimento.

Formato, estrutura e calendário

Formato: Semipresencial
Duração: 16 meses

Estrutura

3 módulos com 12 dias de duração. Total de 342 aulas de 50 minutos (h)/cada.
2 módulos de 6 dias de duração. Total de 100 aulas de 50 minutos (h).

Aulas presenciais: das 8h10 às 12h, das 13h30 às 17h10 e das 18h10 às 19h.
Aulas remotas quinzenais, às quartas-feiras, via plataforma Zoom, das 18h às 19h40.

Carga horária total do curso:
442 horas/aulas de 50 minutos em módulos intensivos de aulas presenciais e
56 horas/aulas remotas de 50 minutos.
Total: 498 aulas de 50 minutos (415h)

Titulação

Especialista em Euritmia na formação de adultos

Investimento

Em breve.

Coordenação