Sobre o Grupo
A Proposta Pedagógica de Rudolf Steiner:
Contribuições para a educação contemporânea
Descrição
Debate atualizado sobre a Pedagogia Waldorf como contribuição para a educação contemporânea, para pesquisadores, docentes e educadores interessados na concepção de evolução humana segundo Rudolf Steiner.
Parceria nacional com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Grupo vinculado e certificado pelo CNPq
Linhas de Pesquisa
Saiba mais As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos
Esta linha de pesquisa tem por objetivo fazer a leitura e discussão dos livros publicados por Rudolf Steiner durante seu percurso como pensador dos mais variados temas de seu tempo. Para tanto, as leituras seguem a ordem cronológica de publicação com fito de acompanhar suas reflexões, a formulação de suas abordagens e as discussões com autores fundamentais para composição de sua trajetória bibliográfica.
Saiba mais Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais
Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar temas e propor práticas de intervenção social em ambientes diversos, com a perspectiva de encontrar elos entre a ação social, a educação de modo geral e a antroposofia, ampliando conhecimentos sobre o impacto que essas ações têm na vida das pessoas envolvidas.
Saiba mais Pé de Dança - Pedagogias da dança e Antroposofia
Esta linha de pesquisa pretende investigar, discutir e refletir sobre o lugar da dança, das artes e das práticas do movimento na Antroposofia. Visa reunir pesquisadores, professores, artistas-educadores, mestres e doutores na área da Dança, Artes do movimento e afins para discutir teorias, abordagens, projetos, ações desenvolvidas e em desenvolvimento no campo do ensino da dança, mantendo a discussão na interface da arte e da educação.
Saiba mais Brasilidades
Esta linha propõe pesquisar e promover ampliação e aprofundamento de estudos e conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, sobre a cultura popular brasileira. Seu enfoque é a presença das matrizes afro-brasileiras e indígenas no currículo da Pedagogia Waldorf, ao longo de todas as suas etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Formação de Educadores. Busca, também,dialogar com comunidades, pesquisadores, professores, educadores e interessados no tema por meio de vivências, grupos de estudos, alfabetizações temáticas, trocas, levantamento de registros e organização de material de apoio para educadores
Saiba mais Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças
Esta linha tem o objetivo de investigar as relações entre a linguagem e o desenvolvimento da criança na primeira infância. Busca-se pesquisar, em diferentes abordagens pedagógicas e científicas, as convergências e divergências com a proposta de Rudolf Steiner para a Pedagogia Waldorf.
I Encontro
No dia 25 de setembro, às 16h, pela Plataforma Zoom, ocorreu o I Encontro do grupo de pesquisa A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea, certificado pelo CNPq e coordenado pelo Prof. Dr. Jonas Bach, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UTM), com quem a Faculdade Rudolf Steiner estabeleceu parceria, a fim de compartilhar estudos, pesquisas e projetos.
No encontro, o Prof. Jonas proferiu palestra com o tema “O desafio da pesquisa sobre o legado de Rudolf Steiner: reflexões, debates e atualização”. Apresentou biografia de Steiner, bem como suas interlocuções com pensadores da época. Assinalou a importância da pesquisa científica no século XXI no âmbito dos estudos de Steiner, bem como da documentação do que se faz na Pedagogia Waldorf, atividades e iniciativas muito importantes e fundamentadas, que, muitas vezes, caem no esquecimento por falta de registro.
Reconheceu que estamos em um momento em que há canais abertos para criar diálogos de pensamentos, de ideias, no mundo acadêmico, movimento impulsionado por Thomas Khun e por Edgard Morin. Mostrou que a Antroposofia oferece não apenas objetos de pesquisa, mas também formas de abordagem e metodologias que podem contribuir com novas pesquisas científicas.
Estavam presentes as cinco linhas que funcionam na FRS e a linha que funciona na UFTM, a saber:
As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos, sob coordenação de Marcelo Rito e Maria Florência Guglielmo;
Pesquisa e(m) ação: impulsos sociais e educacionais, sob coordenação de Melanie Gesa Mangels Guerra e Maria Auxiliadora Fontana Baseio;
Pé de Dança – Pedagogias da Dança e Antroposofia: estudos contemporâneos, sob coordenação de Juliana Klein, Luiza Banov e Renata Fernandes;
Brasilidades, sob coordenação de Glauce Kalisch, Luciana Sapia e Gabriela Francischinelli;
Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças, sob coordenação de Rosemeire Laviano;
Fundamentos e Práticas da Pedagogia Waldorf, sob coordenação de Jonas Bach.
O evento ofereceu rica oportunidade para os investigadores de todas as linhas perceberem o sentido de participar nos processos investigativos, os significados de compartilhar problemáticas, experiências e conhecimentos, bem como a relevância de se colocar em movimento de descoberta. Foi um encontro para pontuar desafios e traçar perspectivas, como a organização de eventos científicos, projetos conjuntos, publicações e outras formas de fortalecer vínculos e saberes.
NUPES (Núcleo de Pesquisa)
Melanie Gesa Mangels Guerra (Diretora)
Maria do Carmo Lizarzaburu Abi-Sâmara (Coordenadora da pós-graduação)
Marcelo Rito (Coordenador da graduação)
Maria Auxiliadora Fontana Baseio (Organizadora do setor de Pesquisa)
Coordenação
Jonas Bach Junior
Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e conselheiro da Faculdade Rudolf Steiner. Licenciado em filosofia e formado em jornalismo e pedagogia, fez seu percurso acadêmico na educação. Pós-Doutor pela Unicamp e Doutor pela UFPR, com estágio na Alanus Hochschule, sua pesquisa abrange a fenomenologia de Goethe, a filosofia da educação de Steiner e a Pedagogia Waldorf. Como escritor, publicou os livros Espírito de Surfista, Laboratório da Metamorfose da Alma, Sinasofia e Como Vivem os Alunos Waldorf. Coordena o projeto Ecosofia, desenvolvido em duas universidades alemãs, elaborando uma proposta de educação nas questões ecológicas atuais. Iniciou na Alemanha seu aprofundamento em pesquisas no âmbito dos estudos biográficos.