• Home
  • As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

Esta linha de pesquisa tem por objetivo fazer a leitura e discussão dos livros publicados por Rudolf Steiner durante seu percurso como pensador dos mais variados temas de seu tempo. Para tanto, as leituras seguem a ordem cronológica de publicação com fito de acompanhar suas reflexões, a formulação de suas abordagens e as discussões com autores fundamentais para composição de sua trajetória bibliográfica.

Sobre o grupo

Essa linha de pesquisa surgiu antes da fundação da Faculdade Rudolf Steiner e visa, desde seu início, compartilhar impressões e reflexões que as obras de Steiner, colocadas em ordem cronológica, sugerem. O ritmo semanal de encontros possibilita aprofundar temas que surgem na própria experiência com os textos em sequência cronológica.

Ações propostas

Tratar da obra steineriana no contexto de sua produção.
Discutir temas próprios às preocupações dos grupos de leitura.
Constituir reflexões sobre a cosmovisão que sustenta a perspectiva de Steiner para a pedagogia.

Como participar

Os grupos estão em atividade e, a partir de março de 2021, será aberto um novo grupo de leitura com reuniões semanais a partir de A obra científica de Goethe.

Para participar dos subgrupos que já estão em funcionamento, entre em contato com marcelo.rito@frs.edu.br.

Coordenação

Florencia Guglielmo

Formada em terapia ocupacional pela USP, especializada em terapia ocupacional dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO), formada em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf, especializada em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-PUC, mestra pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, doutoranda do programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Atua como coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.

Marcelo Rito

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.