Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças
Esta linha tem o objetivo de investigar as relações entre a linguagem e o desenvolvimento da criança na primeira infância. Busca-se pesquisar, em diferentes abordagens pedagógicas e científicas, as convergências e divergências com a proposta de Rudolf Steiner para a Pedagogia Waldorf.
Esta linha de pesquisa reúne participantes de vários locais do Brasil, de diversas áreas do conhecimento, sobretudo da Educação, em âmbito público e privado, que têm afinidade com as questões da infância e das linguagens, bem como interesse em ampliar conhecimentos que tragam lastros para a prática pedagógica e para a relação com a criança de modo geral.
Produzir e desenvolver pesquisa e criação artístico-pedagógica;
Discutir textos relacionados à infância e às linguagens;
Organizar eventos nacionais e internacionais;
Exercitar observação de crianças no âmbito das linguagens;
Organizar publicações.
Encontros em 2023
O grupo está aberto à participação de interessados em realizar pesquisas sobre a primeira infância.
Nossos encontros serão mensais pela plataforma zoom, às segundas-feiras, das 19h às 20h30.
Datas: 6/03; 10/04; 08/05; 05/06; 07/08; 04/09; 02/10; 06/11.
Para participar, entre em contato com rosemeire.laviano@frs.edu.br e dayse.araujo@frs.edu.br.
Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação.
Encontros em 2022
O grupo está aberto à participação de interessados.
Plataforma zoom, às quartas-feiras, das 19h às 20h30, nas seguintes datas:
9 de março; 6 de abril; 4 de maio; 15 de junho; 10 de agosto; 14 de setembro; 5 de outubro; 9 de novembro.
Encontros em 2021
O grupo está aberto à participação de interessados.
Nossos encontros serão mensais pela plataforma zoom, às terças-feiras, das 19h às 20h30.
Encontros em 2020
Mensais, às quartas-feiras, das 10h às 11h30.
16/09 – Apresentação da linha de pesquisa, construção da proposta de estudos e apresentação de uma dissertação.
25/09 – Primeiro Encontro do Grupo de Pesquisa A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE RUDOLF STEINER com o tema “O desafio da pesquisa sobre o legado de Rudolf Steiner: reflexões, debates, atualização, com Jonas Bach. Excepcionalmente, o encontro será às 16 horas.
21/10 – Apresentação de trabalho de pesquisa e discussão de texto.
18/11 – Apresentação de trabalho de pesquisa e discussão de texto.
Rodas de conversa 2019
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Professora durante 12 anos, na Educação Infantil Waldorf. Docente da Faculdade Rudolf Steiner e do programa Nós da Primeira Infância, sucessor do Infância Vivenciada Primeira Infância. Consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. Contadora de histórias.
Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP, desde 2016. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Cursa especialização em Educação Infantil Waldorf e leciona disciplinas da área na graduação da Faculdade Rudolf Steiner.