• Home
  • Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais

Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar temas e propor práticas de intervenção social em ambientes diversos, com a perspectiva de encontrar elos entre a ação social, a educação de modo geral e a antroposofia, ampliando conhecimentos sobre o impacto que essas ações têm na vida das pessoas envolvidas.

Sobre o grupo

A iniciativa dessa linha surgiu a partir da ideia de Ute Craemer – fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e Aliança pela Infância – de criar um livro escrito por jovens e para jovens, a fim de que possam se inspirar para o trabalho social. Desse modo, para a construção do material, jovens da Associação Comunitária Monte Azul, do Centro Acadêmico Ute Craemer, da Faculdade Rudolf Steiner e demais interessados uniram-se. Na ocasião, a Faculdade Rudolf Steiner estava em processo de formalização de suas linhas de pesquisa, assim a ideia da ação social incorporou-se ao desafio da investigação científica.

Ações propostas

– Ampliar a compreensão sobre o sentido e o impacto de projetos sociais.
– Compreender a importância do voluntariado e desenvolver a autoeducação e a socioeducação a partir da atuação em projetos sociais.
– Democratizar a linguagem acadêmica de pesquisa no campo social e educacional.
– Elaborar material educacional sobre a ação social.
– Criar propostas, eventos, cursos, congressos e outras formas de interlocução com a sociedade.
– Documentar e acompanhar projetos de ação social.

Como participar

O grupo está aberto à participação de interessados.
Os encontros são virtuais.

Para participar, entre em contato com melanie.guerra@frs.edu.br ou maria.baseio@frs.edu.br.
Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação.

Os encontros acontecem mensalmente às sextas-feiras, das 16h30 às 17h30.

Projetos em andamento em 2022 

Mainumby: memória e metodologia 

Pesquisadores responsáveis:
Susanne Rotermund
Patricia Carla Matheus Evangelisti Silva

O propósito social da pedagogia Waldorf: reflexões, relatos de experiências e possibilidades de atuação 

Pesquisadores responsáveis:
Melanie M. Guerra
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Andréa Siewerdt
Daniela Alexandre do Nascimento
Giovanna Vincitore Fornazari
Josielma dos Santos Oliveira
Leda Maria Cimino Meirelles
Penélope Lopes Tonelli

Rodas de conversa em 2021

Roda de conversa FRS

Coordenação

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de Pesquisa “Arte, Cultura e Imaginário”, vinculado à Universidade Santo Amaro, onde trabalha como docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisadora do grupo “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens”, vinculado à Universidade de São Paulo, onde é professora colaboradora. Escreveu em coautoria o livro A literatura e o imaginário: diálogos transversais (2017). Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação.

Melanie Mangels Guerra

Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner e Diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.