Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar temas e propor práticas de intervenção social em ambientes diversos, com a perspectiva de encontrar elos entre a ação social, a educação de modo geral e a antroposofia, ampliando conhecimentos sobre o impacto que essas ações têm na vida das pessoas envolvidas.
A iniciativa dessa linha surgiu a partir da ideia de Ute Craemer – fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e Aliança pela Infância – de criar um livro escrito por jovens e para jovens, a fim de que possam se inspirar para o trabalho social. Desse modo, para a construção do material, jovens da Associação Comunitária Monte Azul, do Centro Acadêmico Ute Craemer, da Faculdade Rudolf Steiner e demais interessados uniram-se. Na ocasião, a Faculdade Rudolf Steiner estava em processo de formalização de suas linhas de pesquisa, assim a ideia da ação social incorporou-se ao desafio da investigação científica.
– Ampliar a compreensão sobre o sentido e o impacto de projetos sociais.
– Compreender a importância do voluntariado e desenvolver a autoeducação e a socioeducação a partir da atuação em projetos sociais.
– Democratizar a linguagem acadêmica de pesquisa no campo social e educacional.
– Elaborar material educacional sobre a ação social.
– Criar propostas, eventos, cursos, congressos e outras formas de interlocução com a sociedade.
– Documentar e acompanhar projetos de ação social.
O grupo está aberto à participação de interessados.
Os encontros são virtuais.
Para participar, entre em contato com melanie.guerra@frs.edu.br ou maria.baseio@frs.edu.br.
Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação.
Os encontros acontecem mensalmente às sextas-feiras, das 16h30 às 17h30.
Mainumby: memória e metodologia
Pesquisadores responsáveis:
Susanne Rotermund
Patricia Carla Matheus Evangelisti Silva
O propósito social da pedagogia Waldorf: reflexões, relatos de experiências e possibilidades de atuação
Pesquisadores responsáveis:
Melanie M. Guerra
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Andréa Siewerdt
Daniela Alexandre do Nascimento
Giovanna Vincitore Fornazari
Josielma dos Santos Oliveira
Leda Maria Cimino Meirelles
Penélope Lopes Tonelli
Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de Pesquisa “Arte, Cultura e Imaginário”, vinculado à Universidade Santo Amaro, onde trabalha como docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisadora do grupo “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens”, vinculado à Universidade de São Paulo, onde é professora colaboradora. Escreveu em coautoria o livro A literatura e o imaginário: diálogos transversais (2017). Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação.
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner e Diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.