Eixo 2 – Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais

Este eixo de pesquisa tem por objetivo investigar elos entre a educação, a ação social de modo geral e a antroposofia, ampliando conhecimentos sobre o impacto que essas ações têm na vida dos envolvidos.

Sobre o eixo de pesquisa

A iniciativa deste eixo surgiu a partir da ideia de Ute Craemer – fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e Aliança pela Infância – de criar um livro escrito por jovens e para jovens, a fim de que possam se inspirar para o trabalho social. Desse modo, para a construção do material, jovens da Associação Comunitária Monte Azul, do Centro Acadêmico Ute Craemer, da Faculdade Rudolf Steiner e demais interessados uniram-se. Na ocasião, a Faculdade Rudolf Steiner estava em processo de formalização de suas linhas de pesquisa, assim a ideia da ação social incorporou-se ao desafio da investigação científica.

Ações propostas

– Investigar as relações entre as propostas educacionais de Steiner e as ações e questões sociais.
– Ampliar a compreensão sobre o sentido e o impacto de projetos sociais.
– Compreender a importância do voluntariado e desenvolver a autoeducação e a socioeducação a partir da atuação em projetos sociais.
– Elaborar material educacional sobre a ação social.
– Criar propostas, eventos, cursos, congressos e outras formas de interlocução com a sociedade.
– Documentar e acompanhar projetos de ação social.

Como participar

Estamos abertos à participação de interessados em realizar pesquisas sobre a educação e as questões sociais.

Os encontros são mensais pela plataforma zoom, às sextas-feiras, das 16h às 17h.

Para participar, entre em contato com as coordenadoras. Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação.

Melanie Gesa Mangels Guerra (melanie.guerra@frs.edu.br)

Maria Auxiliadora Fontana Baseio (maria.baseio@frs.edu.br)

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação. É coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner.

Melanie Guerra

Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Foi Diretora da Faculdade Rudolf Steiner até 2023, onde atualmente ministra aulas. É diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.