Você sonha em trabalhar com educação e impactar positivamente a sociedade? Na FRS, preparamos você para ser protagonista na educação, atuando com sensibilidade, visão crítica e compromisso social. O curso de graduação em Pedagogia da FRS vai além do tradicional – é uma formação voltada para aqueles que desejam fazer a mudança e inspirar futuras gerações.
Duração:
8 semestres
Carga horária total:
3.605 horas, incluindo;
400 horas de estágio
supervisionado;
350 horas de atividades
complementares voltadas
para a ampliação cultural.
Modalidade:
Presencial
Período:
Noturno
(segunda a sexta-feira,
das 18h às 21h40,
com eventuais atividades
aos sábados);
Vagas por turma:
50
Mensalidade:
R$ 1.974,00
O curso de Pedagogia da FRS é cuidadosamente estruturado em 69 disciplinas, organizadas em três eixos principais, que garantem uma formação abrangente e equilibrada:
Eixo da formação cultural: aborda a compreensão do ser humano e da sociedade por meio de áreas como História, Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia, com enfoque multidisciplinar para desenvolver uma base sólida de conhecimento.
Eixo da formação pedagógica: focado no desenvolvimento de competências para o exercício da docência e gestão de processos educacionais, com uma abordagem prática sobre planejamento, didática e avaliação em contextos escolares e não escolares.
Eixo da formação artística e social: estimula o autoconhecimento e a criatividade através de atividades artísticas, musicais e corporais, além de preparar o aluno para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.
O processo seletivo para a turma de 2025 da Licenciatura em Pedagogia está com inscrições abertas. Veja o cronograma abaixo e faça parte dessa transformação educacional:
26 de outubro de 2024: realização do processo seletivo (das 9h às 13h).
04 de novembro de 2024: divulgação da 1ª lista de aprovados.
04 a 17 de novembro de 2024: período de matrículas.
04 novembro de 2024: Abertura do processo seletivo agendado
Transferência de outras instituições: vagas para estudantes de Pedagogia ou de outros cursos de graduação.
Portadores de diploma: segunda graduação para quem já possui formação superior.
Reabertura de matrícula: para alunos que realizaram trancamento de matrícula até 4 semestres anteriores.
ou entre em contato para detalhes sobre transferências: carolini.santos@frs.edu.br
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.
Obteve o mestrado em 2014 e o doutorado em 2018, ambos em Física, pela Universidade Federal do ABC. Durante o período de pós-graduação, também atuou como professor e coordenador pedagógico no cursinho popular da ACEPUSP. Desde 2015, participa dos encontros e cursos do grupo de Ciências Waldorf do Brasil.
Artista plástica. Licenciada em Artes Plásticas e com especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, onde atualmente é mestranda. Desde 2013, ministra práticas artísticas e história da arte em formações de professores Waldorf (São Paulo, Brasília e Capão Bonito) e cursos livres para jovens e adultos.
Engenheira florestal formada pela ESALQ/USP, mestre em Ciências Florestais pela mesma universidade com tema voltado à educação ambiental e juventude rural. Na área de educação tem experiência em trabalhos socioeducativos em diferentes áreas, especialmente em processos educativos socioambientais junto a populações de jovens. É formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Foi professora na Escola Waldorf Moara, professora de Geografia e Jardinagem e trabalhou com crianças e jovens. Trabalhou como articuladora pedagógica da Federação das Escolas Waldorf no Brasil de 2019 a 2023. Tem experiência em gestão de escolas Waldorf, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos socioeducativos. Tem na Pedagogia Social inspiração para seus trabalhos na área de gestão. Atualmente, é diretora da Faculdade Rudolf Steiner.
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) (2015), realizou a formação em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf. Possui a Certificação CTT Practitioner – certificação internacional no Método Barrett de Gestão de Cultura Organizacional (2017) e na ferramenta MBTI (2017) pela Fellipelli.
Formada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança desde então com crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Em 2006, concluiu sua formação em Euritmia Artística e Pedagógica pela Spring Valley Eurythmy School em NY. Desde 2007, vem atuando como professora de Euritmia na Escola Waldorf Rudolf Steiner, ministrando aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, onde também atuou como tutora de 2014 a 2017. Da mesma forma, ministrou diversos cursos no IDW – Instituto de Desenvolvimento Waldorf, SP. Cursou em 2014, pela UNESP, a Especialização em Arteterapia – Terapias Expressivas. Em 2018 finalizou o Seminário de Formação de Professores de Ensino Médio Waldorf, na EWRS e desde 2015 atua como diretora artística do Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil na EWRS. Em 2020 se tornou docente da FRS e orienta o projeto de extensão Coletivo ÎANDÉ. Atualmente está concluindo seu mestrado na Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo.
Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP, desde 2016. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Cursa especialização em Educação Infantil Waldorf e leciona disciplinas da área na graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Formada em terapia ocupacional pela USP, especializada em terapia ocupacional dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO), formada em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf, especializada em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-PUC, mestra pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, doutora pelo programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Atua como coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Psicólogo, Mestre (2003) e Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP (2010). Entre 2004 e 2011 foi professor de graduação em Psicologia na PUC-SP e ministrou cursos de especialização sobre o desenvolvimento da imaginação infantil na COGEA-PUC-SP. Durante 8 anos trabalhou na formação de professores da rede pública de Educação Infantil do município de São Paulo. Arte-educador, criou e coordenou por quase 20 anos cursos regulares e espetáculos que integram narrativa de histórias, teatro, circo e artes visuais. Em 2022 produziu e participou do espetáculo “A Magia da Floresta” apresentado para mais de 800 alunos dos CEUs de São Paulo. Desde 2010 é diretor executivo do Instituto Bacuri, organização sem fins lucrativos que realiza projetos sócio ambientais, educativos e culturais em diversas regiões do Brasil. Entre 2023 e 2024 foi presidente do CMDCA de Ubatuba e participa ativamente na elaboração de políticas públicas voltadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Graduada em Educação Física pela UEMG e Mestra em Educação e Docência pela UFMG. Foi aluna da 2o Formação Livre em Ginástica Bothmer. Também formou-se em Pedagogia Curativa e Terapia Social. Foi professora de dança por quase 20 anos e atualmente é professora de Educação Física e Circo da Escola Waldorf Rudolf Steiner.
Pedagoga, com especialização em Educação Especial, Educação de Surdos, Tradução e Interpretação de LIBRAS. Atualmente mestranda em educação na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, tendo como pesquisa a inclusão na escola Waldorf. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner as seguintes disciplinas: LIBRAS e Educação Especial.
Mestre pelo programa interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizou a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS.
Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação. É coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner.
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Foi Diretora da Faculdade Rudolf Steiner até 2023, onde atualmente ministra aulas. É diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
Formada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (2004) e mestre em educação musical pela Universidade de São Paulo (2020). Atua como professora de Música e Voz da Faculdade Rudolf Steiner e no curso de formação de professores Waldorf – IDW desde 2015.
Na FRS acreditamos que a educação tem o poder de moldar o futuro. Se você quer ser um educador (a) inovador (a) e consciente, pronto (a) para fazer a diferença na vida de seus alunos e na sociedade, inscreva-se no processo seletivo 2025!