Graduação

Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia

FORMULÁRIO DE INTERESSE

Clique aqui

Com o nosso curso de graduação em Pedagogia, o(a) profissional terá toda a capacidade e habilidades necessárias para atuar em diferentes frentes, como a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, exercendo a função de pedagogo em instituições não escolares, como empresas, sistema profissional e hospitalar, educação para Jovens e Adultos – EJA, cargos de gestão escolar, entre outras possibilidades.

Nossa missão é preparar alunos e alunas, de forma que sejam capazes de enfrentar os desafios educacionais da contemporaneidade.

Curso com nota máxima (5) no MEC

Registro de Autorização do curso nº 201602659
Processo de Reconhecimento do curso nº 202003887

Veja outras habilidades que desenvolvemos com o curso:

  • Formação de profissionais engajados no fomento da equidade humana e social.
  • Compromisso com uma visão abrangente da realidade educacional e cultural brasileira.
  • Reconhecimento crítico das Diretrizes Curriculares Nacionais.
  • Apreensão dos fundamentos das diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, promovendo diálogo permanente entre a pedagogia Waldorf e as diferentes linhas educacionais.

Grade curricular

As disciplinas que compõem a grade curricular do curso são divididas em diferentes eixos, os quais, juntos, contribuem para uma formação consistente de educadores comprometidos e engajados.

Veja:

Eixo da formação cultural: disciplinas que promovem base para a compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir do enfoque multidisciplinar em diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.

Eixo da formação pedagógica: disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo da sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais escolares ou não escolares.

Eixo da formação artística e social: disciplinas que promovem o autoconhecimento dos futuros educadores, a partir da exercitação artística, musical, corporal, assim como de ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.

Composição total: 69 disciplinas

Clique aqui para conferir cada uma das disciplinas.

Outras informações sobre o curso:

  • Duração: 8 semestres
  • Carga horária total: 3.603 horas
  • 400 horas de estágio
  • 350 horas de atividades complementares – ampliação cultural
  • Modalidade presencial
  • Período noturno: segunda a sexta-feira, das 18h às 21h40 (eventuais atividades aos sábados)
  • Vagas oferecidas por turma: 50

Vagas remanescentes

Transferência de outras instituições
Estudantes de Pedagogia ou de outros cursos de Graduação. 

Portadores de diploma (2ª graduação)
Graduados de outras instituições de Ensino Superior.

Reabertura de matrícula
Alunos da FRS que realizaram trancamento de matrícula no curso de Pedagogia em até  4 semestres anteriores.

Confira o edital 2024.
Entre em contato para mais informações sobre transferências: tawany.silva@frs.edu.br

 

Processo Seletivo 2024

Confira o Edital 2024.

Lista de aprovados 2024.

Coordenação

Marcelo Rito

Marcelo Rito

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.

Docentes

Allan Gonçalves

Allan Gonçalves

Obteve o mestrado em 2014 e o doutorado em 2018, ambos em Física, pela Universidade Federal do ABC. Durante o período de pós-graduação, também atuou como professor e coordenador pedagógico no cursinho popular da ACEPUSP. Desde 2015, participa dos encontros e cursos do grupo de Ciências Waldorf do Brasil.

Clarissa Mendes

Clarissa Mendes

Artista plástica. Licenciada em Artes Plásticas e com especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, onde atualmente é mestranda. Desde 2013, ministra práticas artísticas e história da arte em formações de professores Waldorf (São Paulo, Brasília e Capão Bonito) e cursos livres para jovens e adultos.

Cristina Velasquez

Cristina Velasquez

Engenheira florestal formada pela ESALQ/USP, mestre em Ciências Florestais pela mesma universidade com tema voltado a educação ambiental e juventude rural. Na área de educação tem experiência em trabalhos socioeducativos em diferentes áreas, especialmente em processos educativos socioambientais junto a populações de jovens. É formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Foi professora na Escola Waldorf Moara, professora de Geografia e Jardinagem e trabalhou com crianças e jovens. Trabalha como Articuladora Pedagógica da Federação das Escolas Waldorf no Brasil. Tem experiência em gestão de escolas Waldorf, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos socioeducativos. Tem na Pedagogia Social inspiração para seus trabalhos na área de gestão. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner.

Cristina Mansberger

Cristina Mansberger

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2015), realizou a formação em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf. Possui a Certificação CTT Practitioner – certificação internacional no Método Barrett de Gestão de Cultura Organizacional (2017) e na ferramenta MBTI (2017) pela Fellipelli.

Daniela Meirelles

Daniela Meirelles

Formada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança desde então com crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Participou profissionalmente em inúmeros grupos de Dança Clássica e Contemporânea nas cidades de Natal – RN e Rio de Janeiro – RJ. Em 2006, concluiu sua formação em Euritmia Artística e Pedagógica pela Spring Valley Eurythmy School, em NY. Desde 2007 vem atuando como professora de Euritmia na Escola Waldorf Rudolf Steiner, ministrando aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, onde também atuou como tutora de 2014 a 2017. Da mesma forma, ministrou diversos cursos para a Formação de Professores Waldorf, no IDW – Instituto de Desenvolvimento Waldorf, SP. Cursou em 2014, pela UNESP a Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Arteterapia – Terapia Expressivas. Em 2018 finalizou o Seminário de Formação de Professores de Ensino Médio Waldorf, na EWRS e desde 2015 atua como diretora artística do Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil na EWRS. Em 2020 se tornou docente da Faculdade Rudolf Steiner e orienta o Projeto de Extensão – Coletivo ÎANDÉ e atualmente está concluindo seu mestrado na Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo.

Dayse Cruz

Dayse Cruz

Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP, desde 2016. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Cursa especialização em Educação Infantil Waldorf e leciona disciplinas da área na graduação da Faculdade Rudolf Steiner.

Florencia Guglielmo

Florencia Guglielmo

Formada em terapia ocupacional pela USP, especializada em terapia ocupacional dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO), formada em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf, especializada em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-PUC, mestra pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, doutora pelo programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Atua como coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.

Gabriela Hilarino

Gabriela Hilarino

Graduada em Educação Física pela UEMG e Mestra em Educação e Docência pela UFMG. Foi aluna da 2o Formação Livre em Ginástica Bothmer. Também formou-se em Pedagogia Curativa e Terapia Social. Foi professora de dança por quase 20 anos e atualmente é professora de Educação Física e Circo da Escola Waldorf Rudolf Steiner.

Lidiane Maziero

Lidiane Maziero

Pedagoga, com especialização em Educação Especial, Educação de Surdos, Tradução e Interpretação de LIBRAS. Atualmente mestranda em educação na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, tendo como pesquisa a inclusão na escola Waldorf. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner as seguintes disciplinas: LIBRAS e Educação Especial.

Maria do Carmo Abi-Sâmara

Maria do Carmo Abi-Sâmara

Mestre pelo programa interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizou a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS.

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação. É coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner.

Melanie Guerra

Melanie Guerra

Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Foi Diretora da Faculdade Rudolf Steiner até 2023, onde atualmente ministra aulas. É diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.

Tarita de Souza

Tarita de Souza

Formada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (2004) e mestre em educação musical pela Universidade de São Paulo (2020). Atua como professora de Música e Voz da Faculdade Rudolf Steiner e no curso de formação de professores Waldorf – IDW desde 2015.

O valor das mensalidades para o ano letivo de 2024 será de R$ 1.955,36*.
*O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.

Conheça o Programa de Bolsa de estudos integrais ou parciais para o curso de Graduação

Bolsa Filantropia: integrais (100%) e parciais (50%)
Bolsa Educare: bolsas parciais (de até 50%)

Caso esteja com dúvida sobre qual programa você se encaixa, preencha o formulário de triagem e aguarde orientações da Comissão de Bolsa de Estudos.