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Pedagogia Waldorf

Quem foi Rudolf Steiner?

Rudolf Steiner nasceu na segunda metade do século XIX e, por meio de suas obras filosóficas e científicas, conectou-se profundamente às principais questões de sua época. Partiu de uma visão integral do ser humano, que abarca suas dimensões corporais, psicológicas e espirituais, contribuindo com as mais diversas áreas de atuação profissional.

Em 1919, impulsionou a fundação da primeira escola Waldorf, em Stuttgart, na Alemanha, com a qual nasceu uma nova concepção pedagógica ancorada nessa visão ampliada do ser humano e de seu desenvolvimento, visando também a uma nova organização social.

Atualmente, a pedagogia Waldorf encontra-se difundida em diversos países. O legado de Rudolf Steiner é fomentado pela Sociedade Antroposófica, cuja sede encontra-se em Dornach, na Suíça. A Sociedade Antroposófica possui representações em diversos países, assim como no Brasil, em São Paulo/SP.

Quem foi Rudolf Steiner?

A pedagogia Waldorf

No dia 27 de fevereiro de 1956, no bairro Higienópolis, em São Paulo, a Escola Higienópolis iniciou seu funcionamento, mantida pela Associação Pedagógica Rudolf Steiner. Sendo a primeira escola Waldorf no Brasil, nasce com o desafio de integrar à realidade brasileira uma pedagogia que fundamenta sua prática na imagem antroposófica do ser humano.

Posteriormente, a escola mudou-se para o bairro Alto da Boa Vista e passou a ser chamada Escola Waldorf Rudolf Steiner, atendendo, atualmente, mais de 800 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desde então, muitas outras iniciativas voltadas à antroposofia nasceram no Brasil: pedagogia Waldorf, pedagogia curativa, medicina antroposófica, agricultura biodinâmica, entre outras aplicações em diversas áreas da vida humana.

Desde 1997, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil – FEWB congrega, apoia, orienta e fortalece o movimento das iniciativas Waldorf no país. Em 2022, são 92 escolas filiadas englobando Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Além destas, 160 outras instituições ainda não filiadas ou em processo.

A pedagogia Waldorf

Formação Waldorf

Em 1973, atendendo à crescente necessidade de formação de professores na pedagogia Waldorf, nasceu o primeiro curso de formação Waldorf no Brasil, por iniciativa do casal Marianne e Rudolf Lanz.

Ele era diário e funcionava no horário matutino, no ambiente da Escola Waldorf Rudolf Steiner, tendo duração de dois anos. Contou com o apoio de muitos docentes, cumprindo com sua finalidade de formar professores aptos a atuarem com base nesta pedagogia e nas novas iniciativas Waldorf que surgiam no Brasil.

Em 1997, houve uma grande reformulação de propostas. O curso tornou-se noturno, abarcando professores Waldorf atuantes em busca de uma formação consistente. Ainda neste mesmo ano, foi oficializado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), como um curso certificado com diploma de magistério.

Formação Waldorf