• Home
  • Pós-Graduação

Pós-Graduação

Artes na Pedagogia Waldorf

Artes na Pedagogia Waldorf

INSCREVA-SE

Clique aqui

Visão do desenvolvimento da criança e do jovem a partir dos elementos das artes plásticas e apoiar o desenvolvimento do professor de educação artística para atuação na escola Waldorf e em outros contextos.

Apresentação


O século XX trouxe uma revolução na maneira de se fazer e pensar a arte. É importante lembrar que Rudolf Steiner foi contemporâneo a esta revolução artística e trouxe para a Pedagogia Waldorf o conhecimento e a aplicação do elemento plástico, não apenas na sua forma figurativa, mas também na sua forma essencial ou abstrata. E é na abstração que a força do elemento puro se expressa e justamente essa força potencial e criativa está a serviço do desenvolvimento da criança e do jovem.

Na arte abstrata ou na expressão do elemento puro, a linha, por exemplo, não se restringe a ser contorno, a ser caligrafia ou a se colocar a serviço da representação de algo. Ela pode expressar o seu âmago: ser movimento, direção; ser fluída ou interrompida; ser suave ou forte; ser trêmula e sensível, ou firme e intrépida. Essas qualidades do elemento puro são potências criativas que não só atuam na natureza, mas também são alimento para a alma humana.

O vocabulário das artes plásticas é constituído pelos elementos: ponto, linha, superfície, luz/escuridão, cor e volume. Este curso propõe-se a apresentar cada um deles nas suas qualidades básicas, nas suas características expressivas, na sua aplicação na construção figurativa, além de mostrar como esses valores podem contribuir para o ser humano em desenvolvimento e podem ser como instrumentos a serviço da educação.

Objetivos

Oferecer uma visão do universo plástico, permitindo que o aluno conheça as qualidades e características de cada um de seus elementos.

Propiciar uma visão do desenvolvimento da criança e do jovem sob o viés das artes, assim como oferecer um panorama da história da arte relacionada à Antroposofia.

Apresentar a brasilidade e estabelecer sua relação com o currículo de artes na Pedagogia Waldorf.

Dar ao aluno os subsídios necessários para que possa atuar com o ensino de artes em todas as instituições educacionais no Brasil, inclusive nas escolas Waldorf.

Eixos de estudo e disciplinas

– Elementos das artes plásticas: linha, luz e escuridão, cor e volume – estudo e aplicação no currículo da pedagogia Waldorf

– Brasilidade: Pesquisa e aplicação

– História da arte e Antropologia:  História da arte, o desenvolvimento da consciência e da constituição humana

– Pesquisa científica

Pré-requisitos

– Diploma de curso superior, preferencialmente com Licenciatura em qualquer área do conhecimento.

– Certificado do curso de Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 50 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico).

– Formação em artes ou prática artística consistente e comprovável.

– Portfólio contendo de 20 a 50 trabalhos realizados pelo candidato, organizados em powerpoint, enviado em pdf. Caso o candidato não tenha formação em artes, utilizar esse mesmo documento para contar sobre sua prática artística.

A documentação para análise deve ser anexada no Formulário de Processo Seletivo.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, o coordenador(a) do curso poderá solicitar uma entrevista virtual caso considere necessário.

Estrutura e calendário

Modalidade: semipresencial
Duração: 26 meses
Carga horária total: 577 aulas de 50 minutos / 480 horas (50 min)
Vagas oferecidas: 45

Processo Seletivo

Período de processo seletivo: 03/06 a 01/07/2024
Início das matrículas: 01/07 a 12/08/2024
Início das aulas: 16/08/2024

Turma 2024 – Confira aqui o calendário de aulas.

Confira o Edital 2024.

19 módulos de fim de semana com 17 hs de aula: sexta-feira das 18h às 21h40, sábado das 8h10
às 17h10, domingo das 8h10 às 12h50, totalizando 323 aulas;

4 módulos de imersão, em janeiro e julho, com 56 aulas cada: início na sexta-feira e término da
sexta-feira da semana seguinte. Sexta inicial com aulas das 18h às 21h40; sábado das 8h10 às
17h10; domingo das 8h10 às 12h; segunda a sexta com aulas das 8h10 às 17h10, totalizando 224
aulas;

2 aulas mensais online, por 12 meses, das 19h às 20h40, totalizando 24 aulas;

6 aulas de História da Arte, a serem realizadas em formato remoto, em agosto/2026.

Histórico

Cada vez mais tem se reconhecido a importância das artes na formação do educando. Ken Robinson, pesquisador e consultor contemporâneo da área da educação, vem alertando, em escala global, o valor das artes para as gerações futuras e para as questões que estas gerações em formação terão que enfrentar. Nas escolas Waldorf, as atividades artísticas percorrem todos os anos do ensino e buscam acompanhar e proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano. Todavia, até hoje no Brasil poucas iniciativas foram implementadas para dar os subsídios necessários aos professores de artes de forma estruturada e focada, para que atuem nesta linha pedagógica. Ao mesmo tempo, a experiência acumulada individualmente ao longo de décadas por diversos professores, até então dispersa, constitui um rico conhecimento e conjunto de práticas que podem inspirar o ensino de artes nos mais diversos contextos. É diante dessa situação que o presente curso se propõe a ser um espaço de convergência de tal conhecimento, assim como de desenvolvimento para os professores da área, de modo que possam, com mais consciência e competência, colocarem-se em sala de aula, apoiando o desenvolvimento integral de seus alunos.

Estágios

O aluno deverá realizar um mínimo de 25 horas, em Escola Waldorf reconhecida, na área de artes e com variedade de idades e temas.

Trabalho de Conclusão do Curso

Elaboração de portfólio, conforme especificação da Coordenação do Curso, apresentado no prazo previsto em calendário acadêmico.

Titulação

Especialista em Artes na Pedagogia Waldorf

Coordenação

Luciana Betti

Luciana Betti

Formada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, em Escultura pelo Emerson College (Reino Unido) e pelo Centro de Artes (SP). É também especialista em Arteterapia pela Universidade Paulista (SP). Atua como professora de Artes na Faculdade Rudolf Steiner, em Seminários de Pedagogia Waldorf e cursos de Terapia desde 1990. É coordenadora do curso de formação de professores de Botucatu, e autora da coleção de livros do Reino de Além-Véu.

26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.160,00 (um mil, cento e sessenta reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de agosto/2024.

Bolsas

A FRS oferece condições especiais para vagas afirmativas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. Além de bolsas de 20%* em todas as mensalidades deste curso para:

– professores atuantes de escolas públicas;
– professores atuantes de escolas Waldorf federadas em regularidade com a FEWB;
– portadores de diploma de curso de Graduação em Pedagogia da FRS;

*São exigidas comprovações desta atuação no momento da matrícula e na renovação anual do contrato, valendo as bolsas enquanto os vínculos empregatícios estiverem vigentes. Os descontos não são cumulativos.

Cursos relacionados