• Home
  • Pós-Graduação

Pós-Graduação

Artes na Pedagogia Waldorf

Artes na Pedagogia Waldorf

Formulário de Interesse

Clique aqui

Visão do desenvolvimento da criança e do jovem a partir dos elementos das artes plásticas e apoiar o desenvolvimento do professor de educação artística para atuação na escola Waldorf e em outros contextos.

Turma 2024
Previsão agosto/2024.

Pré-requisitos

– Diploma de curso superior, preferencialmente com Licenciatura em qualquer área do conhecimento.

– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico).

– Formação em artes ou prática artística consistente e comprovável.

– Portfólio com pelo menos 20 imagens do seu trabalho artístico. (Obs.: fazer a montagem em ppt e transformar em pdf para o envio).

A documentação para análise deve ser anexada no Formulário de Inscrição.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, o Coordenador(a) do Curso poderá solicitar uma entrevista virtual caso considere necessário.

Apresentação


O século XX trouxe uma revolução na maneira de se fazer e pensar a arte. É importante lembrar que Rudolf Steiner foi contemporâneo a esta revolução artística e trouxe para a Pedagogia Waldorf o conhecimento e a aplicação do elemento plástico, não apenas na sua forma figurativa, mas também na sua forma essencial ou abstrata. E é na abstração que a força do elemento puro se expressa e justamente essa força potencial e criativa está a serviço do desenvolvimento da criança e do jovem.

Na arte abstrata ou na expressão do elemento puro, a linha, por exemplo, não se restringe a ser contorno, a ser caligrafia ou a se colocar a serviço da representação de algo. Ela pode expressar o seu âmago: ser movimento, direção; ser fluída ou interrompida; ser suave ou forte; ser trêmula e sensível, ou firme e intrépida. Essas qualidades do elemento puro são potências criativas que não só atuam na natureza, mas também são alimento para a alma humana.

O vocabulário das artes plásticas é constituído pelos elementos: ponto, linha, superfície, luz/escuridão, cor e volume. Este curso propõe-se a apresentar cada um deles nas suas qualidades básicas, nas suas características expressivas, na sua aplicação na construção figurativa, além de mostrar como esses valores podem contribuir para o ser humano em desenvolvimento e podem ser como instrumentos a serviço da educação.

Histórico

Cada vez mais tem se reconhecido a importância das artes na formação do educando. Ken Robinson, pesquisador e consultor contemporâneo da área da educação, vem alertando, em escala global, o valor das artes para as gerações futuras e para as questões que estas gerações em formação terão que enfrentar. Nas escolas Waldorf, as atividades artísticas percorrem todos os anos do ensino e buscam acompanhar e proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano. Todavia, até hoje no Brasil poucas iniciativas foram implementadas para dar os subsídios necessários aos professores de artes de forma estruturada e focada, para que atuem nesta linha pedagógica. Ao mesmo tempo, a experiência acumulada individualmente ao longo de décadas por diversos professores, até então dispersa, constitui um rico conhecimento e conjunto de práticas que podem inspirar o ensino de artes nos mais diversos contextos. É diante dessa situação que o presente curso se propõe a ser um espaço de convergência de tal conhecimento, assim como de desenvolvimento para os professores da área, de modo que possam, com mais consciência e competência, colocarem-se em sala de aula, apoiando o desenvolvimento integral de seus alunos.

Objetivos

Oferecer uma visão do universo plástico, permitindo que o aluno conheça as qualidades e características de cada um de seus elementos.

Propiciar uma visão do desenvolvimento da criança e do jovem sob o viés das artes, assim como oferecer um panorama da história da arte relacionada à Antroposofia.

Apresentar a brasilidade e estabelecer sua relação com o currículo de artes na Pedagogia Waldorf.

Dar ao aluno os subsídios necessários para que possa atuar com o ensino de artes em todas as instituições educacionais no Brasil, inclusive nas escolas Waldorf.

Eixos de estudo e disciplinas

– Elementos das artes plásticas: linha, luz e escuridão, cor e volume – estudo e aplicação no currículo da pedagogia Waldorf

– Brasilidade: Pesquisa e aplicação

– História da arte e Antropologia:  História da arte, o desenvolvimento da consciência e da constituição humana

– Pesquisa científica

Formato, estrutura e calendário

Turma 2024
Curso Presencial
Duração: 26 meses
Carga horária total: 564 aulas de 50 minutos / 470 horas

Início previsto: agosto 2024

– 15 módulos de fim de semana com 17 hs de aula: sexta-feira das 18h às 21h40, sábado das 8h10 às 17h10, domingo das 8h10 às 12h50), totalizando 255 aulas;

– 3 módulos de fim de semana com 19 aulas: sexta-feira das 18h às 21h40, sábado das 8h10 às 19h, domingo das 8h10 às 12h50) totalizando 57 aulas;

– 2 módulos de imersão, em janeiro e julho, com 56 aulas cada: início sexta e término da sexta seguinte. Sexta inicial com aulas das 18h às 21h40; sábado das 8h10 às 17h10; domingo das 8h10 às 12h; segunda a sexta com aulas das 8h10 às 17h10, totalizando 112 aulas.

– 2 módulos de imersão, em janeiro e julho, com 58 aulas cada: Sexta inicial com aulas das 18h às 21h40; sábado das 8h10 às 17h10; domingo das 8h10 às 12h; segunda a sexta com aulas das 8h10 às 17h10/19h, totalizando 116 aulas;

– 4 aulas de Pesquisa e Construção do Conhecimento, a serem realizadas em formato remoto, em fevereiro de 2024;

– 1 módulo de fim de semana para apresentação final dos portfólios: sexta-feira das 18h às 21h40, sábado das 8h10 às 19h, domingo das 8h10 às 13h40, totalizando 20 aulas.

Estágios

O aluno deverá realizar um mínimo de 25 horas, em Escola Waldorf reconhecida, na área de artes e com variedade de idades e temas.

Trabalho de Conclusão do Curso

Elaboração de portfólio, conforme especificação da Coordenação do Curso, apresentado no prazo previsto em calendário acadêmico.

Titulação

Especialista em Artes na Pedagogia Waldorf

Coordenação

Luciana Betti

Luciana Betti

Formada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, em Escultura pelo Emerson College (Reino Unido) e pelo Centro de Artes (SP). É também especialista em Arteterapia pela Universidade Paulista (SP). Atua como professora de Artes na Faculdade Rudolf Steiner, em Seminários de Pedagogia Waldorf e cursos de Terapia desde 1990. É coordenadora do curso de formação de professores de Botucatu, e autora da coleção de livros do Reino de Além-Véu.

Cursos relacionados