• Home
  • Grupos de pesquisa

Grupos de pesquisa

Sobre o Grupo

“A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea”
Parceria nacional com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o Grupo é vinculado e certificado pelo CNPq.

Conheça o grupo de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner, onde promovemos debates e pesquisas sobre diferentes temas relacionados à pedagogia Waldorf e outros conceitos diversos, a fim de contribuir para a educação contemporânea.

Com a participação de pesquisadores, docentes e educadores, nossos alunos e interessados na concepção humana de Rudolf Steiner.

 

Nossas linhas de pesquisa:

Educação na Primeira Infância

Educação na Primeira Infância

Esta linha tem o objetivo de investigar as relações entre a linguagem e o desenvolvimento da criança na primeira infância.

Acessar
Brasilidades

Brasilidades

Esta linha pesquisa a ampliação e o aprofundamento de estudos e conhecimentos teóricos e práticos sobre a cultura popular brasileira.

Acessar
Pé de Dança – Pedagogias da dança e Antroposofia

Pé de Dança – Pedagogias da dança e Antroposofia

Esta linha de pesquisa investiga, discutir e refletir sobre o lugar da dança, das artes e das práticas do movimento na Antroposofia.

Acessar
Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais

Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar temas e propor práticas de intervenção social em ambientes diversos.

Acessar
As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

As obras de Rudolf Steiner: cronologia e diálogos

Esta linha de pesquisa tem por objetivo fazer a leitura e discussão dos livros publicados por Rudolf Steiner.

Acessar

Coordenação

Jonas Bach Junior

Professor-adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e conselheiro da Faculdade Rudolf Steiner. Licenciado em Filosofia e formado em Jornalismo e Pedagogia, fez seu percurso acadêmico na educação. Pós-doutor pela Unicamp e doutor pela UFPR, com estágio na Alanus Hochschule, sua pesquisa abrange a fenomenologia de Goethe, a filosofia da educação de Steiner e a pedagogia Waldorf.