Compreender de forma consistente a imagem antroposófica da criança de 7 a 14 anos. Apresentar uma visão geral do currículo proposto para as Escolas Waldorf e seu fundamento antropológico.
A formação de professores é um trabalho delicado e essencial para o desenvolvimento de profissionais que estejam dispostos a assumir a educação das gerações mais jovens, exigindo dos cursos que se propõem a tal reflexões profundas e consistentes acerca das possibilidades de formação e transformação do educador ao longo do seu percurso. Sabemos que este é um caminho de desenvolvimento que não se esgota em cursos formais básicos ou de especialização, mas que se inicia aí. As oportunidades que um educador encontra para desenvolver recursos ao estar diante de crianças e jovens podem ser determinantes na sua trajetória, indo ao encontro daquilo que ele traz enquanto pergunta, talento ou desafio.
Este curso de especialização para a formação de educadores que atuarão no Ensino Fundamental Waldorf compreende esta relevância e pretende, de maneira ampla e profunda, oferecer aos seus alunos possibilidades de impulsos transformadores que apoiem seus caminhos de desenvolvimento e atuação diante dos seus alunos, fundamentadas em uma visão ampliada do ser humano e do mundo a partir dos conhecimentos propostos pela Antroposofia.
O desenvolvimento do educador que tenha a intenção de atuar profissionalmente no Ensino Fundamental Waldorf. Ao final do período de formação os alunos deverão ser capazes de construir uma visão de ser humano ampliada pela antroposofia e, a partir disso, serem capazes de estruturar uma prática pedagógica saudável e condizente com os passos de desenvolvimento em que se encontram seus alunos.
Para isso, é imprescindível que os professores se vejam também em caminho de constante crescimento e aprofundamento, buscando desempenhar cada vez de maneira mais íntegra a tarefa de educação a que se propuseram.
As discussões metodológicas e curriculares, bem como as práticas artísticas, têm como objetivo ampliar no docente suas possibilidades de atuação livres, reflexivas e criativas, tornando sua prática pedagógica um fazer artístico baseado na leitura do encontro entre o educador, os educandos e o mundo.
Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 2o Setênio
Prática e metodologias do Ensino Fundamental
Currículo Waldorf por ano
Currículo Waldorf por disciplina
Arte e Linguagem
Música para o Ensino Fundamental
Festas e celebrações escolares
Euritmia
Artes
Manualidades
Auto desenvolvimento e Organismo Escolar
Fórum de turma e estudos transversais
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC
– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico escolar);
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia ou Licenciatura);
– Ter idade mínima de 21 anos.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.
Os alunos egressos do curso “Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf” oferecido por esta instituição, tendo sido aprovados, terão prioridade no preenchimento das vagas.
Duração: 26 meses
Início: fevereiro/2023
Conclusão prevista: março/2025
Estrutura:
Confira aqui o calendário do curso.
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Especialista em Ensino Fundamental Waldorf
Preencha o Formulário de Interesse.
Você será informado sobre todos os detalhes a próxima turma.
Matrículas: 21/11 a 3/12 (ou até o preenchimento total das vagas)
Matrículas antecipadas com desconto de 20%* na 1a mensalidade: 21 a 23/11
* desconto não acumulativo
Confira o Edital 2023.
Vagas oferecidas: 60
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Foi professora de Educação Infantil durante 12 anos na Escola Waldorf. Atua como docente da Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Rudolf Steiner, do programa Infância Vivenciada Primeira Infância e do Nós da Primeira Infância. É consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. É também contadora de histórias e diretora-presidente do Instituto Maiana.
Vanda Elisa de Farias Raulino
Pedagoga, psicopedagoga e professora Waldorf há 32 com experiência no ensino fundamental e na educação infantil. Docente em cursos de formação de professores Waldorf pelo Brasil. Coordenadora da Especialização em Educação Infantil nos cursos de Jaguariúna/SP, Porto Alegre/RS e na Pós-Graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.
26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.340,18 (mil trezentos e quarenta reais e dezoito centavos), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de fevereiro/2023.
A FRS oferece bolsas de 20%* em todas as mensalidades deste curso para:
– professores atuantes de escolas públicas;
– professores atuantes de escolas Waldorf federadas em regularidade com a FEWB;
– portadores de diploma de curso de Graduação em Pedagogia da FRS;
– portadores de certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação da FRS.
* São exigidas comprovações desta atuação no momento da matrícula e na renovação anual do contrato, valendo as bolsas enquanto os vínculos empregatícios estiverem vigentes. Os descontos não são cumulativos.