Compreender de forma consistente a imagem antroposófica da criança de 0 a 7 anos. Desenvolver habilidades práticas e conceituais para lidar com a criança em sala de aula e atuar no dia a dia da Educação Infantil Waldorf.
A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil.
Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor.
Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais.
Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc. Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta.
Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida cultural e social de seu povo e de seu tempo.
O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos. Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.
Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando:
Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 1o Setênio
Práticas e metodologias da Ed. Infantil
Arte e Linguagem
Música para Ed. Infantil
Euritmia
Artes
Manualidades
Fórum de turma e estudos transversais
Festas e celebrações escolares
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC
– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico escolar.
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia);
– Ter idade mínima de 21 anos.
Duração: 26 meses
Início postergado para Maio/2024
Conclusão prevista: Junho/2026
Estrutura:
Confira aqui o calendário do curso.
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Especialista em Educação Infantil Waldorf
Matrículas: 28/11 a 10/05 (ou até o preenchimento total das vagas)
Confira o Edital 2024.
Atualizado em 08/02/2024
Vagas oferecidas: 60
Rosemeire Oliveira Resende Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Especializada em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo e em Facilitação de Processos à Luz da Prática Social Reflexiva pela Faculdade Rudolf Steiner. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da Educação Infantil Waldorf durante 12 anos. Coordenadora pedagógica e docente do Instituto Maiana no programa NÓS da Primeira Infância. Docente na pós-graduação em Educação Infantil Waldorf e coordenadora da linha de pesquisa Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças na Faculdade Rudolf Steiner. Consultora educacional em Ensino Infantil. Contadora de histórias e coautora de A Arte de Educar em Família.
26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de maio/2024.
A FRS oferece condições especiais para vagas afirmativas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indigenas. Além de bolsas de 20%* em todas as mensalidades deste curso para:
– professores atuantes de escolas públicas;
– professores atuantes de escolas Waldorf federadas em regularidade com a FEWB;
– portadores de diploma de curso de Graduação em Pedagogia da FRS;
*São exigidas comprovações desta atuação no momento da matrícula e na renovação anual do contrato, valendo as bolsas enquanto os vínculos empregatícios estiverem vigentes. Os descontos não são cumulativos.