Compreender de forma consistente a imagem antroposófica da criança de 0 a 7 anos. Desenvolver habilidades práticas e conceituais para lidar com a criança em sala de aula e atuar no dia a dia da Educação Infantil Waldorf.
A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil.
Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor.
Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais.
Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc. Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta.
Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida cultural e social de seu povo e de seu tempo.
O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos. Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.
Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando:
Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 1o Setênio
Práticas e metodologias da Ed. Infantil
Arte e Linguagem
Música para Ed. Infantil
Euritmia
Artes
Manualidades
Fórum de turma e estudos transversais
Festas e celebrações escolares
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC
– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico escolar.
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia);
– Ter idade mínima de 21 anos.
Duração: 26 meses
Início: fevereiro/2023
Conclusão prevista: março/2025
Estrutura:
Confira aqui o calendário do curso.
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Especialista em Educação Infantil Waldorf
Preencha o Formulário de Interesse.
Você será informado sobre todos os detalhes sobre a próxima turma.
Matrículas: 21/11 a 3/12 (ou até o preenchimento total das vagas)
Matrículas antecipadas com desconto de 20%* na 1a mensalidade: 21 a 23/11
* desconto não acumulativo
Confira o Edital 2023.
Vagas oferecidas: 60
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Foi professora de Educação Infantil durante 12 anos na Escola Waldorf. Atua como docente da Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Rudolf Steiner, do programa Infância Vivenciada Primeira Infância e do Nós da Primeira Infância. É consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. É também contadora de histórias e diretora-presidente do Instituto Maiana.
Vanda Elisa de Farias Raulino
Pedagoga, psicopedagoga e professora Waldorf há 32 com experiência no ensino fundamental e na educação infantil. Docente em cursos de formação de professores Waldorf pelo Brasil. Coordenadora da Especialização em Educação Infantil nos cursos de Jaguariúna/SP, Porto Alegre/RS e na Pós-Graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.
26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.340,18 (mil trezentos e quarenta reais e dezoito centavos), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de fevereiro/2023.
A FRS oferece bolsas de 20%* em todas as mensalidades deste curso para:
– professores atuantes de escolas públicas;
– professores atuantes de escolas Waldorf federadas em regularidade com a FEWB;
– portadores de diploma de curso de Graduação em Pedagogia da FRS;
– portadores de certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação da FRS.
*São exigidas comprovações desta atuação no momento da matrícula e na renovação anual do contrato, valendo as bolsas enquanto os vínculos empregatícios estiverem vigentes. Os descontos não são cumulativos.