• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf

Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf

FORMULÁRIO DE INTERESSE

Clique aqui

Apresentar uma visão geral da cosmovisão antroposófica, sua imagem de ser humano e as bases da Pedagogia Waldorf. Este curso é o 1o passo para atuar em escolas Waldorf.

 

Objetivo

Este curso é o primeiro passo para quem deseja atuar como professor em escolas Waldorf.

Tem como objetivo apresentar uma visão geral da cosmovisão antroposófica, sua imagem de ser humano e as bases da Pedagogia Waldorf. Visa oferecer ao participante uma experiência direta dos conteúdos trabalhados envolvendo-o ativamente no processo de estudo. Mais do que assimilar conteúdos, espera-se que ele possa vivenciar por meio de reflexões e práticas artísticas o real espírito da filosofia de Rudolf Steiner e sua aplicação no campo pedagógico.

O curso oferecerá também uma oportunidade para o estudante revisitar e ressignificar seu próprio caminho de vida; não só no que diz respeito ao seu processo escolar, mas sobretudo à sua visão de mundo, estimulado pela abrangência e integralidade do conhecimento antroposófico.

Para aqueles que desejarem se aprofundar na educação Waldorf e darem continuidade à sua formação como professor, este curso é o primeiro passo e condição para o prosseguir nos cursos de Especialização em Educação Infantil Waldorf, Especialização em Ensino Fundamental Waldorf e Especialização em Artes na Pedagogia Waldorf da FRS.

Disciplinas e tópicos de estudo

O impulso Antroposófico
Contexto histórico para o desenvolvimento da obra de  Rudolf Steiner
A biografia de Rudolf Steiner
Ciência, fenomenologia, filosofia, na concepção antroposófica: a Filosofia da Liberdade
Fenomenologia goetheana
Antroposofia e autoeducação
A obra esotérica e a influência do Cristianismo na obra de Rudolf Steiner
O impulso da “Trimembração Social”
A Escola Waldorf: sua história, missão, estrutura e desafios
Iniciativas antroposóficas
A Escola Waldorf: sua história, missão, estrutura e desafios

A constituição humana do ponto de vista da Antroposofia
As quatro dimensões da constituição humana
A natureza tríplice do ser humano
Organismo sensório

A biografia humana como base da Pedagogia Waldorf
A biografia humana em uma perspectiva ampliada
A criança dos 0 aos 7 anos: princípios norteadores para a prática pedagógica
A criança dos 7 aos 14 anos: princípios norteadores para a prática pedagógica
O jovem dos 14 aos 21 anos: princípios norteadores para a prática pedagógica

Música e Movimento
Canto
Euritmia

Artes plásticas
Desenho de observação
Giz de cor

Manualidades
Tricot
Entalhe em madeira

Fórum de Turma

A transformação da consciência humana sob o ponto de vista das Artes Plásticas

Calendário turma 2024

Calendário semipresencial
Duração: 12 meses

Confira edital 2024 Atualizado

Certificado

Será emitido um certificado  aos participantes que atingirem frequência mínima de 75% por disciplina. Este certificado não habilita para o exercício profissional da docência.

Os participantes que desejarem atuar como professor Waldorf devem dar continuidade à sua formação no curso de Especialização em Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Artes na Pedagogia Waldorf, com duração de dois anos.

Coordenação

Mariana Bugano de Alcantara

Mariana Bugano de Alcantara

Bacharel e licenciada em Biologia, mestre em Ecologia, atuou na educação básica e no ensino superior. Fez a formação em Pedagogia Waldorf na turma I do Curso Brasil em Brasília – DF e no CFPW, em São Paulo. Foi professora de classe e de Ensino Religioso em escolas Waldorf. Atualmente é docente na Escola Veredas, de Campinas, apoia professoras e professores atuantes como tutora, leciona em cursos e formação de professores Waldorf e coordena uma turma do curso de Fundamentos em Antroposofia e Pedagogia Waldorf na FRS.

Turma 2024

12 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.120,90 (mil e cento e vinte reais e noventa centavos) primeira parcela quitada no momento da matrícula, referente à fevereiro de 2024.

A FRS oferece bolsas de 20% em todas as mensalidades deste curso para ex-alunos concluintes da graduação e pós-graduação.

Parceria com instituições

Caso o candidato tenha vínculo empregatício com alguma instituição que deseje apoiá-lo em parte da mensalidade do curso, em percentual igual ou acima de 10% do valor da mensalidade, a FRS concederá um desconto de 10% do valor da mensalidade do curso.

Por exemplo: se a instituição assumir 20% do valor da mensalidade, automaticamente a FRS concederá um desconto de 10% e  o aluno arcará com 70% do valor da mensalidade.

Cursos relacionados