• Home
  • Pós-Graduação

Pós-Graduação

Educação Musical Waldorf: Antropomúsica

Educação Musical Waldorf: Antropomúsica

Inscreva-se

Clique aqui

Apresentação

Por suas características intrínsecas, o ensino de música foi incluído nas atividades educacionais, como caminho para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano. Sua prática envolve a ação do corpo, o sentimento e uma atividade cognitiva ao mesmo tempo abstrata e sensorial.

O educador musical deve conhecer profundamente os elementos e processos musicais de um lado e, por outro, o caminho do desenvolvimento humano em suas diversas fases e características.

Deve também realizar a síntese destes conhecimentos e, tomando consciência do seu contexto, tempo e a particularidade dos seus alunos, propor um caminho de desenvolvimento da musicalidade que possa auxiliá-los a se desenvolver integralmente como indivíduos e seres positivamente sociais.

Apoiar o desenvolvimento mais pleno e criativo possível do educador musical que queira se inspirar na Antroposofia e na prática musical Waldorf para realizar sua missão pedagógica: essa é a proposta central deste curso. 

Pré-requisitos

– Possuir certificado de conclusão de curso de graduação em qualquer área do conhecimento.

– Ter idade mínima de 21 anos completos no início do curso.

– Conhecimentos básicos de teoria e expressão musical.

– Ter voz saudável e cantar afinado.

– Ter domínio razoável de um ou mais instrumentos musicais.

Objetivos

Preparar educadores musicais para atuar a partir da proposta da Educação Musical Waldorf.

Visa apoiar o ensino de música nas escolas Waldorf e inspirar todos que queiram atuar com esta abordagem em outros contextos. O curso proporciona ao participante os fundamentos da visão antroposófica do ser humano, sua constituição e fases do desenvolvimento, bem como aprimorar suas capacidades musicais e criativas para a atuação pedagógica.

Pretende-se igualmente inserir o participante num caminho de autopercepção e autotransformação por meio da prática e vivência dos elementos musicais, para que ele possa desenvolver uma percepção mais sensível e ampla de si mesmo, do outro e do contexto pedagógico em que for atuar.

Temas

Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do quatro e do três no ser humano e na música;
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do sete e do doze no ser humano e na música;
Música na Educação infantil: introdução ao Kântele; música arquetípica da primeira infância; caminho do desenvolvimento do professor;
Música no Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano escolar: o ensino da flauta; laboratório pedagógico; a voz da criança;
Música no Ensino Fundamental do 4º ao 6º ano escolar: a voz da criança; laboratório pedagógico; cultura popular brasileira; cordas, sopros e percussão;
Música no Ensino Fundamental do 7º a 9º ano escolar: a voz do jovem; música popular brasileira; conjuntos instrumentais;
Música no Ensino Médio: improvisação e composição; orquestra pedagógica; repertório musical para o jovem;
Visão integrada do desenvolvimento musical da criança e do jovem: canto social; improvisação e composição; apresentação dos trabalhos de conclusão.

Estudos transversais

Cultura musicalDesvendar da VozCanto coral e regênciaMovimentoAntropologia e praxis da Educação Musical WaldorfPrática musical pedagógica

TCC

Apresentação do TCC ao final do curso, observando as seguintes orientações:

Formato: Portfólio
Devem constar:
– textos contendo as características antropológicas da criança/jovem;
– as características dos elementos musicais;
– a relação entre os elementos musicais e as necessidades de desenvolvimento da criança/jovem visando a ação pedagógica;
– coletânea de peças musicais adequadas a cada momento do desenvolvimento da criança/jovem.

Titulação

“Especialista em Educação Musical Waldorf: Antropomúsica”

Formato, estrutura e calendário

Início em agosto de 2024.
Duração: 23 meses
Carga horária total: 576 aulas de 50 minutos ( 480 horas )

Processo Seletivo

Início das aulas: 20/08/2024

Turma 2024 – Confira aqui o calendário de aulas.

Confira o Edital 2024.

 

Hospedagem e diária são de responsabilidade do(a) estudante.

Valor da diária para hospedagem na Fazenda Pereira
Hospedagem: R$ 50,00 (não inclui roupa de cama e banho)
Alimentação: R$ 150,00 (todas as refeições inclusas)

Coordenação

Marcelo S. Petraglia

Marcelo S. Petraglia

Educador musical formado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela FMU e doutor em Psicologia Social pela USP. Desde 1990, é docente efetivo ou convidado em diversos programas de formação nas áreas da Música, Pedagogia, Saúde, Euritmia e Desenvolvimento Social.

23 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.160,00 (um mil, cento e sessenta reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de julho/2024.

Os módulos de abril e outubro/ 2025 acontecerão na Fazenda Pereiras, situada no município de Itatiba – SP, a aproximadamente 100 km de São Paulo – SP.

Hospedagem e diária são de responsabilidade do(a) estudante.

Valor da diária para hospedagem na Fazenda Pereira
Hospedagem: R$ 50,00 (não inclui roupa de cama e banho)
Alimentação: R$ 150,00 (todas as refeições inclusas)

Bolsas

A FRS oferece condições especiais para vagas afirmativas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. Além de bolsas de 20%* em todas as mensalidades deste curso para:

– professores atuantes de escolas públicas;
– professores atuantes de escolas Waldorf federadas em regularidade com a FEWB;
– portadores de diploma de curso de Graduação em Pedagogia da FRS;

*São exigidas comprovações desta atuação no momento da matrícula e na renovação anual do contrato, valendo as bolsas enquanto os vínculos empregatícios estiverem vigentes. Os descontos não são cumulativos.

Cursos relacionados