• Home
  • Pós-Graduação

Pós-Graduação

Educação Musical Waldorf: Antropomúsica

Educação Musical Waldorf: Antropomúsica

Processo Seletivo: vagas remanescentes

Confira o Edital.

Por suas características intrínsecas, o ensino de música foi incluído nas atividades educacionais, como caminho para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano. Sua prática envolve a ação do corpo, o sentimento e uma atividade cognitiva ao mesmo tempo abstrata e sensorial.

O educador musical deve conhecer profundamente os elementos e processos musicais de um lado e, por outro, o caminho do desenvolvimento humano em suas diversas fases e características.

Deve também realizar a síntese destes conhecimentos e, tomando consciência do seu contexto, tempo e a particularidade dos seus alunos, propor um caminho de desenvolvimento da musicalidade que possa auxiliá-los a se desenvolver integralmente como indivíduos e seres positivamente sociais.

Apoiar o desenvolvimento mais pleno e criativo possível do educador musical que queira se inspirar na Antroposofia e na prática musical Waldorf para realizar sua missão pedagógica: essa é a proposta central deste curso. 

Pré-requisitos

– Possuir certificado de conclusão de curso de graduação em qualquer área do conhecimento.

– Ter idade mínima de 21 anos completos no início do curso.

– Conhecimentos básicos de teoria e expressão musical.

– Ter voz saudável e cantar afinado.

– Ter domínio razoável de um ou mais instrumentos musicais.

Objetivos

Preparar educadores musicais para atuar a partir da proposta da Educação Musical Waldorf.

Visa apoiar o ensino de música nas escolas Waldorf e inspirar todos que queiram atuar com esta abordagem em outros contextos. O curso proporciona ao participante os fundamentos da visão antroposófica do ser humano, sua constituição e fases do desenvolvimento, bem como aprimorar suas capacidades musicais e criativas para a atuação pedagógica.

Pretende-se igualmente inserir o participante num caminho de autopercepção e autotransformação por meio da prática e vivência dos elementos musicais, para que ele possa desenvolver uma percepção mais refinada e ampla de si mesmo, do outro e do contexto pedagógico em que for atuar.

Temas

Módulo 1
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do quatro e do três no ser humano e na música;

Módulo 2
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do sete e do doze no ser humano e na música;

Módulo 3
Música na Educação infantil: introdução ao Kântele; música arquetípica da primeira infância; caminho do desenvolvimento do professor;

Módulo 4
Música no Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano escolar: o ensino da flauta; laboratório pedagógico; a voz da criança;

Módulo 5
Música no Ensino Fundamental do 4º ao 6º ano escolar: a voz da criança; laboratório pedagógico; folclore brasileiro; cordas, sopros e percussão;

Módulo 6
Música no Ensino Fundamental do 7º a 9º ano escolar: a voz do jovem; música popular brasileira; conjuntos instrumentais;

Módulo 7
Música no Ensino Médio: improvisação e composição; orquestra pedagógica; repertório musical para o jovem;

Módulo 8
Visão integrada do desenvolvimento musical da criança e do jovem: canto social; improvisação e composição; apresentação dos trabalhos de conclusão.

Estudos transversais

Cultura musicalDesvendar da VozCanto coral e regênciaMovimentoAntropologia e praxis da Educação Musical WaldorfPrática musical pedagógica

TCC

Apresentação do TCC ao final do curso, observando as seguintes orientações:

Formato: Portfólio
Devem constar:
– textos contendo as características antropológicas da criança/jovem;
– as características dos elementos musicais;
– a relação entre os elementos musicais e as necessidades de desenvolvimento da criança/jovem visando a ação pedagógica;
– coletânea de peças musicais adequadas a cada momento do desenvolvimento da criança/jovem.

Titulação

“Especialista em Educação Musical Waldorf: Antropomúsica”

Formato, estrutura e calendário

Início: julho 2022
Termino: abril 2024

8 módulos intensivos de 7 dias a cada 3 meses, mais 1 noite de estudo online por mês.

Dias e horários

Conforme calendário das aulas

Conheça a Fazenda Pereiras

– Infraestrutura para alojamento, alimentação e espaços para realização das atividades curriculares.

– Espaço amplo para aulas de movimento, prática coral e instrumental.

– Sala de aula para estudos teóricos, fóruns e trabalhos seminarísticos.

– Espaços alternativos para trabalhos e ensaios de grupos.

Flávia Betti

Flávia Betti

Professora de canto formada em cantoterapia pela escola Raphael. Fez o seminário de pedagogia waldorf na Rudolf Steiner se especializando no primeiro setênio. Foi professora da Educação Infantil na Escola Anabá. Atuou em creches e abrigos para crianças carentes até 2019. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner para a Pós-Graduação da Educação Infantil e no Seminário de Formação em Botucatu. É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças.

Gabriela Kun

Gabriela Kun

Canadense, formada em Euritmia em Bern, na Suíça e em Euritmia Terapêutica, na Inglaterra. Atuou com Euritmia em empresas, entidades sociais, cursos e seminários e, atualmente, atua em escolas, seminários e cursos de formação Waldorf.

Isabel Matas

Isabel Matas

Bacharel em flauta doce e Arte Educadora. Há 30 anos professora de música do Ensino Fundamental I e II da Escola Waldorf Rudolf Steiner em São Paulo. Fez a direção musical de 22 peças de teatro de oitavo ano nessa mesma escola.

Joyce Gomes

Joyce Gomes

Fez seminário na Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo e leciona na Escola Waldorf Rudolf Steiner desde 1986, no Ensino Fundamental 1 e 2. Cursou formação em Composição e Regência e é bacharel em flautas doce. Formada em Educação Artística, com habilitação em música. Frequentou a escola municipal de música estudando flauta transversal com Wilson Rezende e flautas doce com Bernardo Toledo Piza. Ministrou aulas em diversos cursos de formação para professores Waldorf e para a Pós-Graduação da Faculdade Rudolf Steiner.

Meca Vargas

Meca Vargas

Musicista, trabalhou durante 35 anos com a pedagogia musical Waldorf, com crianças e jovens na Escola Waldorf Rudolf Steiner SP, elaborando um detalhado currículo de música no Ensino Fundamental.
Graduação (1996) e Pós-Graduação (2002) em Musicoterapia em São Paulo. Formação em Canto e Cantoterapia pela Escola Desvendar da Voz na Alemanha 1990 e em Florianópolis 2010. Atualmente docente na Pós-graduação em Canto e Cantoterapia e fundadora docente da Pós-graduação em Educação Musical Antropomúsica na Faculdade Rudolf Steiner.

Mirella Napolitano Viotto

Mirella Napolitano Viotto

Musicista, professora e pesquisadora, é professora de música em escolas Waldorf desde 2018. É bacharela em Música e licenciada em Educação Musical, além de ter participado da Turma V do Antropomúsica e estar finalizando o Seminário de Pedagogia Waldorf em Botucatu. Foi aluna Waldorf, e sua formação musical pautou-se principalmente no canto coral, passando também pela flauta doce. Atualmente, é professora no Ensino Fundamental e Médio da Escola Waldorf Novalis, em Piracicaba – SP e realiza uma pesquisa de mestrado na ECA – USP na área de Musicologia, relacionada à Pedagogia Waldorf.

Marcelo S. Petraglia

Marcelo S. Petraglia

Educador musical formado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela FMU e doutor em Psicologia Social pela USP. Desde 1990, é docente efetivo ou convidado em diversos programas de formação nas áreas da Música, Pedagogia, Saúde, Euritmia e Desenvolvimento Social.

22 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.036,00 (um mil e trinta e seis reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de julho/2022 (valor de referência em julho/2022, sujeito a atualizações monetárias).

O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos deste curso de Pós-Graduação.

Cursos relacionados