Por suas características intrínsecas, o ensino de música foi incluído nas atividades educacionais, como caminho para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano. Sua prática envolve a ação do corpo, o sentimento e uma atividade cognitiva ao mesmo tempo abstrata e sensorial.
O educador musical deve conhecer profundamente os elementos e processos musicais de um lado e, por outro, o caminho do desenvolvimento humano em suas diversas fases e características.
Deve também realizar a síntese destes conhecimentos e, tomando consciência do seu contexto, tempo e a particularidade dos seus alunos, propor um caminho de desenvolvimento da musicalidade que possa auxiliá-los a se desenvolver integralmente como indivíduos e seres positivamente sociais.
Apoiar o desenvolvimento mais pleno e criativo possível do educador musical que queira se inspirar na Antroposofia e na prática musical Waldorf para realizar sua missão pedagógica: essa é a proposta central deste curso.
Pré-requisitos
– Possuir certificado de conclusão de curso de graduação em qualquer área do conhecimento.
– Ter idade mínima de 21 anos completos no início do curso.
– Conhecimentos básicos de teoria e expressão musical.
– Ter voz saudável e cantar afinado.
– Ter domínio razoável de um ou mais instrumentos musicais.
Preparar educadores musicais para atuar a partir da proposta da Educação Musical Waldorf.
Visa apoiar o ensino de música nas escolas Waldorf e inspirar todos que queiram atuar com esta abordagem em outros contextos. O curso proporciona ao participante os fundamentos da visão antroposófica do ser humano, sua constituição e fases do desenvolvimento, bem como aprimorar suas capacidades musicais e criativas para a atuação pedagógica.
Pretende-se igualmente inserir o participante num caminho de autopercepção e autotransformação por meio da prática e vivência dos elementos musicais, para que ele possa desenvolver uma percepção mais refinada e ampla de si mesmo, do outro e do contexto pedagógico em que for atuar.
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do quatro e do três no ser humano e na música;
Fundamentos antropológicos e musicais: o arquétipo do sete e do doze no ser humano e na música;
Música na Educação infantil: introdução ao Kântele; música arquetípica da primeira infância; caminho do desenvolvimento do professor;
Música no Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano escolar: o ensino da flauta; laboratório pedagógico; a voz da criança;
Música no Ensino Fundamental do 4º ao 6º ano escolar: a voz da criança; laboratório pedagógico; folclore brasileiro; cordas, sopros e percussão;
Música no Ensino Fundamental do 7º a 9º ano escolar: a voz do jovem; música popular brasileira; conjuntos instrumentais;
Música no Ensino Médio: improvisação e composição; orquestra pedagógica; repertório musical para o jovem;
Visão integrada do desenvolvimento musical da criança e do jovem: canto social; improvisação e composição; apresentação dos trabalhos de conclusão.
Cultura musical
Desvendar da Voz Canto coral e regência Movimento Antropologia e praxis da Educação Musical Waldorf Prática musical pedagógicaApresentação do TCC ao final do curso, observando as seguintes orientações:
Formato: Portfólio
Devem constar:
– textos contendo as características antropológicas da criança/jovem;
– as características dos elementos musicais;
– a relação entre os elementos musicais e as necessidades de desenvolvimento da criança/jovem visando a ação pedagógica;
– coletânea de peças musicais adequadas a cada momento do desenvolvimento da criança/jovem.
“Especialista em Educação Musical Waldorf: Antropomúsica”
Início em agosto de 2024.
Duração: 23 meses
Carga horária total: 576 aulas de 50 minutos ( 480 horas )
Período de processo seletivo: 03/06 a 01/07/2024
Início das matrículas: 01/07 a 12/08/2024
Início das aulas: 20/08/2024
Turma 2024 – Confira aqui o calendário de aulas.
Marcelo S. Petraglia
Educador musical formado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela FMU e doutor em Psicologia Social pela USP. Desde 1990, é docente efetivo ou convidado em diversos programas de formação nas áreas da Música, Pedagogia, Saúde, Euritmia e Desenvolvimento Social.
23 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.160,00 (um mil, cento e sessenta reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de julho/2024.
A FRS oferece condições especiais para vagas afirmativas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. Além de bolsas de 20%* em todas as mensalidades deste curso para:
– professores atuantes de escolas públicas;
– professores atuantes de escolas Waldorf federadas em regularidade com a FEWB;
– portadores de diploma de curso de Graduação em Pedagogia da FRS;
*São exigidas comprovações desta atuação no momento da matrícula e na renovação anual do contrato, valendo as bolsas enquanto os vínculos empregatícios estiverem vigentes. Os descontos não são cumulativos.