• Home
  • Sobre a Faculdade

Sobre a Faculdade

História

História

A Faculdade Rudolf Steiner é um ideal antigo. Por muitos anos, acalentamos esse objetivo, que foi concretizado em 2017, quando tiveram início as nossas atividades.

Partimos com a missão de que a instituição se tornasse um centro de referência na área educacional, proporcionando a melhor formação cultural, estética, teórica e prática às nossas alunas e alunos.

Para isso, no dia a dia, buscamos ser um espaço de experimentação, dando um novo impulso à formação acadêmica, proporcionando caminhos próprios para um conhecimento efetivo da natureza, do ser humano e da sociedade e capacitando nossos pedagogos para atuar e promover a inovação em diferentes instituições e nos impulsos culturais contemporâneos.

Avaliação MEC

Avaliação MEC

Entre abril e maio de 2017, nós, da Faculdade Rudolf Steiner, recebemos os avaliadores do Ministério da Educação (MEC/Inep). Nesta ocasião, tanto a instituição quanto o curso de graduação em Pedagogia foram aprovados com conceitos 4 e 5, respectivamente. Valores excelentes segundo os padrões de qualidade do MEC.

Acreditamos que este é um marco importante para a formação dos educadores em nosso país. A pedagogia Waldorf, que comemora mais de 100 anos, tem muito a contribuir no cenário nacional da educação. E nós, da Faculdade Rudolf Steiner, continuaremos possibilitando maior acesso a esta proposta educacional.

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Nossa Comissão Própria de Avaliação (CPA) inclui o projeto de autoavaliação institucional, elaborado em cumprimento à Lei nº 10.861/2004, que designa o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e das responsabilidades sociais.

Relatórios disponíveis para acesso:

Relatório parcial de Avaliação Institucional – Referente ao ano de 2021
Relatório final de Avaliação Institucional – Visão Integral – Período de abrangência: 2018 a 2020

Veja quais são os princípios fundamentais do Sinaes:

  • Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
  • Conhecimento da diversidade do sistema.
  • Respeito à identidade, à missão e à história das Instituições de Ensino Superior (IESs).
  • Compreensão de que a Instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada.

Para mais informações, acesse o:
Projeto de Autoavaliação Institucional

Documentos

Abaixo, separamos algumas documentações importantes sobre a Faculdade Rudolf Steiner. Confira: