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Pé de Dança – Pedagogias da dança e Antroposofia

Pé de Dança

Pedagogias da dança e Antroposofia
Nosso grupo pretende investigar, discutir e refletir o lugar da dança e das artes e outras práticas do movimento na Antroposofia.

Encontros 2022

Os encontros acontecem na primeira terça-feira do mês, das 16h  às 18h.
Encontros virtuais, via Zoom.

Datas para o 1o semestre de 2022:
08/02, 08/03, 05/04, 03/05, 07/06.

Em breve, datas do 2o semestre.

Como participar do grupo

O Grupo Pé de Dança recebeu novos integrantes em 2021 e em 2022 continua de portas abertas para a entrada de novos participantes que tenham o desejo de investigar a dança, suas pedagogias e a sua relação com a Antroposofia.

Se você compartilha do nosso desejo de fortalecer a dança enquanto campo de conhecimento a partir de reflexões que nascem da prática dentro da escola, venha participar dos nossos encontros!

Este ano, estamos nos aprofundando no estudo dos currículos transversais de movimento da Pedagogia Waldorf.

Para participar, envie uma breve apresentação e carta de intenções para peddanca@frs.edu.br.

Sobre o grupo

A dança é um vasto campo de conhecimento. Pé de Dança reconhece sua dimensão e importância cultural, social e de formação, uma vez que, um trabalho corporal pode ser delicado e profundo, em especial, para o indivíduo em formação nos dias atuais em que espaços são perdidos diante da crescente urbanização e seus modos de vida.

Este grupo investiga o papel da dança dentro do universo da Antroposofia; sua relação com as artes do movimento, com a Pedagogia Waldorf e os currículos de movimento já existentes, valorizando a integração das diversas experiências de movimento na escola (Euritmia, Educação física e Música). Por fim as pesquisas podem também tecer relações com o campo da Salutogênese amplificando os territórios de presença  da dança e do movimento.

Pé de Dança propõe encontros mensais nos quais partilham-se inquietações, investigações e colaborativamente amplia discussões.

Ações propostas

Realizar um levantamento de como a dança está presente atualmente dentro das escolas Waldorf no Brasil;

Compreender se a dança nas escolas Waldorf têm relações diretas ou indiretas estabelecidas com: o brincar, com a cultura corporal escolar, com a cultura e as manifestações populares brasileiras e com o ensino das outras artes;

Investigar processos contemporâneos de ensino e aprendizagem da dança e suas mediações no âmbito do ensino formal;

Realizar estudos curriculares comparados envolvendo todas as áreas de movimento (Educação física, Euritmia e Música);

Encontrar caminhos para uma educação corporal que contribua com a liberdade, proposta por Rudolf Steiner, integrando maior autonomia e consciência dos corpos através da poética e unidade inerente ao campo específico da dança.

Questionário: A dança na Pedagogia Waldorf

Professores e gestores Waldorf:
Clique aqui para acessar o questionário sobre dança e antroposofia para escolas.

Jornada Pé de Dança 2021

Jornada Pé de dança

7 de agosto de 2021, das 8h30 às 12h, online e gratuito.

Uma oportunidade para conhecer as investigações e reflexões realizadas pelo grupo após um ano de pesquisa: diálogos sobre a dança, suas pedagogias e suas possíveis relações com a antroposofia.
Este encontro propõe ampliar as discussões do grupo, trazendo pesquisadores, pedagogos e artistas convidados, gerando uma multiplicidade de olhares sobre a dança na escola.

Programação

O corpo em movimento na Pedagogia Waldorf“, com Florencia Guglielmo
Pé de dança: os passos da dança na Pedagogia Waldorf“, com Juliana Klein, Luiza Banov e Renata Fernandes
A dança na escola no Brasil: um panorama de sua inserção curricular via documentos oficiais“, com Carolina Romano

Coordenação

A iniciativa do grupo parte de três bailarinas formadas em Dança na UNICAMP, mães Waldorf e educadoras em contato com a pedagogia de diferentes maneiras.

Luiza Banov

Artista da dança vem atuando como bailarina, pesquisadora, criadora, gestora de projetos e docente integrando projetos cênicos em diversificados núcleos de pesquisa. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em artes cênicas da USP. Doutora em Artes Cênicas na ECA/USP (2020), mestre em Artes (2011), Bacharel (2006) e licenciada (2007) em dança pela UNICAMP. Coordena a linha de Pesquisa Pé de Dança – Pedagogias da Dança e Antroposofia desde 2020. Aprofundou os estudos em dança moderna (Folkwang Tanz Studio, na Folkwang Universität der Künste, na Alemanha e Limón Foudation, EUA) e é pré-treinadora em GYROTONIC®️ e GYROKINESIS®️. idealizadora do Núcleo Dédalos de pesquisa de/em movimento localizado na cidade de Piracicaba, desde 2010.

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Juliana Klein

Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP em 2007 e Licenciada em Educação Física pelo Claretiano em 2016. Fez especialização em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Medicina FM/USP em 2013. Concluiu a formação em Ginastica Bothmer em 2017 e o curso de extensão: Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2020. Atuou como bailarina em diversos grupos de cultura popular brasileira, dentre eles a Cia de Artes do Baque Bolado durante 10 anos em São Paulo e também como bailarina e assistente de direção no Núcleo Coletivo 22, grupo de pesquisa em Dança Brasileira Contemporânea. Desde 2008 atua como professora em escolas particulares e projetos sociais na área de dança, educação física e circo em São Paulo. Foi professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner por 7 anos e ministrou três disciplinas do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner. Atualmente é professora de educação física, dança e circo da Escola Waldorf Casa da Floresta e Escola Waldorf Apis em Lisboa-Portugal. Coordena o grupo de estudos Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado a Faculdade Rudolf Steiner-SP.

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Renata Fernandes

Artista da dança e educadora, atua orientando processos de criação em dança com crianças e ações intergeracionais desde 2005, com experiência de escolas públicas à escolas Waldorf. Ministrou inúmeras oficinas para crianças, artistas e educadores no Brasil e no exterior. Foi premiada pelo Rumos Itaú Cultural – Educação, Cultura e Arte e PROAC Artes cênicas para o público infantil e/ou juvenil, dentre outros. É licenciada em Dança pela UNICAMP e mestre em Artes pela UNESP. Cursa o 3o ano em Euritmia Artística pela Associação Brasileira de Euritmia.

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Curiosidades

Pé de Dança
Traz a dança no nome
e junto o interesse pelas p(é)dagogias da dança
Um nome em movimento
Dentro dele moram trocadilhos-imagens
Um pé de árvore, com ramificações inúmeras
que a dança e esta pesquisa nos traz e nos trará
Pé de Dança que acorda nossas raízes
diz sobre o modo como as danças brasileiras
são transmitidas de geração a geração
No chão das danças brasileiras
Ao aprendermos um “passo” ou um ritmo definido
dizemos que aprendemos um determinado “pé de dança”.
Pé de dança é vasto e sonoro
como árvores frondosas que oferecem
boa sombra para frutíferas conversas.