• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Licenciatura em Pedagogia​: Disciplinas abertas 2024.1​ ​

Licenciatura em Pedagogia​: Disciplinas abertas 2024.1​ ​

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Os alunos especiais são aqueles que não ingressam na Graduação – Licenciatura em Pedagogia por meio de processo seletivo, mas sim por meio de matrícula em disciplinas eletivas isoladas, pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar.

Oficina de artes: linha

Objetivo: introdução e exercitação do elemento plástico linha, suas qualidades básicas e seu uso no desenho de figuração.

Docente: Clarissa Mendes
Período: 19/02 a 24/06
Segundas das 18h às 21h40
Presencial 80h

Fundamentos metodológicos do ensino de artes

Objetivo: estudo sobre o  ensino de Artes na educação escolar: aspectos históricos, culturais e pedagógicos das diversas linhas metodológicas. O papel da Arte para os processos de aprendizado e desenvolvimento da criança.

Docente: Clarissa Mendes
Período: 21/02 a 26/06
Quartas das 20h às 21h40
Presencial 40h

Oficina de artes: volume

Objetivo: apresentar e exercitar o volume como escultura e no estudo das formas animais e humanas. Introdução e exercitação do elemento plástico volume, suas qualidades básicas: o côncavo e o convexo e seus respectivos gestos e características. O volume e a superfície tridimensional; a relação do volume com o espaço interno, com a natureza e como côncavo e conexo criam todas as formas orgânicas ao nosso redor. 

Docente: Clarissa Mendes
Quartas das 18h às 19h40
Período: 21/02 a 26/06
Presencial 40h

Música: o canto como instrumento de expressão

Objetivo: A voz é uma das principais responsáveis pela criação e manutenção de vínculos, saberes e afetos. Para além da fala, o canto é uma atividade que está presente no ambiente escolar. Nesta disciplina, através da prática coletiva do canto, entenderemos o funcionamento da voz – anatomia e fisiologia -, desenvolveremos a técnica vocal por meio de um repertório pautado não só na cultura popular brasileira como também em outras culturas e períodos históricos, além de desenvolvermos a criatividade através de jogos vocais e práticas corporais. Investigaremos coletivamente, a partir das experiências individuais, como cuidar de nossa voz, para além do que já conhecemos como aquilo que “faz bem” ou que “faz mal”, buscando diferentes formas de cuidar de si e, consequentemente, da própria voz.

Docente: Tarita Souza
Período: 21/02 a 26/06 
Quartas das 20h às 21h40 
Presencial  40h

Fundamentos metodológicos da educação infantil

Objetivo: apresentar diferentes abordagens na Educação Infantil: Reggio Emília, Construtivismo, Montessori e Pedagogia Waldorf. Recursos pedagógicos e organização das práticas pedagógicas no cotidiano na Educação Infantil. Relação espaço e tempo nas creches e pré-escolas. Parceria família e escola. Pressupostos teóricos e práticos abordando a visão das necessidades de desenvolvimento da criança de 0 a 7 anos e as práticas em cada faixa etária

Docente: Dayse Cristina Araujo Cruz
Sexta das 20h às 21h40 
Período: 01/03  28/06
Presencial 40h

Ludicidade e o brincar

Objetivo: desenvolver conceitos de ludicidade e sua manutenção no percurso de transformação do “Brincar, Jogar e Treinar”, como ferramenta de desenvolvimento e manutenção de humanidade. Brincadeira, jogo e treinamento: riscos e benefícios em sua aplicabilidade.

Docente: Me. Gabriela Hilarino 
Período: 01/03 a 28/06 
Sexta das 20h às 21h40 
Presencial 40h

Teatro pedagógico: reflexões e exercitações

Objetivo: provocar uma reflexão sobre a linguagem teatral e suas relações com a educação e a cultura através de um estudo teórico-prático. Usaremos práticas teatrais que dialoguem com a transdisciplinaridade e visem à construção de um pensar sobre o ensino do teatro na escola, assim como a Metodologia dos jogos teatrais no Ensino Infantil, Fundamental e Médio. 

Docente: Daniela Meirelles
Período: 19/02 a 24/06 
Segundas das 18h às 19h40 
Presencial  40h

Fundamentos metodológicos da educação física

Objetivo: evolução histórica enquanto componente curricular na contemporaneidade e na Pedagogia Waldorf (Ginástica Bothmer). Conteúdos metodológicos e didáticos da Educação Física escolar. Tratar a Humanização do corpo e do movimento como um dos princípios essenciais para a formação e atuação do educador. Princípios da configuração do organismo humano e as três dimensões do espaço. Exercícios da Ginástica Bothmer baseados na ação conjunta da figura humana, de suas realidades funcionais elementares e das direções espaciais

Docente: Gabriela Hilarino
Quintas das 18h às 19h40 
Período: 22/02 a 27/06
Presencial 40h

Psicologia do desenvolvimento

Objetivo: estudo de três perspectivas epistemológicas para o estudo do desenvolvimento infantil: a Inatista, a Empirista e a Interacionista. A perspectiva Interacionista e os estágios de construção da inteligência, segundo Piaget. Estudo da construção do real (Piaget), do ato de perceber e da integração sensorial (Ayres) e de sua importância para a construção do conhecimento do mundo e de si próprio (identidade psicossocial). A importância do corpo, do movimento e da ação da criança no mundo nesse processo de construção. A abordagem Pikler sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Reflexões sobre a prática da Educação Infantil Waldorf, estabelecendo um diálogo entre as perspectivas de Piaget e Steiner e seguidores.

Docente: Florencia Guglielmo
Período: 20/02 a 25/06
Terça das 18h às 19h40 
Presencial 40h

Fases da vida: Estudo da Biografia Humana

Objetivo: desenvolver um olhar ampliado e reflexivo sobre as distintas fases da vida humana e suas necessidades. Também sobre a possibilidade de autodesenvolvimento.

A disciplina possibilitará ao aluno desenvolver um olhar ampliado e reflexivo sobre as distintas fases da vida humana e suas necessidades. Também sobre a possibilidade de autodesenvolvimento.

Docente: Florencia Guglielmo
Período: 22/02 a 27/06
Quinta das 18h às 21h40 
Presencial 80h

Debates em Educação: ERER – Educação para as relações étnico-raciais

Objetivo: reflexões sobre educação, prática pedagógica e papel do professor em relação às funções sociais da escola. Fundamentos da prática reflexiva. Formação de professores e trabalho pedagógico, processos identitários, desafios da docência como profissão de interações humanas na sociedade do conhecimento.

Docente: Cristina Velasquez
Período: 20/02 a 25/06
Terças das 20h às 21h40 
Presencial 40h

Libras – Língua Brasileira de Sinas

Objetivo: estudo da educação de surdos no Brasil, início e desenvolvimento do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Surdez e abordagens educacionais: oralismo, comunicação total e bilinguismo; Escolarização do aluno surdo; Cultura e identidade surda; Políticas públicas e surdez;

Docente: Lidiane Maziero
Período: 22/02 a 247/06
Quinta das 18h às 21h40 
Presencial 80h

Primeiros elementos de Gestão: processos escolares e não escolares

Objetivo: refletir e compreender a instituição escolar como sistema de relações internas e externas; Estabelecer contato com as diferentes instâncias da gestão: processos de planejamento, definição de objetivos pedagógicos, aspectos trabalhistas, financeiros e também relativos à constituição de imagem e comunicação; Construir um percurso formativo que colabore para práticas democráticas dentro do ambiente escolar.

Docente: Mª do Carmo Abi-Sâmara
Segundas e quartas das 20h às 21h40 
Período: 19/02 a 26/06
Presencial 80h

Gestão de grupos de trabalho

Objetivo: desenvolver o olhar para os diversos grupos que compõem o ambiente escolar, suas necessidades, seus objetivos e suas interfaces, discutindo alternativas de trabalho que possam fortalecer o desenvolvimento individual e coletivo conjuntamente. Aplicar e analisar metodologias de fortalecimento do diálogo entre as equipes de trabalho. Discutir a relevância da participação democrática no ambiente escolar, como fonte de aprendizado não somente para o corpo docente, mas também para o corpo discente.

Docente: Mª do Carmo Abi-Sâmara
Terças 18h às 19h40 
Período: 19/02 a 26/06
Presencial 40h

Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização: conhecendo teorias

Objetivo: alfabetização e letramento. Diferentes perspectivas de aquisição da língua escrita: o método fônico e a perspectiva construtivista. Estudo da pesquisa piagetiana de Ferreiro e Teberosky e as etapas de construção da língua escrita a partir desta perspectiva. O caminho de alfabetização proposto pela Pedagogia Waldorf. Reflexão sobre as relações entre corporalidade e leitura significativa; crítica sobre a questão da prontidão para a alfabetização e alfabetização bilíngue

Docente: Cristina Mansberger
Período: 20/02 a 25/06
Terça das 18h às 19h40 
Presencial 40h

Experimentações matemáticas

Objetivo: familiarização com a matemática das séries iniciais do ensino Fundamental. matemática; Jogos matemáticos; Desenvolver construção de material didático manipulável para o Ensino da matemática, Contação de histórias e a didática matemática

Docente: Allan Gonçalves
Período: 19/02 a 24/06
Segundas das 18h às 19h40 
Presencial 40h

Organização escolar brasileira

Objetivo: análise de documentos oficiais relacionados à educação básica. Organização do sistema escolar brasileiro: níveis e modalidades de ensino. Organização e legislação da educação básica, bem como das políticas educacionais brasileiras, observando suas origens e seus impactos nos sistemas de ensino e nas unidades escolares. Reflexão e pensamento crítico com base nos contextos histórico-político-sociais do Brasil. 

Docente: Cristina Mansberger
Período: 23/02 a 28/06
Sextas das 18h às 19h40 
Presencial 40h

Teorias de Ensino, Percursos e Perspectivas em didática

Objetivo: contextualização da didática e suas contribuições para o trabalho docente. Análise sobre os conceitos do ensinar e do aprender conforme diferentes tendências pedagógicas. Relação pedagógica, processo didático e seus elementos. Reflexões sobre educação, prática pedagógica e funções sociais da escola

Docente: Mª Auxiliadora Baseio
Terças das 18h às 19h40 
Período: 20/02 a 25/06
Presencial 40h

Filosofia da Educação

Objetivo: princípios da filosofia da educação na Antiguidade, Idade Média, Modernidade. Desafios da filosofia da educação na pós-modernidade. Reconhecer os fundamentos das principais matrizes de pensamento em torno das quais, historicamente, estabeleceram-se princípios para o ato educativo. Debater sobre temas relevantes de filosofia como mote para estabelecer os diferentes discursos acerca da natureza do ser aprendente

Docente: Marcelo Rito
Quintas das 20h às 21h40 
Período: 22/02 a 27/06
Presencial 80h

História da Educação

Objetivo: a educação antiga e as relações socioculturais na Antiguidade Oriental. Práticas tributárias da Paideia grega. A educação humanista medieval e a formação das Universidades e do método jesuítico. A laicização do ensino no século XVI e a instituição da Educação Moderna. Constituição histórica do conceito de Educação Moderna por meio da análise do processo de massificação escolar desde o final do século XIX na Europa. Penetração das matrizes educacionais europeias no Brasil republicano. Escola Moderna no Brasil e a institucionalização do ensino. Crise do modelo escolanovista. Reconhecer as bases da associação entre educação e escolarização desde a antiguidade até a sociedade medieval; Reconhecer os fundamentos da modernidade escolar a partir da obra de Comenius e dos princípios educativo-filosóficos em Rousseau e Kant. Estabelecer o percurso histórico por meio do qual a educação, considerada como prática humana, se tornou escolarizada nos países que referenciaram sua organização econômica e social na industrialização e, por conseguinte, estabeleceram o princípio da cidadania como relação política desejável.

Docente: Marcelo Rito
Quartas e Sextas das 18h às 19h40 
Período: 21/02 a 29/06
Presencial 80h

Língua, Linguagem e escrita criativa

Objetivo: percepção e produção do texto estético. Exercício da escrita como forma de arte. Gêneros literários: lírico, épico, dramático. Prosa e Poesia. Formas poéticas. Formas em prosa. Prosa poética. O conto. A novela. O romance. A crônica. Aspectos da língua escrita e oral na produção do texto estético. Escrita e interpretação de textos literários. Descrição, narração e dissertação em textos artísticos e ficcionais. Ensino da arte da escrita.

Docente: Maria Auxiliadora Baseio
Terça das 18h às 19h40 
Período: 20/02 a 25/06
Presencial 40h

Educação e Tecnologias: Discussões críticas

Objetivo: aprofundamento das teorias das tecnologias de informação e comunicação na educação. Reflexões sobre potencialidades e limites do uso das TICs Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretativa, trabalho colaborativo em grupo, consolidação de habilidades básicas em alfabetização tecnológica, conhecimento dos recursos da web necessários para usar as tecnologias para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos nos diversos conteúdos curriculares e nas competências digitais necessárias para bem viver e conviver na contemporaneidade. .

Docente: Allan Gonçalves
Segundas das 20h às 21h40 
Período: 19/02 a 24/06
Presencial 40h

Os concluintes receberão certificado de extensão e ampliação cultural.

Coordenação

Marcelo Rito

Marcelo Rito

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.

Disciplinas de 40h
6 parcelas de R$ 170,00.

Disciplinas de 80h
6 parcelas de R$ 340,00.

Cursos relacionados