Objetivos do Curso
O brincar é essencial para o aprendizado e o desenvolvimento integral da criança, expandindo suas capacidades físicas, emocionais e cognitivas. Na Pedagogia Waldorf, o brincar livre é reconhecido como um espaço de prazer, transformação e crescimento, onde o educador tem o papel fundamental de criar ambientes acolhedores e estimulantes.
Este curso oferece vivências, observações e reflexões sobre o brincar na primeira infância, com base na Pedagogia Waldorf, promovendo a integração de saberes multidisciplinares para enriquecer a prática pedagógica. Os participantes serão capacitados a valorizar o brincar como elemento central no desenvolvimento infantil, identificar brinquedos naturais e confeccionar brinquedos simples, ampliando seu olhar e atuação educativa.
Metodologia
O método tem como principais referências teóricas e práticas a Pedagogia Waldorf, valorizando diálogos com outras abordagens. No desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas deste curso, estão previstas vivências; exercícios de observação; aulas expositivas e dialogadas; discussão de textos, vídeos; atividades de trabalho individual e em grupo.
Público-Alvo
Destinado a profissionais da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, pais, terapeutas, psicólogos, estudantes de graduação e pós-graduação, e demais interessados em educação e pesquisa sobre o desenvolvimento infantil.
Estrutura do Curso
Aulas online (ao vivo) via plataforma Zoom
Avaliação
A avaliação será de forma contínua, considerando a realização das tarefas solicitadas, sobretudo a produção do trabalho final (relato de observação de um brincar livre com fotos e/ou ilustrações, a ser entregue na última aula do curso em pdf).
Resultados Esperados ao Final do Curso
Ao final do curso, os participantes terão ampliado sua compreensão do brincar como aspecto essencial do desenvolvimento infantil. Serão capazes de observar e interpretar o brincar livre com base na Pedagogia Waldorf, reconhecendo suas conexões com elementos fundamentais dessa abordagem. Também poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de ambientes pedagógicos mais conscientes e confeccionar brinquedos simples com materiais naturais, enriquecendo suas práticas educativas.
Certificação
Os participantes que entregarem o trabalho final e cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária receberão certificado de conclusão emitido pela FRS.
Regras Gerais
A matrícula será efetivada apenas após a confirmação do pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante a vaga no curso. Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a FRS reserva-se o direito de cancelar a realização do curso, sendo a comunicação feita por e-mail. O não comparecimento do aluno às aulas não o isenta da obrigação de pagamento.
Rosemeire Oliveira Resende Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Especializada em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo e em Facilitação de Processos à Luz da Prática Social Reflexiva pela Faculdade Rudolf Steiner. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da Educação Infantil Waldorf durante 12 anos. Coordenadora pedagógica e docente do Instituto Maiana no programa NÓS da Primeira Infância. Docente na pós-graduação em Educação Infantil Waldorf e coordenadora da linha de pesquisa Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças na Faculdade Rudolf Steiner. Consultora educacional em Ensino Infantil. Contadora de histórias e coautora de A Arte de Educar em Família.
Patrícia Gimael
Psicóloga com formação Junguiana, em Psicologia ampliada pela Antroposofia e como Aconselhadora Biográfica. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996.
Atualmente, integra a diretoria do Instituto Maiana e faz parte do corpo docente deste instituto que tem como propósito fundamental promover a ampliação pedagógica, social e artístico-cultural por meio de formação continuada direcionada para professores de educação infantil da rede pública de ensino com base na Pedagogia Waldorf, na neurociência e na Abordagem Pikler.
Membro da ABPA e docente no curso de formação em Psicoterapia Antroposófica promovido pelo Centro de Estudos SARE- CESARE.
Co-autora do livro Infância Vivenciada que teve sua segunda edição publicada em 2022 pela Editora Antroposófica.
Maria Regina Giachetta
Professora Waldorf durante 30 anos na Escola Waldorf Anabá, dos quais 28 anos dedicados à Educação Infantil. É professora e coordenadora da Formação de Professores Waldorf em Florianópolis desde 2001. Formada em Ciências Sociais pela UFSC, 1987; graduada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho; pós-graduada em Educação Infantil pelo Instituto Cotemar,2010; formada em Pedagogia Waldorf em 2000, pela SEPAPA em Botucatu, possui certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education, em São Paulo. É colaboradora do Instituto Maiana, acompanhando o projeto Nós da Primeira Infância como coordenadora do polo de Florianópolis.
Silvia Yoshimura
Artesã, mãe, pedagoga, atua como facilitadora em oficinas de trabalhos manuais para educadoras de Primeira Infância desde 2011, em projetos sociais na cidade de São Paulo. Acredita na importância do desenvolvimento de habilidades manuais para formação de agentes transformadores da realidade da Educação Infantil.
Investimento: R$ 400,00
Pagamento à vista via boleto bancário ou em até 10x no cartão de crédito.