• Home
  • Extensão e Ampliação Cultural

Extensão e Ampliação Cultural

Armadilhas e Recursos no acompanhamento da criança e do adolescente e seus ecos na vida adulta

Armadilhas e Recursos no acompanhamento da criança e do adolescente e seus ecos na vida adulta

Inscreva-se

Clique aqui

Quando uma criança vem ao mundo, não apenas ela adentra a vida, mas também está destinada a fazer parte da sociedade. No entanto, toda a dificuldade educacional vem do fato de que esses dois destinos, o destino próprio da criança e aquele orientado pela sociedade, não são sobreponíveis e não se ajustam de maneira óbvia.

Ao entrar na vida, a criança precisa aprender tudo o que lhe permitirá cuidar de si mesma: comer, se vestir, ler, escrever, compreender regras de boa conduta, etc.. Mais tarde, ela se fará perguntas identitárias e descobrirá a vida relacional, desenvolvendo assim uma personalidade moldada por suas experiências.

Fazer parte da sociedade, por outro lado, é uma questão completamente diferente. Enquanto a vida nos transporta através de gerações, somos nós que carregamos a sociedade e conduzimos sua mudança. O que as crianças e adolescentes trarão ainda está por vir, e é por isso que os talentos que eles têm a oferecer vêm do futuro: eles seguem uma temporalidade inversa à da vida e desafiam o que ela determina desde o passado mais remoto.

As crises e as doenças são, em todas as idades, a expressão de um encontro entre o contexto que nos carrega e aquilo que surge em cada um de nós a partir desse movimento.

A forma como concebemos o encontro com uma criança, um adolescente, um jovem adulto, seja pedagógico ou psicológico, ganha clareza quando consideramos, além da personalidade que se desenvolve, esses talentos que se aproximam. E entendemos, então, que o que nos aparece de forma sintomática é a manifestação de estratégias para compensar a falta de um talento.

Então, qual é o talento que as crianças pequenas estão exercendo na faixa etária pré-escolar? O que elas manifestam quando são impedidas nesse caminho? Como podemos nos tornar um recurso para elas no desenvolvimento saudável de determinados talentos? Qual é o talento que as crianças do Ensino Fundamental estão exercendo? Qual é o talento que se exerce na adolescência ou um pouco mais tarde, nos processos de aprendizagem?

Descobriremos que os talentos próprios de cada uma dessas fases da vida são aqueles que exercemos ao longo de toda a nossa existência e que as estratégias compensatórias que desenvolvemos durante a infância, ao nos limitarmos na vida adulta, nos oferecem a oportunidade de exercer nossa liberdade.

Duração e carga horária

De 05 a 09 de julho
Carga horária total: 32,5h
Horários: 08h30 às 17h

Docentes

Guillaume Lemonde

Guillaume Lemonde

Médico com orientação antroposófica pelo Instituto Ita Wegman (Suíça), Dr. Guillaume Lemonde é professor e supervisor em instituições de educação especializada, com atuação em vários países, e autor de diversas publicações.  Criador da Abordagem Saluto, um caminho para a presença nos encontros com os outros, com o mundo, com a vida e consigo mesmo, e que possui múltiplos campos de aplicação como a pedagogia, o apoio biográfico, a prática artística, a medicina, a gestão de recursos humanos, entre outros.

R$1.500 à vista no boleto bancário ou cartão de crédito. (parcelamento em até 3x sem juros)

Descontos especiais para professores

Cursos relacionados