Pós-graduação lato sensu em Educação Infantil Waldorf formação voltada à compreensão profunda da imagem antroposófica da criança de 0 a 7 anos. Ao longo do curso, você desenvolverá competências práticas e conceituais para atuar com sensibilidade e consciência na sala de aula e na vivência cotidiana com a criança pequena.
A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil.
Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor.
Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais.
Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc.
Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta. Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida cultural e social de seu povo e de seu tempo.
O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos.
Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.
Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando:
Portadores de título de graduação, seja bacharelado ou licenciatura de diversas áreas do conhecimento que atendam aos pré-requisitos e nutram interesse pelos conhecimentos componentes do programa.
730 aulas de 50 minutos (608 horas-relógio)
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Especialista em Educação Infantil Waldorf
Início do processo seletivo: Em breve
Início das aulas: agosto de 2025
Melanie Guerra
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Foi Diretora da Faculdade Rudolf Steiner até 2023, onde atualmente ministra aulas. É diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.