Pós-graduação lato sensu em Educação Infantil Waldorf formação voltada à compreensão profunda da imagem antroposófica da criança de 0 a 7 anos. Ao longo do curso, você desenvolverá competências práticas e conceituais para atuar com sensibilidade e consciência na sala de aula e na vivência cotidiana com a criança pequena.
A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil.
Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor.
Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais.
Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc.
Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta. Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida cultural e social de seu povo e de seu tempo.
O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos.
Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.
Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando:
Estudos teóricos e metodologias para o trabalho com as crianças em seus primeiros anos de vida;
Trabalhos manuais e artísticos que visam o desenvolvimento pessoal e social do professor;
Estudos e exercitações a fim de que o aluno seja preparado para trabalhar, com pais, com a comunidade escolar e consigo mesmo.
Portadores de título de graduação, seja bacharelado ou licenciatura de diversas áreas do conhecimento que atendam aos pré-requisitos e nutram interesse pelos conhecimentos componentes do programa.
Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 1o Setênio
Práticas e metodologias da Ed. Infantil
Arte e Linguagem
Música para Ed. Infantil
Euritmia
Artes
Manualidades
Fórum de turma e estudos transversais
Festas e celebrações escolares
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC
Possuir comprovadamente um mínimo de 100 horas de estudos dos fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf;
Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia);
Ter idade mínima de 21 anos.
730 aulas de 50 minutos (608 horas-relógio)
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Especialista em Educação Infantil Waldorf
Susana Nicolas
Formada em Pedagogia com licenciatura plena na Faculdade Claretiano e pós-graduada na FRS no curso Desafios da Contemporaneidade, concluiu o Seminário de Pedagogia Waldorf na Escola Rudolf Steiner em 2005 e Artes Cênicas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Atuou como professora de classe e de algumas matérias específicas (Geometria, Redação, Escrita Criativa, Língua Portuguesa) na Escola Waldorf São Paulo e na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 26 anos. Desde 2022, ministra como professora formadora convidada nos cursos de pós-graduação da FRS e orientadora pedagógica de professores das escolas waldorf do Brasil. Participou e continua ativa na busca de conhecimentos culturais e artísticos em vários cursos, oficinas e grupos de estudos de cultura popular brasileira, canto coral, arte e dança flamenca, teatro, literatura, escrita criativa e artes manuais.
26 parcelas mensais consecutivas de R$ 750,00
Com o pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula.