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Pós-Graduação

Educação Infantil Waldorf

Educação Infantil Waldorf

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Sobre o curso

Pós-graduação lato sensu em Educação Infantil Waldorf formação voltada à compreensão profunda da imagem antroposófica da criança de 0 a 7 anos. Ao longo do curso, você desenvolverá competências práticas e conceituais para atuar com sensibilidade e consciência na sala de aula e na vivência cotidiana com a criança pequena.  

A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil. 

Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor. 

Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais. 

Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc.  

Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta. Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida cultural e social de seu povo e de seu tempo.  

 O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos.  

Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança. 

Objetivos e processos de aprendizagens 

Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando: 

Estudos teóricos e metodologias para o trabalho com as crianças em seus primeiros anos de vida; 

Trabalhos manuais e artísticos que visam o desenvolvimento pessoal e social do professor; 

Estudos e exercitações a fim de que o aluno seja preparado para trabalhar, com pais, com a comunidade escolar e consigo mesmo. 

Público-Alvo

Portadores de título de graduação, seja bacharelado ou licenciatura de diversas áreas do conhecimento que atendam aos pré-requisitos e nutram interesse pelos conhecimentos componentes do programa.    

Disciplinas 

Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf 

Desenvolvimento da Criança do 1o Setênio 

Práticas e metodologias da Ed. Infantil 

Arte e Linguagem 

Música para Ed. Infantil 

Euritmia 

Artes 

Manualidades 

Fórum de turma e estudos transversais 

Festas e celebrações escolares 

Pesquisa e construção do conhecimento – TCC 

Pré-requisitos  

Possuir comprovadamente um mínimo de 100 horas de estudos dos fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf;  

Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia);  

Ter idade mínima de 21 anos.   

Estrutura das Aulas 

  • Quatro imersões presenciais, que acontecerão nos meses de janeiro e julho de cada ano. Cada encontro de imersão terá oito dias de estudos, perfazendo um total de 60 aulas de 50 minutos. Horários das aulas: segunda a sábado, das 8h10 às 12h e das 13h30 às 17h10; domingo, aulas das 8h10 às 12h. Todos os encontros de imersão somam um total de 240 aulas de 50 minutos (200h). 
  • Vinte encontros presenciais de finais de semana, de sexta a domingo, sendo um por mês, com 16 aulas de 50 minutos. Horários das aulas: sexta, das 18h às 21h40; sábado das 8h10 às 17h10; domingo das 8h10 às 12h. Todos os encontros aos finais de semana somam um total de 320 aulas de 50 minutos cada (266,67h); 
  • Quarenta e dois encontros remotos com 4 aulas de 50 minutos cada, às segundas-feiras, previstos previamente em calendário. Horários das aulas: das 18h às 21h40. Todos os encontros remotos com 4 aulas somam um total de 168 aulas de 50 minutos cada (140 h); 
  • Um encontro remoto com 2 aulas de 50 minutos cada, às quartas-feiras, previstos previamente em calendário. Horários das aulas: das 20h às 21h40. Todos os encontros remotos somam um total de 2 aulas de 50 minutos cada (1,66 h); 

Carga horária 

730 aulas de 50 minutos (608 horas-relógio)   

Calendário 2025/2

Edital

Calendário: 2025 / 2026

 Estágios e TCC 

Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso. 

Titulação 

Especialista em Educação Infantil Waldorf  

Curso reconhecido 

Coordenação

Susana Nicolas

Susana Nicolas

Formada em Pedagogia com licenciatura plena na Faculdade Claretiano e pós-graduada na FRS no curso Desafios da Contemporaneidade, concluiu o Seminário de Pedagogia Waldorf na Escola Rudolf Steiner em 2005 e Artes Cênicas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Atuou como professora de classe e de algumas matérias específicas (Geometria, Redação, Escrita Criativa, Língua Portuguesa) na Escola Waldorf São Paulo e na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 26 anos. Desde 2022, ministra como professora formadora convidada nos cursos de pós-graduação da FRS e orientadora pedagógica de professores das escolas waldorf do Brasil. Participou e continua ativa na busca de conhecimentos culturais e artísticos em vários cursos, oficinas e grupos de estudos de cultura popular brasileira, canto coral, arte e dança flamenca, teatro, literatura, escrita criativa e artes manuais.

26 parcelas mensais consecutivas de R$ 750,00

Com o pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula.

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