Você deseja atuar com educação e causar um impacto positivo no mundo?
Na FRS, a formação vai além do currículo tradicional. Nossa Licenciatura em Pedagogia é voltada para quem busca ser um agente de transformação social, desenvolvendo uma atuação ética, sensível, crítica e comprometida com os desafios do nosso tempo.
O curso alia teoria e prática, integrando fundamentos da Pedagogia Waldorf às principais abordagens contemporâneas da educação, em uma proposta formativa viva, inovadora e profundamente humana.
Com nota máxima (5) na avaliação do MEC, o curso prepara você para atuar com excelência em diferentes contextos educacionais – desde escolas até instituições sociais, culturais e de saúde.
Nosso principal objetivo é formar educadores conscientes, criativos e preparados para transformar a realidade por meio da educação. Para isso, a Graduação em Pedagogia da FRS se organiza em três eixos integrados:
Formação Cultural: Compreensão ampla do ser humano e da sociedade por meio de disciplinas como História, Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia. Uma base sólida e multidisciplinar para a prática pedagógica.
Formação Pedagógica: Desenvolvimento de competências para a docência e gestão de processos educacionais em diferentes contextos. Estudo de planejamento, didática, avaliação e políticas públicas.
Formação Artística e Social: Vivências artísticas, musicais e corporais que estimulam o autoconhecimento, a sensibilidade e o engajamento social. Uma formação que respeita o ritmo e a integralidade do ser humano.
Além disso, o curso contempla: 400 horas de estágio supervisionado e 350 horas de atividades complementares de ampliação cultural. Totalizando 3.605 horas ao longo de 8 semestres.
As aulas acontecem presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h40, com eventuais atividades aos sábados.
Formação integral e versátil: Atuação em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, EJA, gestão escolar, instituições sociais, empresas, hospitais e ONGs.
Excelência reconhecida: Nota máxima (5) pelo MEC na avaliação do curso.
Educação com propósito: Compromisso com inclusão, diversidade, sustentabilidade e justiça social.
Metodologia viva: Formação crítica e sensível baseada na Antroposofia, com forte conexão entre arte, ciência e prática pedagógica.
Na FRS, acreditamos que a educação é uma das maiores potências de transformação do mundo. Se você quer atuar com consciência, sensibilidade e propósito, a FRS é o seu lugar.
Inscreva-se no processo seletivo 2025 e comece a trilhar um novo caminho na educação.
Inscrições abertas para:
Transferência de estudantes de Pedagogia ou outros cursos
Portadores de diploma interessados em uma segunda graduação
Reabertura de matrícula para quem trancou até 4 semestres atrás
Marcelo Rito
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.
Allan Gonçalves
Obteve o mestrado em 2014 e o doutorado em 2018, ambos em Física, pela Universidade Federal do ABC. Durante o período de pós-graduação, também atuou como professor e coordenador pedagógico no cursinho popular da ACEPUSP. Desde 2015, participa dos encontros e cursos do grupo de Ciências Waldorf do Brasil.
Clarissa Mendes
Artista plástica. Licenciada em Artes Plásticas e com especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, onde atualmente é mestranda. Desde 2013, ministra práticas artísticas e história da arte em formações de professores Waldorf (São Paulo, Brasília e Capão Bonito) e cursos livres para jovens e adultos.
Cristina Velasquez
Engenheira florestal formada pela ESALQ/USP, mestre em Ciências Florestais pela mesma universidade com tema voltado a educação ambiental e juventude rural. Na área de educação tem experiência em trabalhos socioeducativos em diferentes áreas, especialmente em processos educativos socioambientais junto a populações de jovens. É formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Foi professora na Escola Waldorf Moara, professora de Geografia e Jardinagem e trabalhou com crianças e jovens. Trabalhou como Articuladora Pedagógica da Federação das Escolas Waldorf no Brasil de 2019 a 2023. Tem experiência em gestão de escolas Waldorf, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos socioeducativos. Tem na Pedagogia Social inspiração para seus trabalhos na área de gestão. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner.
Cristina Mansberger
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2015), realizou a formação em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf. Possui a Certificação CTT Practitioner – certificação internacional no Método Barrett de Gestão de Cultura Organizacional (2017) e na ferramenta MBTI (2017) pela Fellipelli.
Daniela Meirelles
Formada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança desde então com crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Participou profissionalmente em inúmeros grupos de Dança Clássica e Contemporânea nas cidades de Natal – RN e Rio de Janeiro – RJ. Em 2006, concluiu sua formação em Euritmia Artística e Pedagógica pela Spring Valley Eurythmy School, em NY. Desde 2007 vem atuando como professora de Euritmia na Escola Waldorf Rudolf Steiner, ministrando aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, onde também atuou como tutora de 2014 a 2017. Da mesma forma, ministrou diversos cursos para a Formação de Professores Waldorf, no IDW – Instituto de Desenvolvimento Waldorf, SP. Cursou em 2014, pela UNESP a Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Arteterapia – Terapia Expressivas. Em 2018 finalizou o Seminário de Formação de Professores de Ensino Médio Waldorf, na EWRS e desde 2015 atua como diretora artística do Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil na EWRS. Em 2020 se tornou docente da Faculdade Rudolf Steiner e orienta o Projeto de Extensão – Coletivo ÎANDÉ e atualmente está concluindo seu mestrado na Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo.
Florencia Guglielmo
Formada em terapia ocupacional pela USP, especializada em terapia ocupacional dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO), formada em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf, especializada em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-PUC, mestra pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, doutora pelo programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Atua como coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Francisco Igliori Gonsales
Psicólogo, Mestre (2003) e Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP (2010). Entre 2004 e 2011 foi professor de graduação em Psicologia na PUC-SP e ministrou cursos de especialização sobre o desenvolvimento da imaginação infantil na COGEA-PUC-SP. Durante 8 anos trabalhou na formação de professores da rede pública de Educação Infantil do município de São Paulo. Arte-educador, criou e coordenou por quase 20 anos cursos regulares e espetáculos que integram narrativa de histórias, teatro, circo e artes visuais. Em 2022 produziu e participou do espetáculo “A Magia da Floresta” apresentado para mais de 800 alunos dos CEUs de São Paulo. Desde 2010 é diretor executivo do Instituto Bacuri, organização sem fins lucrativos que realiza projetos sócio ambientais, educativos e culturais em diversas regiões do Brasil. Entre 2023 e 2024 foi presidente do CMDCA de Ubatuba e participa ativamente na elaboração de políticas públicas voltadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Gabriela Hilarino
Graduada em Educação Física pela UEMG e Mestra em Educação e Docência pela UFMG. Foi aluna da 2o Formação Livre em Ginástica Bothmer. Também formou-se em Pedagogia Curativa e Terapia Social. Foi professora de dança por quase 20 anos e atualmente é professora de Educação Física e Circo da Escola Waldorf Rudolf Steiner.
Lidiane Maziero
Pedagoga, com especialização em Educação Especial, Educação de Surdos, Tradução e Interpretação de LIBRAS. Atualmente mestranda em educação na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, tendo como pesquisa a inclusão na escola Waldorf. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner as seguintes disciplinas: LIBRAS e Educação Especial.
Marcelo Rito
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.
Maria do Carmo Abi-Sâmara
Mestre pelo programa interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizou a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS.
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação. É coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner.
Tarita de Souza
Cantora, compositora, educadora, regente, preparadora vocal, atriz com atuação também no campo das artes plásticas e fotografia. Doutora em música pela Universidade de São Paulo, tem 5 discos lançados além de participações em projetos de diversos artistas da cena musical paulistana. No campo das artes visuais, se especializou em fotografia e arte visual para música, produzindo diversas capas de disco e vídeos de arte. Na área da educação, atuou por 18 anos na educação básica como professora de música e regente do coral jovem do Colégio Waldorf Micael de São Paulo (2001-2018). Atualmente se dedica à formação de professores, ministrando aulas de música na graduação e pós-graduação das faculdades Rudolf Steiner (desde 2018) e Santa Marcelina (2023).
Mensalidade: R$ 1.974,90* (valor válido para o ano letivo de 2025)
O reajuste é anual, com limite baseado na inflação.
20% de desconto para ingressantes por transferência, reabertura de matrícula ou segunda graduação.
Financiamento interno: possibilidade de parcelamento estendido. Consulte as condições com nossa equipe.
A Faculdade Rudolf Steiner oferece bolsas parciais para a Graduação, conforme os critérios definidos em sua política de ações afirmativas.
Para saber mais:
Edital do Programa Educere
Formulário de Solicitação de Bolsa Educere
Importante: o formulário deve ser preenchido somente após a aprovação no processo seletivo.