Graduação em Pedagogia da FRS vai além do currículo tradicional. Nossa Licenciatura em Pedagogia é voltada para quem busca ser um agente de transformação social, desenvolvendo uma atuação ética, sensível, crítica e comprometida com os desafios do nosso tempo.
O curso alia teoria e prática, integrando fundamentos da Pedagogia Waldorf às principais abordagens contemporâneas da educação, em uma proposta formativa viva, inovadora e profundamente humana.
Com nota máxima (5) na avaliação do MEC, o curso prepara você para atuar com excelência em diferentes contextos educacionais, desde escolas públicas e privadas até instituições sociais, culturais e de saúde.
A FRS é referência nacional em formação de professores, formando educadores conscientes, criativos e preparados para transformar a realidade por meio da educação. Para isso, a Graduação em Pedagogia se organiza em três eixos integrados:
Formação Cultural: compreensão ampla do ser humano e da sociedade por meio de disciplinas como História, Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia. Uma base sólida e multidisciplinar para a prática pedagógica.
Formação Pedagógica: desenvolvimento de competências para a docência e gestão de processos educacionais em diferentes contextos. Estudo de planejamento, didática, avaliação e políticas públicas.
Formação Artística e Social: vivências artísticas, musicais e corporais que estimulam o autoconhecimento, a sensibilidade e o engajamento social. Uma formação que respeita o ritmo e a integralidade do ser humano.
Formação integral e versátil: atuação em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, EJA, gestão escolar, instituições sociais, empresas, hospitais e ONGs.
Excelência reconhecida: nota máxima (5) pelo MEC na avaliação do curso.
Educação com propósito: compromisso com inclusão, diversidade, sustentabilidade e justiça social.
Metodologia viva: formação crítica baseada na Antroposofia, com forte conexão entre arte, ciência e prática pedagógica.
Certificação dupla: formação completa para atuar como docente e também em gestão escolar (coordenação pedagógica e direção).
O curso de Pedagogia da FRS é estruturado em 8 semestres, oferecendo uma formação completa que integra:
Para consultar as disciplinas e carga horária de cada semestre, acesse: Matriz Curricular
Na FRS, acreditamos que a educação é uma das maiores potências de transformação do mundo. Se você busca um curso de Pedagogia que une teoria, prática e propósito, a FRS é o seu lugar.
Inscreva-se agora e comece a trilhar um novo caminho na educação!
Inscrições Abertas – 1º Semestre de 2026
Acesse aqui o Edital da Graduação 2026
Conheça as formas de ingresso na FRS:
ENEM
O candidato que optar pela utilização da nota obtida no ENEM, a partir de 2023, acima de 500 pontos e sem ter zerado em nenhuma das áreas, estará automaticamente aprovado no Processo Seletivo. Após a inscrição, você receberá um e-mail com as orientações. Será necessário apresentar, além dos documentos exigidos, o comprovante do ENEM.
Vestibular Online
O candidato deve realizar a inscrição e escolher uma das datas disponíveis no formulário. A prova será realizada de forma remota, pela plataforma Zoom, mais detalhes em Edital Graduação 2026.
Vestibular Presencial
O candidato deve se inscrever e comparecer presencialmente à sede da Faculdade Rudolf Steiner no dia 29/11/2025, mais detalhes em Edital Graduação 2026.
Transferência
Destinada a estudantes de Pedagogia ou de outros cursos de graduação que desejam continuar seus estudos na FRS. Será necessário apresentar histórico escolar, plano de ensino das disciplinas já cursadas e documentação exigida.
Segunda Graduação
Voltada a portadores de diploma de curso superior que desejam ampliar sua formação. Dispensa do vestibular, mediante análise do diploma e documentos acadêmicos.
Reabertura de Matrícula
Para alunos que trancaram o curso há até 4 semestres. A matrícula poderá ser retomada conforme as normas acadêmicas e disponibilidade de vagas.
Consulte o Edital Graduação 2026
Marcelo Rito
Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em História pela FFLCH-USP. Pesquisador na área de História da Educação, autor de livros didáticos e artigos acadêmicos. Atua como docente na graduação e pós-graduação em Pedagogia e, desde 2019, coordena o curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner.
Allan Gonçalves
Doutor e Mestre em Física pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atuou como professor e coordenador pedagógico no cursinho popular da ACEPUSP durante a pós-graduação. Desde 2015, participa dos encontros e cursos do Grupo de Ciências Waldorf do Brasil.
Clarissa Mendes
Doutoranda e Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, onde também obteve a Licenciatura em Artes Plásticas e a especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes. Atua desde 2013 em práticas artísticas e história da arte em formações de professores Waldorf e em cursos livres para jovens e adultos.
Cristina Velasquez
Mestre em Ciências Florestais pela ESALQ/USP, com pesquisa em educação ambiental e juventude rural. Engenheira Florestal pela mesma instituição é formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Atuou como professora de Geografia e Jardinagem e Articuladora Pedagógica da Federação das Escolas Waldorf. Desde 2023, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner.
Cristina Mansberger
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP e especialista em pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf. Possui certificação CTT Practitioner em Gestão de Cultura Organizacional e certificação internacional em MBTI pela Fellipelli. Atua como professora da graduação em pedagogia e de pós graduação em Gestão Estratégica de Pessoas com foco em Desenvolvimento de Pessoas e Educação Corporativa.
Daniela Meirelles
Mestre em Artes pela Escola Superior de Artes Célia Helena (SP). Formada em Euritmia Artística e Pedagógica (Spring Valley, NY) e em Educação Física e Dança (UFRJ). Atua como professora de Euritmia na Escola Waldorf Rudolf Steiner desde 2007 e, desde 2020, é orientadora do Projeto de Extensão Coletivo ÎANDÉ.
Florencia Guglielmo
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP e mestre pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Teoria Psicanalítica e em Terapia Ocupacional Dinâmica, formada em Pedagogia Waldorf e Terapia Ocupacional (USP). Coordena a área de Apoio Pedagógico na Escola Waldorf Rudolf Steiner.
Francisco Igliori Gonsales
Doutor e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Atuou como professor de graduação e cursos de especialização em Psicologia e desenvolvimento infantil na PUC-SP e COGEA-PUC-SP. Arte-educador, criou e coordenou cursos e espetáculos integrando narrativa, teatro, circo e artes visuais. É diretor executivo do Instituto Bacuri, atuando em projetos socioeducativos e culturais.
Gabriela Hilarino
Mestra em Educação e Docência pela UFMG e graduada em Educação Física pela UEMG. Formada em Pedagogia Curativa e Terapia Social e participante da 2ª Formação Livre em Ginástica Bothmer Brasil. Atuou como professora de dança por quase 20 anos. Atualmente leciona Educação Física e Circo na Escola Waldorf Rudolf Steiner e é docente no curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner.
Lidiane Maziero
Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e Adolescência e Mestre em Educação pela UNIFESP, com pesquisa sobre inclusão em escolas Waldorf. Pedagoga com especialização em Educação Especial, Educação de Surdos e Tradução e Interpretação de Libras. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner as disciplinas de LIBRAS e Educação Especial.
Marcelo Rito
Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Bacharel em História pela FFLCH-USP. Pesquisador na área de História da Educação, autor de livros didáticos e artigos acadêmicos. Atua como docente na graduação e pós-graduação em Pedagogia e, desde 2019, coordena o curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner.
Maria do Carmo Abi-Sâmara
Doutoranda e Mestre pelo Programa Interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Administração de Empresas, licenciada em Artes Plásticas, professora Waldorf formada pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS, especialização em Facilitação de Processos Sociais, formação em Arteterapia e Trauma pelo grupo de Pedagogia da Emergência da Espanha. Docente das disciplinas de Trabalhos Manuais e Gestão Escolar.
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Doutora em Letras pela USP, com Pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Letras (USP) e graduada em Letras e Ciências Sociais. Formada em Pedagogia Waldorf, atuou como professora de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner e coordena a área de pesquisa na Faculdade Rudolf Steiner.
Tarita de Souza
Doutora em Música pela Universidade de São Paulo. Cantora, compositora e educadora com experiência em artes plásticas e fotografia. Atuou como professora de música e regente do coral jovem do Colégio Waldorf Micael (2001–2018) e, desde 2018, ministra aulas na graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Renata Weffort
Doutora e Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pedagoga de formação, atua com pesquisa e docência no ensino superior na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil, organização escolar e práticas pedagógicas. Possui experiência em gestão escolar, atuando como coordenadora pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Mensalidade: R$ 1.974,90* (valor válido para o ano letivo de 2026)
Descontos especiais para ingressantes de 2026
30% de desconto para matrículas efetivadas até 15/11/2025: Mensalidade: R$ 1.382,43
20% de desconto para matrículas efetivadas até 15/12/2025: Mensalidade: R$ 1.579,92
10% de desconto para matrículas efetivadas até 15/01/2026: Mensalidade: R$ 1.777,41
Os descontos são válidos durante todo o curso, desde que a matrícula seja efetuada dentro do prazo estipulado. Os benefícios não são cumulativos, sendo sempre aplicado o maior percentual de desconto disponível no momento da matrícula.