Com o nosso curso de graduação em Pedagogia, o(a) profissional terá toda a capacidade e habilidades necessárias para atuar em diferentes frentes, como a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, exercendo a função de pedagogo em instituições não escolares, como empresas, sistema profissional e hospitalar, educação para Jovens e Adultos – EJA, cargos de gestão escolar, dentre outras possibilidades.
Nossa missão é fomentar em nossos alunos e alunas possibilidades de enfrentamento aos desafios educacionais da contemporaneidade.
Registro de Autorização do curso nº 201602659
Processo de Reconhecimento do curso nº 202003887
Veja outras habilidades que desenvolvemos com o curso:
As disciplinas que compõem a grade curricular do curso são divididas em diferentes eixos, os quais, juntos, contribuem para uma formação consistente de educadores comprometidos e engajados.
Veja:
Eixo da formação cultural: disciplinas que promovem base para a compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir do enfoque multidisciplinar em diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.
Eixo da formação pedagógica: disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo da sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais escolares ou não escolares.
Eixo da formação artística e social: disciplinas que promovem o autoconhecimento dos futuros educadores, a partir da exercitação artística, musical, corporal, assim como de ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.
Composição total: 69 disciplinas
Clique aqui para conferir cada uma das disciplinas.
Outras informações sobre o curso:
Confira o cronograma para ingresso em 2025:
Clique aqui para fazer sua inscrição!
20 de setembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025 (ou até o preenchimento das vagas) – Período de inscrições e agendamento de entrevistas para candidatos à transferência e portadores de diploma.
30 de outubro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025 (ou até o preenchimento das vagas) – Período de solicitações de análise curricular para dispensa de disciplinas por equivalência de estudos.
04 de novembro de 2024 – Divulgação da 1ª lista de aprovados. Acesse aqui
04 de novembro de 2024 – Abertura do processo seletivo agendado
04 a 07 de novembro de 2024 – Envio de documentação para solicitação de bolsa de estudos (conforme edital de bolsa de estudos da FRS).
13 de novembro de 2024 – Divulgação da lista dos contemplados com bolsa de estudos.
04 a 17 de novembro de 2024 – Período de matrículas para aprovados em 1ª lista
13 a 17 de novembro de 2024 – Período de matrículas para aprovados em 1ª lista contemplados com bolsa de estudos.
18 de novembro de 2024 – Divulgação da 2ª lista de aprovados (somente em caso de vagas não preenchidas em 1ª chamada).
18 a 30 novembro de 2024 – Período de matrículas para aprovados em 2ª lista (ou até o preenchimento das vagas).
17 de fevereiro de 2025 – Início do semestre letivo.
Confira o edital de processo seletivo para 1º semestre de 2025
A inscrição para a Prova do Processo Seletivo 2025 tem custo de R$50,00.
Transferência de outras instituições
Estudantes de Pedagogia ou de outros cursos de Graduação.
Portadores de diploma (2ª graduação)
Graduados de outras instituições de Ensino Superior.
Reabertura de matrícula
Alunos da FRS que realizaram trancamento de matrícula no curso de Pedagogia em até 4 semestres anteriores.
Confira o edital para ingresso no 1º semestre de 2025 como transferência externa ou Portador de Diploma.
Entre em contato para mais informações sobre transferências: carolini.santos@frs.edu.br
Marcelo Rito
Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Docente em educação básica desde 1992. Participante do Centro de Formação de Professores Waldorf entre 2004 e 2006. Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2009. Doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em 2015. Pesquisador na área de História da Educação. Autor de livros didáticos, artigos acadêmicos e condutor de grupos de pesquisa. Docente de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Coordenador do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner desde 2019.
Allan Gonçalves
Obteve o mestrado em 2014 e o doutorado em 2018, ambos em Física, pela Universidade Federal do ABC. Durante o período de pós-graduação, também atuou como professor e coordenador pedagógico no cursinho popular da ACEPUSP. Desde 2015, participa dos encontros e cursos do grupo de Ciências Waldorf do Brasil.
Clarissa Mendes
Artista plástica. Licenciada em Artes Plásticas e com especialização em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, onde atualmente é mestranda. Desde 2013, ministra práticas artísticas e história da arte em formações de professores Waldorf (São Paulo, Brasília e Capão Bonito) e cursos livres para jovens e adultos.
Cristina Velasquez
Engenheira florestal formada pela ESALQ/USP, mestre em Ciências Florestais pela mesma universidade com tema voltado a educação ambiental e juventude rural. Na área de educação tem experiência em trabalhos socioeducativos em diferentes áreas, especialmente em processos educativos socioambientais junto a populações de jovens. É formada em Pedagogia Waldorf pelo Seminário Brasil de Brasília. Foi professora na Escola Waldorf Moara, professora de Geografia e Jardinagem e trabalhou com crianças e jovens. Trabalhou como Articuladora Pedagógica da Federação das Escolas Waldorf no Brasil de 2019 a 2023. Tem experiência em gestão de escolas Waldorf, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos socioeducativos. Tem na Pedagogia Social inspiração para seus trabalhos na área de gestão. Atualmente, é Diretora da Faculdade Rudolf Steiner.
Cristina Mansberger
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2015), realizou a formação em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf. Possui a Certificação CTT Practitioner – certificação internacional no Método Barrett de Gestão de Cultura Organizacional (2017) e na ferramenta MBTI (2017) pela Fellipelli.
Daniela Meirelles
Formada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança desde então com crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Participou profissionalmente em inúmeros grupos de Dança Clássica e Contemporânea nas cidades de Natal – RN e Rio de Janeiro – RJ. Em 2006, concluiu sua formação em Euritmia Artística e Pedagógica pela Spring Valley Eurythmy School, em NY. Desde 2007 vem atuando como professora de Euritmia na Escola Waldorf Rudolf Steiner, ministrando aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, onde também atuou como tutora de 2014 a 2017. Da mesma forma, ministrou diversos cursos para a Formação de Professores Waldorf, no IDW – Instituto de Desenvolvimento Waldorf, SP. Cursou em 2014, pela UNESP a Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Arteterapia – Terapia Expressivas. Em 2018 finalizou o Seminário de Formação de Professores de Ensino Médio Waldorf, na EWRS e desde 2015 atua como diretora artística do Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil na EWRS. Em 2020 se tornou docente da Faculdade Rudolf Steiner e orienta o Projeto de Extensão – Coletivo ÎANDÉ e atualmente está concluindo seu mestrado na Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo.
Dayse Cruz
Graduada em Pedagogia e mestra em Linguagem e Educação pela USP, desde 2016. Cursou Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2018. Cursa especialização em Educação Infantil Waldorf e leciona disciplinas da área na graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Florencia Guglielmo
Formada em terapia ocupacional pela USP, especializada em terapia ocupacional dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (CETO), formada em Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf, especializada em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-PUC, mestra pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP, doutora pelo programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Atua como coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner e como docente da graduação e pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner.
Francisco Igliori Gonsales
Psicólogo, Mestre (2003) e Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP (2010). Entre 2004 e 2011 foi professor de graduação em Psicologia na PUC-SP e ministrou cursos de especialização sobre o desenvolvimento da imaginação infantil na COGEA-PUC-SP. Durante 8 anos trabalhou na formação de professores da rede pública de Educação Infantil do município de São Paulo. Arte-educador, criou e coordenou por quase 20 anos cursos regulares e espetáculos que integram narrativa de histórias, teatro, circo e artes visuais. Em 2022 produziu e participou do espetáculo “A Magia da Floresta” apresentado para mais de 800 alunos dos CEUs de São Paulo. Desde 2010 é diretor executivo do Instituto Bacuri, organização sem fins lucrativos que realiza projetos sócio ambientais, educativos e culturais em diversas regiões do Brasil. Entre 2023 e 2024 foi presidente do CMDCA de Ubatuba e participa ativamente na elaboração de políticas públicas voltadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Gabriela Hilarino
Graduada em Educação Física pela UEMG e Mestra em Educação e Docência pela UFMG. Foi aluna da 2o Formação Livre em Ginástica Bothmer. Também formou-se em Pedagogia Curativa e Terapia Social. Foi professora de dança por quase 20 anos e atualmente é professora de Educação Física e Circo da Escola Waldorf Rudolf Steiner.
Lidiane Maziero
Pedagoga, com especialização em Educação Especial, Educação de Surdos, Tradução e Interpretação de LIBRAS. Atualmente mestranda em educação na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, tendo como pesquisa a inclusão na escola Waldorf. Leciona na Faculdade Rudolf Steiner as seguintes disciplinas: LIBRAS e Educação Especial.
Maria do Carmo Abi-Sâmara
Mestre pelo programa interdisciplinar Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizou a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf da APRS.
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; Graduada em Letras – Português-Inglês – pelo Centro Universitário Ibero-Americano e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Cursou Pedagogia Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf em 1994. Dedicou-se ao ensino de Redação na Escola Waldorf Rudolf Steiner por 10 anos (2008-2018) e, desde 2019, atua como docente na Faculdade Rudolf Steiner, no curso de Graduação em Pedagogia e na pós-graduação. É coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner.
Melanie Guerra
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Foi Diretora da Faculdade Rudolf Steiner até 2023, onde atualmente ministra aulas. É diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
Tarita de Souza
Formada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (2004) e mestre em educação musical pela Universidade de São Paulo (2020). Atua como professora de Música e Voz da Faculdade Rudolf Steiner e no curso de formação de professores Waldorf – IDW desde 2015.
O valor das mensalidades para o ano letivo de 2025 será de R$ 1.974,90*.
*O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.
A FRS oferece Bolsas de Estudos para alunos da Graduação e para alguns cursos de Pós-Graduação .
A Faculdade Rudolf Steiner concede bolsas parciais nas mensalidades da Graduação e para alguns cursos de Pós-Graduação, conforme nossa política de ações afirmativas. Os critérios para concessão dessas bolsas estão definidos em nosso Programa Educere.
Edital para Bolsa de Estudos – Programa Educere
Formulário para requisição de Bolsa de Estudos Educere
A Faculdade Rudolf Steiner é uma entidade sem fins lucrativos, beneficente de assistência social, portadora do CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação, regulamentada pela lei nº 12.101/2009, decreto nº 7.237/2010. Mantém, assim, compromisso irrestrito com a concessão de bolsas integrais e parciais para alunos de Graduação, na proporção mínima de uma bolsa integral para cada nove alunos matriculados.
Por meio do Programa de Bolsa Filantropia, o FRS oferece, dentro dos limites de vagas previstas em lei:
Em atendimento às regras estipuladas pela Lei da Filantropia, definiu-se o Programa Filantropia
Edital para Bolsa de Estudos – Programa Filantropia
Formulário para requisição de Bolsa de Estudos Filantropia
Importante: os Formulários devem ser preenchidos após aprovação no Processo Seletivo.