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Extensão e Ampliação Cultural

Educação Infantil: Diálogos entre ‘Tradições Waldorf’ e Culturas Tradicionais

Educação Infantil: Diálogos entre ‘Tradições Waldorf’ e Culturas Tradicionais

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A prática pedagógica da Educação Infantil se constrói a partir de um currículo completamente vinculado à passagem do tempo, que se transforma na sala de aula em ambiente e em propostas educacionais vivenciadas de maneira rítmica e cheias de ludicidade. Neste sentido, torna-se imprescindível a relação das professoras com seu entorno, para que o cotidiano escolar possa ser elaborado também a partir dos ritmos naturais e culturais do local em que a comunidade escolar está inserida. A Pedagogia Waldorf, por ter origem estrangeira, pode acolher em si práticas que sejam importadas e mantidas por tradição em escolas brasileiras até hoje.

Objetivos

Este curso tem por objetivo refletir a partir de um olhar sensível e cuidadoso sobre as práticas da educação infantil Waldorf na perspectiva de ajudar as educadoras e encontrarem, no seu cotidiano, as referências válidas para a construção do ambiente e de atividades pedagógicas que sejam relevantes para elas mesmas e para as crianças. A cultura popular, a relação com o território e o reconhecimento da identidade serão o ponto de partida para essa reflexão, buscando a construção conjunta de um repertório brasileiro para as épocas do ano.

Duração e carga horária

Duração: 21, 22 e 23 de março
Carga horária total: 13h30min.

Conteúdos

  • A origem das escolas de Educação Infantil Waldorf, a essência do trabalho pedagógico nos Jardins de Infância, e as práticas pedagógicas refletidos a partir de um ponto de vista crítico, apoiando as docentes na distinção do que se vincula à essência e do que se constituiu como “tradição Waldorf.”
  • As questões de identidade e território das professoras presentes; elementos da cultura que façam sentido para a prática pedagógica da educação infantil.
  • O trabalho escolar em épocas e sua relação com a cultura e com a natureza.
  • Brincadeiras de quintal, brincadeiras de roda, brinquedos e cultura popular.

Bibliografia

LEVY, Paula Cristina Santoro Haddad. A matriz froebeliana e o nascimento do jardim de infância Waldorf: rupturas e continuidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura, Filosofia e História da Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/D.48.2019.tde-21102020-155442.

STEINER, Rudolf. A vivência do decurso do ano em quatro imaginações cósmicas – apostila disponível na SAB

SAURA, Soraia Chung. Planeta de boieiros: culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do bumba-meu-boi. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-131837/.

SAURA, S.C.; ALMEIDA, R.; SANCHES, J. Interculturalidade, Museu e Educação. V. 1, 1 ed. São Paulo. Editora Laços, pag. 96-112.

Docentes

Paula Levy

Paula Levy

Mestre em Educação pela USP. Especialização em Primeiríssima Infância pelo Instituto Singularidades. Pedagoga formada pela USP. Fundadora do Jardim Michaelis do Rio de Janeiro, em 1993. Professora Waldorf de Educação Infantil desde 1988.  Coordenadora do Centro de Formação de Professores Waldorf, de 2012 a 2017. Fundadora da Faculdade Rudolf Steiner e do Instituto de Desenvolvimento Waldorf. Participou da coordenação executiva do projeto Faculdade Rudolf Steiner, de 2013 a 2017. Atua como docente em formações de professores na pedagogia Waldorf.  Professora de Educação Infantil na Escola Waldorf Rudolf Steiner, até 2024.

Aline Fernandes

Aline Fernandes

Bacharel em Ciências Sociais (USP) e pós-graduanda em Gestão de Territórios e Saberes Tradicionais (UFF), Aline Fernandes é produtora cultural, cantora e pesquisadora das corporalidades afro ameríndias. Por 15 anos integrou o elenco do Grupo Cupuaçu de Danças Brasileiras. É assistente de direção do Grupo Água de Menino de danças baianas e integrante do Coletivo Heranças do Corpo. Idealizou e coordenou o coletivo Na Trilha do Tambor que durante 5 anos promoveu vivências de Tambor de Crioula com mestres e grupos Maranhenses em São Paulo. Já dividiu palco e gravou em discos de artistas como Jonathan Silva, Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho, André Magalhães, Victor Kinju, Edu Guimarães, Grupo Paranapanema, Ponto Br, Catador de Canções, Memórias de Carvalho, Forrobodó do Jabah, entre outros. Atualmente realiza pesquisa sobre a relação entre a capoeira, mulheres e epistemologias corporais.

Como produtora mantém o foco na pesquisa e difusão de trabalhos ligados aos gêneros tradicionais brasileiros no interior do Acervo Maracá em projetos como Ponto Br (vencedor do Prêmio da Música Brasileira), Acervo Maracá (Grammy Latino e Prêmio Rodrigo Mello Franco Andrade – IPHAN), Série audiovisual 10 Pedras (Rumos), entre outros. É fundadora da Igarapé Cultura e Arte, produtora na qual idealiza e realiza projetos em diversas áreas tais como a Mostra de músicas de mulheres Elas Em Cena (edições I e II); documentário Mestre Kenura: a roda é universo; o álbum musical e série de vídeo sobre a infância Memórias de Carvalho (Ana Maria e Bel Carvalho); o livro Do Auto do Nosso Boi, de Bel Carvalho; assim como produção de álbuns e circulações musicais de artistas como Ana Maria Carvalho, Edu Guimarães, Alê Freire, Pé de Manacá, Paulo Netto, entre outros.

Glauce Kalisch

Glauce Kalisch

Administradora e pedagoga, tendo também a formação Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo (atual Faculdade Rudolf Steiner). Atua há 14 anos na Pedagogia Waldorf, na Ed. Infantil. É uma das coordenadoras-fundadoras do grupo de estudos “Brasilidades” da Faculdade Rudolf Steiner, pela qual desenvolve encontros e palestras. Colabora também com a Federação de Escolas Waldorf do Brasil pela qual já desenvolveu artigos e cursos sobre o primeiro setênio e Brasilidades. Atua como professora formadora em algumas formações pelo Brasil bem como oferece serviços de consultoria pedagógica para escolas. Atualmente é professora-regente de um turma de jardim de infância na Escola Livre Areté em São Paulo.

R$350,00 à vista no boleto bancário ou cartão de crédito.

Inscrições até 31/01 em até 3x sem juros no cartão de crédito.
Inscrições até 28/02 em até 2x sem juros no cartão de crédito.

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