Objetivos do Curso
Despertar o fazer manual por meio da confecção de objetos simples e funcionais para o dia a dia, como brinquedos, chaveiros, tábuas de pão ou frios, espátulas, entre outros. A proposta é utilizar ferramentas manuais básicas e madeiras provenientes de descarte, como podas de árvores, caixas de feira e peças encontradas em caçambas, incentivando a criatividade, a sustentabilidade e a valorização do trabalho artesanal.
Metodologia
O curso será desenvolvido de forma majoritariamente prática, com atividades realizadas em ateliê e momentos de teoria integrados ao fazer. Durante os encontros, os participantes terão contato com diferentes espécies de madeira, aprenderão o uso correto das ferramentas manuais e desenvolverão habilidades básicas de marcenaria, como serrar, esculpir, grosar e lixar.
Entre os temas abordados ao longo do curso, destacam-se o conhecimento de espécies de árvores e madeiras (com uma caminhada pelo entorno da FRS); uma introdução ao trabalho em madeira no Brasil; o aprendizado de técnicas manuais fundamentais, como serrar, esculpir, grosar e lixar; e reflexões sobre o valor do trabalho manual na vida cotidiana e em contextos educativos.
Público-Alvo
Destinada a educadores, artistas, estudantes e demais interessados em práticas manuais, cultura material e reaproveitamento de materiais. Não é necessário ter experiência prévia com marcenaria.
Estrutura do Curso
Aulas presenciais
Resultados Esperados ao Final do Curso
Ao final da oficina, espera-se que os participantes tenham desenvolvido noções básicas de trabalho com madeira, aprendido o uso de ferramentas manuais e criado peças próprias, a partir de um olhar sensível e consciente para os materiais e o fazer artesanal. Além disso, serão estimulados a refletir sobre a importância do trabalho manual em contextos educativos e em sua vida pessoal.
Certificação
Os participantes que cumprirem 75% da carga horária receberão o certificado de conclusão, emitido pela FRS.
Regras Gerais
A matrícula será efetivada apenas após a confirmação do pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante a vaga no curso. Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a FRS reserva-se o direito de cancelar a realização do curso, sendo a comunicação feita por e-mail. O não comparecimento do aluno às aulas não o isenta da obrigação de pagamento.
Renier Marcos Rotermund
Formado em biologia com mestrado em planejamento ambiental urbano pela USP. Atuou nas áreas sociais e de pedagogia curativa em iniciativas no Brasil e Alemanha. Foi professor em escolas públicas no EM e Técnico e em escolas Waldorf, como professor de artes aplicadas em madeira, jardinagem, e ciências no ensino fundamental e ensino médio. Na área ambiental foi gestor de parques urbanos e trabalhou com planejamento e manejo da arborização urbana durante 11 anos na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Desde 2021 atua como professor de artes aplicadas em madeira junto a cursos da Faculdade Rudolf Steiner, além de trabalhos ambientais relacionados a restauração florestal e soluções baseadas na natureza.
O investimento: R$ 730,00
Pagamento à vista no boleto bancário ou parcelado em até 10x no cartão de crédito.