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Pós-Graduação

Pedagogia de Emergência e Trauma

Pedagogia de Emergência e Trauma

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Sobre o curso

A Pós-graduação em Pedagogia de Emergência e Trauma tem como missão capacitar profissionais para atuar em contextos de crise e vulnerabilidade que afetam profundamente crianças e jovens. Situações como desastres naturais, acidentes graves, violência urbana ou interpessoal podem gerar traumas psicológicos intensos, acompanhados de medo, impotência e desamparo. Sem uma intervenção adequada, essas experiências deixam marcas duradouras e podem comprometer o desenvolvimento das pessoas atingidas.

O curso prepara os participantes para oferecer respostas pedagógicas imediatas e qualificadas, capazes de minimizar os danos emocionais e favorecer a construção de resiliência. Para isso, conta com a experiência de docentes nacionais e internacionais que atuam diretamente em situações de emergência, trazendo vivências em hospitais, abrigos, prisões, comunidades vulneráveis e contextos de catástrofes ambientais.

A proposta pedagógica integra teoria, prática e vivências artísticas, proporcionando uma formação ampla, interdisciplinar e profundamente humana. Os alunos terão contato com especialistas em áreas como trauma, luto e primeiros socorros, além de referências internacionais da Pedagogia de Emergência. Dessa forma, a pós-graduação oferece não apenas conhecimento técnico, mas também uma abordagem sensível, criativa e comprometida com o cuidado integral em situações críticas.

Objetivos e processos de aprendizagem

O curso tem como objetivo central preparar profissionais para atuar de forma qualificada no atendimento a crianças e jovens em situações de trauma, seja em decorrência de eventos recentes ou de experiências não superadas. A formação proporciona uma compreensão profunda sobre o que é o trauma, seus fatores de risco e proteção, suas fases de desenvolvimento e as respostas pedagógicas adequadas a cada realidade.

Ao longo do percurso, os alunos desenvolvem habilidades para reconhecer e acolher comportamentos decorrentes de situações graves, encaminhar crianças e jovens para os cuidados necessários e criar estratégias pedagógicas sensíveis aos diferentes contextos sociais e culturais. O processo de aprendizagem valoriza também a construção de redes de apoio e resiliência, bem como a capacidade de identificar sinais de trauma em situações cotidianas e oferecer suporte adequado.

A proposta pedagógica combina teoria e prática, estimulando uma postura crítica, empática e criativa. Dessa forma, os estudantes são preparados para oferecer respostas efetivas e humanas em contextos emergenciais, ampliando sua atuação profissional e contribuindo para o fortalecimento do cuidado integral com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Público-Alvo

Profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social e demais interessados em aprofundar conhecimentos sobre o tema.

Disciplinas

Psicotraumatologia
Pedagogia da Emergência
Intervenções
Experiências Artísticas I
Fórum de Turma
Noções básicas da Psicopatologia do desenvolvimento: efeitos de transtornos relacionados a traumas complexos no suporte educacional das pessoas
Promoção da Resiliência
Autocuidado e trauma secundário
Diagnósticos sensíveis ao trauma e planejamento de apoio na interface entre a psiquiatria infantil e adolescentes e o bem-estar de jovens internados
Experiências Artísticas II
Experiências de ensino e pesquisa
Fórum de Turma

Estrutura das Aulas

  • 20 encontros presenciais de finais de semana, sábado e domingo, sendo um por mês (exceto nos meses de imersão), com 12 aulas de 50 minutos. Horários das aulas: sábado das 8h10 às 17h10 e domingo das 8h10 às 12h. Todos os encontros aos finais de semana somam um total de 240 aulas de 50 minutos cada (200h);
  • 4 encontros imersivos nos meses de janeiro e julho de cada ano, de sábado a quarta, das 8h10 ás 17h10, e domingo das 8h10 às 12h, com 36 aulas em cada encontro. Todos os encontros imersivos somam um total de 144 aulas de 50 minutos (120h);
  • 12 encontros remotos com 4 aulas de 50 minutos cada, aos sábados, previstos previamente em calendário. Horários das aulas: das 8h10 às 12h. Todos os encontros remotos com 4 aulas somam um total de 48 aulas de 50 minutos cada (40 h);

 Carga horária total = 432 aulas de 50 minutos (360h)

Pré-requisitos

Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação e ter idade mínima de 21 anos

Edital

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Calendário Acadêmico

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Titulação

Especialista em Pedagogia de Emergência e Trauma

Curso reconhecido 

 

Coordenação

Reinaldo Nascimento

Reinaldo Nascimento

Terapeuta social, educador físico, neuropsicopedagogo, pedagogo de emergência e pedagogo do trauma com especialização em violência sexualizada e violência escolar. Cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil . Membro e coordenador pedagógico das intervenções do time internacional. Esteve no Quênia, nas Filipinas, Líbano, Faixa de Gaza, Iraque, Nepal, França, Equador, México, Colômbia, EUA, Moçambique, Turquia e no Havaí. No Brasil esteve em Janaúba e em Brumadinho, M.G. Em Boa Vista e Pacaraima trabalhou com professores refugiados da Venezuela.

Ele também trabalha na formação de educadores no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguay, EUA, Alemanha, Espanha e Portugal, Quênia e Líbano.

Mensalidade: R$  900,00

24 parcelas mensais consecutivas pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de janeiro/2026. Os valores poderão ser reajustados anualmente com base na média dos principais índices de inflação.

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