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IV Congresso Internacional FRS

Educação e Saúde: o que pode a educação para a tecitura de uma sociedade saudável?

09 a 11 de novembro de 2023
Presencial na nova sede: Rua Irineu Marinho 124, Santo Amaro, São Paulo/SP.

Considerando ser uma abordagem desejável de saúde a expansão da vitalidade e não o contrário de doença, este congresso assume ser, na produção da diferença de olhares sobre o desenvolvimento humano, sobre a relação pedagógica entre crianças e adultos, sobre o olhar para o mundo natural e social,  um espaço de emergência do que pode ser compreendido como saudável, portanto digno de ser ou tornar-se humano.  Ser educador no século XXI, como ensina Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro, pressupõe ter a condição humana como ponto essencial de todo ensino, ou seja, conhecer a complexidade da natureza humana em sua integralidade, reconhecendo aspectos físicos, biológicos, psíquicos, culturais, sociais, históricos, espirituais. Rudolf Steiner, antes mesmo, já atentava para uma educação voltada para o profundo conhecimento do humano e,  ao considerar o aluno na perspectiva de sua singularidade, bem como em suas diferentes fases de desenvolvimento, assinala a relevância em propiciar condições para que realize, no percurso pedagógico, experiências saudáveis, a fim de vivificar a cognição, a sensibilidade, a vontade, os ideais sociais, os conhecimentos de si e do mundo, com a construção de imagens significativas de seu país, de sua escola, da família, do meio ambiente. Para tanto, educar implica oportunizar o desenvolvimento harmônico e saudável da criança e do jovem, despertando qualidades e disposições para o pensamento, para o sentimento e para a vontade de atuação no mundo que a eles se apresenta, a partir da compreensão de que o horizonte do conhecimento é a própria vida humana, identificada na sua individualidade e na sua sociabilidade.  Nesse contexto educativo, há que se considerar igualmente a saúde do educador, para que, em liberdade e com entusiasmo, possa atuar na harmonização das relações consigo mesmo, em um permanente movimento autoeducativo, e com os que gestam a comunidade escolar – alunos, famílias, colegas, funcionários – no calor do encontro. Este IV Congresso Internacional da Faculdade Rudolf Steiner tem por objetivo ampliar discussões, a partir de múltiplos olhares, sobre as estreitas relações entre a educação e a saúde, compreendidas em perspectiva lato sensu. Estão convidados, para esta quarta edição do evento, pesquisadores, professores, alunos, profissionais de variados campos do conhecimento, que, seguramente, contribuirão com visões interdisciplinares para abordar os fenômenos propostos e suas imbricações.

 

09 DE NOVEMBRO DE 2023 

18h00-19h00 – ABERTURA OFICIALMomento musical
Com Vanessa Mendes e Renan Dias
19h00-19h30 – Título honoris causa para Ute Craemer
19h30 – 21h00 – Conferência de abertura:  Educação e Saúde
Com Reinaldo Nascimento

10 de novembro de 2023

 14h às 16h GRUPOS DE TRABALHO (GTS)
16h30- 18h00 – Oficinas de práticas artísticas e culturais – Brincadeira de Mão,
com Gabriela Hilarino
16h30- 18h00 – Oficinas de práticas artísticas e culturais – A vivência das formas na prática da modelagem
com Maria Clarissa Mendes
16h30- 18h00 – Oficinas de práticas artísticas e culturais – Saúde vocal e canto
com Tarita de Souza
16h30- 18h00 – Oficinas de práticas artísticas e culturais – Euritmia Salutogênica
com Daniela Meireles e Marisa Devecchi Bernardi
19h-19h30 – Momento artístico-cultural
com Tarita de Souza e Coral da FRS
20h00-21h30 Fórum: Corporeidades contemporâneas

11 de novembro de 2023
9h00- 9h30 – Momento artístico-cultural: Espetáculo do IANDÉ- Tempos Indivisos
9h30-11h30 – Mesa Redonda: A escola entre a patogênese e a salutogênese
com Ana Lúcia Petty, Elaine Marasca, Marcelo Rito
11h30 – Lançamento Revista Jataí vol.5 e volume especial de Iniciação Científica

 

OFICINAS

Oficina de prática artística e cultural: Brincadeira de Mão
Com Gabriela Hilarino

 A oficina propõe jogos e brincadeiras cantadas, em que as mãos são o principal agente brincante. Busca mostrar como as brincadeiras com as mãos podem ser uma das possibilidades de atividade de movimento que fazem sentido para um desenvolvimento motor pleno e saudável, tendo como foco alunos que estão iniciando a maturidade escolar. Destina-se a professores da Educação Infantil, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, alunos da Graduação e também àqueles que procuram ampliar a cultura lúdica trazida pelas brincadeiras.

Vagas: 25

Oficina de prática artística e cultural: A vivência das formas na prática da modelagem
Com Maria Clarissa Mendes

A oficina proporcionará um contato com a prática da modelagem em argila. Os participantes serão introduzidos na vivência da plasticidade e do movimento proporcionado por esse material, com o qual a experiência do tato, da gestualidade e da espacialidade nos conduzem no processo de descoberta e construção das formas tridimensionais.

Vagas: 20
Material – aventais caso queira proteger a roupa.

Oficina de prática artística e cultural: Saúde vocal e canto
Com Tarita de Souza

A voz é uma das principais responsáveis pela criação e manutenção de vínculos, saberes e afetos. Para além da fala, o canto é uma atividade que está presente no ambiente escolar Waldorf desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por ser a voz o principal instrumento da educadora e do educador, esta oficina pretende trazer conhecimento básico de fisiologia e anatomia, bem como práticas direcionadas à saúde vocal. Junto ao conteúdo teórico e aos exercícios vocais, iremos experimentar as várias possibilidades sonoras, além de um repertório de práticas da cultura popular brasileira.

Conteúdo Programático

  • Reconhecimento e experimentação da voz em suas múltiplas possibilidades sonoras;
  • A voz identidade e a voz na cultura;
  • Fisiologia e cuidados vocais;
  • Prática do canto.

Vagas: 40

Oficina de prática artística e cultural: Euritmia salutogênica
Com Daniela Meireles e Marisa Devecchi Bernardi

Esta oficina pretende apresentar os 12 exercícios higiênicos da Euritmia criados para a salutogênese do nosso organismo como um todo. Além disso, também pretende trabalhar com alguns versos meditativos de Rudolf Steiner e formas espaciais que visam ampliar o bem estar do indivíduo, harmonizando seus sistemas circulatório e respiratório. Esta vivência tem por objetivo compartilhar com os participantes novas possibilidades de cuidado com a saúde e a educação de novos hábitos de movimento que podem proporcionar o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano, oferecidos pela arte da Euritmia.

Vagas:30

 

INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO
(CONFERÊNCIAS, MESA REDONDA, OFICINAS e GTs)

O período de inscrições para conferências, mesa redonda, oficinas e como ouvintes nos GTs será do dia 29/09/2023 até o dia 08/11/2023. Para realizar a inscrição, o participante deve preencher formulário aqui.

  As inscrições serão encerradas quando o número máximo de participantes for atingido.

 

GRUPOS DE TRABALHO

A inscrição para Grupos de Trabalho será em duas modalidades:

Como ouvinte – O período de inscrições será do dia 29/09/2023 até o dia 08/11/2023. Para realizar a inscrição, o participante deve preencher formulário.

Como participante com comunicação oral – A inscrição será realizada automaticamente mediante a submissão e o aceite do trabalho para apresentação oral.

 

Caderno de Resumos Congresso 2023

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇAO NOS GTs

Os Grupos de trabalho (GTs), nesta quarta edição do Congresso da FRS, têm por objetivo o compartilhamento e a discussão de experiências investigativas nas diversas áreas do conhecimento e entre pesquisadores, discentes, docentes, tanto da comunidade interna quanto externa, permitindo trocas relevantes para o aprimoramento da pesquisa e do ensino de graduação e pós-graduação.

As propostas dos grupos de trabalho contemplam estudos emergentes nas linhas de pesquisa desenvolvidas na instituição e vinculadas ao grupo A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea, coordenado pelo Prof. Dr. Jonas Bach (UFTM), bem como proposições dos investigadores envolvidos com a iniciação científica na FRS e da comunidade científica externa.

Pesquisadores poderão submeter seus trabalhos para apresentação em apenas um GT, pois eles acontecerão simultaneamente. O interessado em apresentar deve elaborar um resumo, de acordo com as orientações presentes neste documento e encaminhá-lo ao e-mail samara.brito@frs.edu.br, no período de 29/09/2023 a 20/10/2023.

  • Submissão de trabalhos: postergado até o dia 20/10/2023
  • Avaliação de trabalhos e envio das cartas de aceite: até 25/10/2023
  • Divulgação das apresentações (salas e horários) e caderno de resumos: 03/11/2023

Os trabalhos serão apresentados no dia 10 de novembro em sessões simultâneas, das 14h às 16h.  Desse modo, não será possível submeter mais de um trabalho. Cada participante terá cerca de 20 minutos para compartilhar sua pesquisa.

 

GT1 As obras de Steiner: cronologia e diálogos
COORDENAÇÃO: Marcelo Rito

Este GT pretende discutir a produção filosófica de Rudolf Steiner, com leituras organizadas a partir da sequência cronológica de suas produções; colocar em relação as referências teóricas com as quais Steiner dialoga de modo a compreender o autor em seu contexto de produção; interpretar os diferentes conceitos estabelecidos por Steiner na corrente filosófica de seu tempo; reconhecer a importância da cosmovisão goethiana na formulação de uma teoria do conhecimento; investigar diferentes possibilidades de reflexão acerca da educação a partir das proposições sobre a metodologia cognitiva tributária do pensamento de Rudolf Steiner.

GT2 Pesquisa e(m)ação: impulsos sociais e educacionais
COORDENAÇÃO: Melanie Gesa Mangels Guerra e Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Este GT tem por objetivo acolher pesquisas que vinculem educação, meio social e saúde em sentido amplo, podendo ou não apresentar práticas de intervenção em ambientes diversos. É intuito criar debates que apontem para os possíveis elos entre a ação social, a educação e a saúde de modo geral, ampliando conhecimentos sobre o impacto que ações sociais exercem na vida das pessoas envolvidas. Aceitam-se trabalhos fundamentados pelos estudos de Rudolf Steiner ou que com eles estabeleçam diálogos. Serão acolhidas investigações que discutam currículos sociais realizados ou não em escolas Waldorf, bem como propostas de pesquisa que explorem problemáticas de memória e identidades.

GT3 Artes do movimento: educação para a saúde
COORDENAÇÃO: Juliana Klein, Luiza Banov, Renata Fernandes e Gabriela Hilarino Simoes, Elizabeth Menezes da Silva

Este GT visa explorar as relações possíveis e prováveis do corpo em movimento, suas artes, natureza e ambiente. Desta forma partilharemos práticas que demonstrem que o movimento traz a potência da promoção de equilíbrio das forças vitais, harmonia individual e social, bem como bem-estar e reestabelecimento de saúde. Receberemos relatos de experiência e pesquisas em andamento ou finalizadas desenvolvidas nos âmbitos artístico, pedagógico (educação formal e não-formal) e terapêutico (apoios pedagógicos em escolares, clínicas e atendimentos individuais). Valorizaremos práticas que demonstrem o potencial do movimento na saúde individual, assim como de grupos e instituições, considerando os aspectos físico, anímico e espiritual envolvidos em processos que prezam pela saúde.

 GT4 A arte de educar no Brasil: compartilhamento de práticas e reflexões a partir da observação local
COORDENAÇÃO: Cristina Suarez Copa Velasquez, Glauce Kalisch, Luciana Sapia, Gabriela Francischinelli, Barbara Ganizei Jimenez

Este GT tem o objetivo de abrir espaço para pesquisas e compartilhamentos de metodologias e práticas pedagógicas de reconhecimento e valorização das contribuições afro-indígenas decorrentes de uma reflexão decolonial implicada na luta antirracista e em diálogo com os princípios de uma educação antroposófica contemporânea. Abarcando o sentido de saúde individual e social de maneira ampliada, compreendemos que um processo salutogênico é vivido na expressão da potência artística de educadores que nos contam de nós mesmos: nossa natureza, história, economia, diversidade cultural, memórias, ancestralidade, identidades, pertencimento. A educação antroposófica contemporânea parte da observação fenomenológica de seu meio natural e/ou cultural, localizados geograficamente e no transcorrer do ciclo anual. São bem-vindos para compor este mosaico de práticas e metodologias pedagógicas trabalhos que abarquem os diferentes ciclos escolares: educação infantil, fundamental e médio, implicados na saúde de brasileiros e de quem vive aqui, de modo a possibilitar uma orientação global de estruturação de vida manejável, includente e com sentido emocional, possibilitando o enfrentamento de estressores presentes na vida cotidiana associados à história social, econômica, política e cultural que compõe nossas brasilidades.

 GT5 Educação na Primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças
COORDENAÇÃO: Rosemeire Laviano, Dayse Cristina Araújo da Cruz e  Patricia Gimael

Inúmeras relações podem ser estabelecidas entre a linguagem e o desenvolvimento saudável da criança na primeira infância. Este é um tema que conecta as áreas de saúde e educação e, segundo Rudolf Steiner, em A Prática Pedagógica segundo o conhecimento científico-espiritual do homem (2000, p.79), se compreendemos como estruturar a educação, proporcionamos uma saúde melhor para as crianças, que se desdobra por toda a sua vida. Assim, busca-se pesquisar, em diferentes abordagens pedagógicas e científicas, as convergências e divergências da educação nos primeiros sete anos com a proposta de Rudolf Steiner para a Pedagogia Waldorf.

GT6 – Iniciação Científica: múltiplas experiências e desafios da pesquisa
COORDENAÇÃO: Paula Franciulli e Allan Gonçalves da Silva

 Este GT discute experiências com o processo de pesquisa, abordando escolha de temas, construção de projetos, metodologias, procedimentos, técnicas e abordagem ética da pesquisa, além de outros temas afins com a atividade da investigação científica.

 GT7 – Educação e saúde
COORDENAÇÃO: Maria Florencia Guglielmo e Mariana Bugano

 Este GT abrirá espaço de apresentação de pesquisas e experiências que tratem das inter-relações entre os aspectos educativos e pedagógicos e a promoção da saúde, considerada de forma ampla (física, emocional, mental e social). Também entendemos aqui que a discussão sobre educação e saúde contempla o olhar sobre todos os indivíduos que pertencem à comunidade educativa.

GT8 – Educação e economia
COORDENAÇÃO: Silvinha Vasconcelos e Rodrigo Bergami Rodrigues

Este Grupo de Trabalho visa discutir propostas de formação humana baseadas nos princípios do pensamento socioeconômico de Rudolf Steiner. Para isso, as pesquisas abrem-se para diversos temas, como a ideia steineiriana do indivíduo em suas decisões econômicas e sua relação com pensamentos que proponham um novo modelo econômico (economia donut, economia regenerativa, bioeconomia, economia colaborativa, dentre outras); e os princípios, parâmetros e conceitos da ideia de uma economia fraterna em uma linguagem atual e aplicada. Além destes temas, busca-se discutir as propostas de Steiner para uma Nova Ciência Econômica e as implicações sobre o ensino de Economia. Paralelo a isto, procura-se acolher pesquisas que aprofundam o significado de uma sociedade trimembrada dentro da contemporaneidade, bem como exemplos em que esta mesma ideia esteja sendo aplicada no âmbito da gestão e governança de grupos, organizações, cidades e nações. A pesquisa pedagógica em torno das práticas de ensino de Economia no Brasil também é temática a motivar reflexões.

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO RESUMO

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial 12.
Autores: Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem abaixo do título alinhados à direita.
Grupo de Trabalho: nome do GT ao qual submeterá o trabalho.
RESUMO: O corpo do resumo em parágrafo único deverá ter de 250 a 300 palavras com margens justificadas, espaçamento 1,0 entrelinhas. Devem contar com introdução ao tema e problema; objetivo; metodologia; resultados (parciais ou finais).
Palavras-chave: inserir abaixo do resumo 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto.

Serão disponibilizados certificados de participação no evento.

  

 COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO

Melanie Gesa Mangels Guerra (Diretora)
Maria Auxiliadora Fontana Baseio (Coordenadora de Pesquisa)
Mariana Bugano (Coordenadora da pós-graduação)
Marcelo Rito (Coordenador da graduação)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Allan Gonçalves da Silva
Cristina Mansberger
Cristina Velasquez
Daniela Mayle Meirelles
Daisy Cristina Araújo da Cruz
João Moreno Sant’Ana
Jonas Bach Junior
Juliana Klein
Lourdes Ana Pereira Silva
Luiza Romani Ferreira Banov
Maria Clarissa Spindola Mendes
Maria Florencia Guglielmo
Mariana Bugano
Paula Franciulli
Renata Fernandes
Rosemeire Laviano
Tarita de Souza

Equipe Artística

Maria Clarissa Spindola Mendes
Tarita de Souza
Daniela Mayle Meirelles
Gabriela Hilarino

 Equipe de Comunicação

Samara Lopes de Brito
Tawany Feitosa Silva

 Equipe Técnica

Carolini Crespilho dos Santos
Geislon Lucas Dervage
Helena Wahl
Samara Lopes de Brito
Vanessa Valéria Barbosa Mendes
Vanessa Virando da Silva