O VI Congresso Internacional da FRS acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2025, presencialmente, na sede da FRS em São Paulo – SP. Este ano seu tema central é Contemplar saberes: fenomenologia para uma educação transformadora. O evento reunirá pesquisadores, educadores e demais interessados em discutir, refletir e construir perspectivas conjuntas para os diferentes objetos de estudo da contemporaneidade pós-colonial.
Inspirado na perspectiva goetheana de “olhar o mundo com os olhos do espírito”, as atividades do VI Congresso Internacional da FRS foram concebidas a fim de compartilhar abordagens científicas daqueles que consideram a fenomenologia uma mirada adequada ao nosso tempo. Este encontro tem como objetivo problematizar a tradicional dicotomia sujeito/objeto a fim de orientar os estudos em ciências humanas à “insurreição dos saberes”, campo no qual a disputa entre conhecimento e saber nos demanda urgentemente a ultrapassagem de todo e qualquer epistemicídio, seja nos estudos acerca das individualidades ou nas análises do social.
Valor: R$ 100,00 com 50% de desconto para professores da rede pública e da Rede de Organizações Sociais na Pedagogia Waldorf. Isenção total para estudantes e docentes da FRS e para participantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme nossas políticas afirmativas.
Os trabalhos a serem submetidos deverão enquadrar‑se em pelo menos um dos
seguintes Grupos de Trabalho (GTs):
I. Abordagem fenomenológica em estudos culturais
II. Possibilidades de pesquisas a partir da perspectiva fenomenológica steineriana
III. Fenomenologia nas pesquisas em Educação
IV. Educação e práticas fenomenológicas na Primeira Infância
V. Abordagens fenomenológicas em Economia
Pesquisadores(as) interessados(as) em apresentar seus trabalhos devem:
Dia: 30/10 (quinta-feira)
Arque-genealogia fenomenológica: possibilidades para a pesquisa e a educação
Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr. (FCA – UNICAMP)
Dia: 31/10 (sexta-feira)
GT I – Abordagem fenomenológica em estudos culturais
GT II – Possibilidades de pesquisa a partir da perspectiva fenomenológica steineriana
GT III – Fenomenologia nas pesquisas em Educação
GT IV – Educação e práticas fenomenológicas na primeira infância
Fenomenologia e Educação: Atualizações
Participantes: Profa. Dra. Florência Guglielmo (FRS) e Bruno Follador (Pesquisador Associado ao The Nature Institute – EUA)
Mediador: Prof. Dr. Marcelo Rito (FRS)
Dia: 01/11 (sábado)
Pesquisa e Produção de Sentidos para uma Educação Transformadora
Participantes: Prof. Dr. Wagner Leite Viana (EBA – UFMG) e Prof. Me. Luiz Tiago de Paula (IG – UNICAMP)
Mediadora: Profa. Ma. Cristina Velasquez
A Pesquisa sob o Olhar da Prática Social Reflexiva
Palestrantes: Profa. Ma. Sue Davidoff e Prof. Me. Allan Kaplan
Cantos de Trabalho na Educação: Desde tempos antigos, o canto acompanha o ritmo do trabalho que impulsiona, organiza e conecta o humano à terra. Nesta oficina com Renata Mattar, vamos vivenciar cantos tradicionais brasileiros como recurso pedagógico, ampliando o repertório e a sensibilidade musical.
O Som da Argila: Oficina de Cerâmica Sonora: Uma imersão prática e lúdica no fazer cerâmico ancestral. Inspirada nas tradições dos povos andinos, a oficina será conduzida por Priscilla Araújo, pesquisadora sobre cerâmica na América do Sul — dos Andes à Amazônia Shipibo-Conibo. Uma experiência sensorial entre arte, sopro e terra.
Laban e a dança na escola: uma abordagem fenomenológica: Nesta oficina, os participantes serão convidados a vivenciar a pedagogia da dança desenvolvida por Rudolf Laban, artista e pesquisador que estudou o movimento humano em sua essência. As práticas serão orientadas a partir do olhar fenomenológico, que nos convida a perceber o corpo e o gesto.
Estamparia botânica em ecobag com Gelu Prints: Arte, natureza e sustentabilidade em um só gesto! Nesta oficina, Luiza Zelada, artista visual e educadora, convida os participantes a criar estampas com plantas in natura sobre tecido usando a técnica artesanal de gelli print.
Origem e Saberes da Terra: Pesquisa e Prática com Materiais Naturais do Brasil: Este curso é um convite para mergulhar na pesquisa sobre a origem de materiais naturais, como corantes vegetais, fios e fibras, desenvolvida em diálogo com comunidades tradicionais brasileiras. Você conhecerá técnicas de extração e processamento. O curso será ministrado por Aline Gonet, pesquisadora da cultura brasileira, com foco em manualidades e cosmovisões indígenas e afro-brasileiras.
As vagas são limitadas, então não perca a chance de escolher as experiências que mais combinam com você.
Para mais informações: congresso@frs.edu.br