• Home
  • Iniciação Científica

Iniciação Científica

Apresentação

O Programa de Iniciação Científica da FRS visa incentivar estudantes da graduação nas atividades de investigação mediante a orientação de um Professor pesquisador, motivando a descoberta da vocação científica.

A inserção no programa está associada à aprovação em editais divulgados internamente para os alunos da Faculdade Rudolf Steiner pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Projetos desenvolvidos e em andamento

Escola de Resiliência Horizonte Azul – a caminho de um bairro educador: estudo de caso e do impacto social na comunidade
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Cristina Mansberger e Profa Me. Cristina Velasquez, Ayuni Rachel Ne Freire Julio e Thalita Santos

  • Início: 2024
  • Conclusão: 2025

 A inclusão de alunos com deficiência na pedagogia Waldorf: um estudo na perspectiva histórico-cultural
Pesquisadoras responsáveis:  Profa. Me. Lidiane Cristina Maziero e Laila Cristina Morais de Andrade Alves, Coral Batalha

  • Início: 2023
  • Conclusão: 2025

Intersecções filosóficas de Rudolf Steiner em sua aproximação com o goetheanismo
Pesquisadoras responsáveis:  Prof. Dr. Marcelo Rito e Lidia Abrantes Pirstelis, Miriam da Costa

  • Início: 2024
  • Conclusão: 2025

 O propósito social da Pedagogia Waldorf: reflexões, relatos de experiências e possibilidades de atuação
Pesquisadoras responsáveisProfa. Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio e Giovanna Vincitore, Gabriela Corrêa

  • Início: 2023
  • Conclusão: 2025

A inclusão de alunos com deficiência na pedagogia Waldorf, um estudo na perspectiva histórico-cultural
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Lidiane Cristina Maziero e Laila Cristina Morais de Andrade Alves

  • Início: 2023
  • Conclusão: 2024
 O Currículo da Educação Física na perspectiva da Pedagogia Waldorf: um caminho para a liberdade e para o autoconhecimento 
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me.Gabriela Hilarino e Yuri Meirelles Mercante.
  • Início: 2023
  • Conclusão: 2024
O propósito social da Pedagogia Waldorf: reflexões, relatos de experiências e possibilidades de atuação
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Gabriela Gomes Simão Corrêa eGiovanna Vincitore Fornazari.
  • Início: 2023
  • Conclusão: 2024

Elementos coreográficos da Euritmia e suas relações com a dança moderna
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Daniela Mayle Meirelles e Sabrina de Queiroz Barbosa.

  • Início: 2021
  • Conclusão: 2024

Egressos de escolas Waldorf no Brasil: experiências e desafios, com bolsa financiada pelo instituto Mahle.
Pesquisadores responsáveis: Profa. Dr. Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Prof. Dr. Marcelo Rito; Profa. Dra. Lourdes Ana Pereira Silva; Bianca Jamel El Bacha; Cynthia Minne Schauff Ringel.

  • Início: 2021
  • Conclusão: 2023

Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner, com bolsa financiada pelo instituto Mahle.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Dr. Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Clara Ribeiro Jardim.

  • Início: 2021
  • Conclusão: 2022

A aluna de Pedagogia Clara Jardim conta como acessar o resultado da pesquisa para Levantamento Bibliográfico de Obras Acadêmicas Nacionais em Diálogo com Rudolf Steiner e Pedagogia Waldorf, utilizando a plataforma Pergamum.

 

 

A importância do ensino de música nos cursos de pedagogia.
Pesquisadora responsável: Profa. Me. Tarita de Simone Bucchioni de Souza.

  • Início: 2020
  • Conclusão: 2021

O ensino virtual em tempos de pandemia e os doze sentidos humanos.
Pesquisadora responsável: Profa. Me. Paula Franciulli.

  • Início: 2020
  • Conclusão: 2021

A arte narrativa na Pedagogia Waldorf: Mitologia Nórdica, imaginário e educação.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Melanie M. Guerra e Profa. Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio

  • Início: 2020
  • Conclusão: 2021

Elementos coreográficos da Euritmia e suas relações com a dança moderna.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Daniela Mayle Meirelles, Sabrina de Queiroz Barbosa.

  • Início: 2021
  • Conclusão: 2023

O estudo prático da arte contemporânea como ferramenta de desenvolvimento criativo de futuros professores.
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Maria Clarissa Spindola Mendes, Marina Gonçalves Morais.

  • Início: 2021
  • Conclusão: 2022

A descorporalização em tempos de pandemia: o que estamos produzindo em nós (individualidade) e para nós (coletivo) no contexto educacional?
Pesquisadoras responsáveis: Profa. Me. Paula Franciulli, Penélope Maria Mendes Lopes Tonelli.

  • Início: 2021
  • Conclusão: 2023

O ensino de Geometria no Ensino Médio de escolas Waldorf: aspectos didático-epistemológicos.
Pesquisador responsável: Prof. Dr. Allan Gonçalves da Silva.

  • Início: 2021
  • Conclusão: 2022

O desenvolvimento da linguagem como caminho para a liberdade: um olhar para a Educação Infantil.
Pesquisadora responsável: Profa. Me. Dayse Cristina Araújo da Cruz.

  • Início: 2022
  • Conclusão: 2023

A prontidão escolar.
Pesquisadora responsável: Profa. Dra. Maria Florencia Guglielmo.

  • Início: 2022
  • Conclusão: 2023