Biblioteca

Biblioteca

Biblioteca

Seja bem-vinda e bem-vindo à Biblioteca FRS.

Abaixo, pesquise o nosso acervo e encontre livros, e-books, teses etc.

Clique aqui para buscar a obra desejada em nosso acervo.

Clicando aqui , você acessa o tutorial com todas as orientações para a consulta do acervo.

Ou entre em contato por e-mail adriana.nogueira@frs.edu.br

A Faculdade Rudolf Steiner catalogou 97 artigos, 16 teses e 66 dissertações com a temática Pedagogia Waldorf.

Estes trabalhos estão disponibilizados em formato PDF, no catálogo on-line, e podem ser consultados no acervo da nossa Biblioteca.

Orientações para acesso:
Acesse Biblioteca FRS, no campo “pesquisa” digite “LBPW2021”. No campo “Busca por” selecione “Assunto” e clique em “pesquisar”.
Selecione a aba “Resultados” para visualizar os artigos. Para visualizar, clique no ícone “PDF”.

EBook

Bach Jr. Jonas (organizador). A educação Waldorf no século XXI. 148p. Curitiba: Lohengrin, 2019.

Textos e artigos

Confira textos e artigos sobre educação, Pedagogia Waldorf e temas afins:

ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. Dissertação de mestrado. Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. 2010.

COSTA, E. M. G. Saúde na educação: indícios de congruências entre salutogênese e Pedagogia Waldorf. Tese de Doutorado em Educação. Universidade de Sorocaba, São Paulo. 2017.

FLORY, E. V. Influências do bilingüismo precoce sobre o desenvolvimento infantil: uma leitura a partir da teoria da equilibração de Jean Piaget. Tese de Doutorado.  Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009.

FRANCIULLI, Paula. A epistemologia de Rudolf Steiner integrando o espaço psicológico: diálogos possíveis com a Psicologia Cultural, página 127. Psicologia, Espiritualidade e Epistemologias Não-Hegemônicas – Volume 3 / Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. – São Paulo: CRP – SP, 2016.

GUERRA. M. G. M. Diálogo, argumentação e narrativa: uma atualização das competências clássicas do ler, escrever e contar. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2017.

GUGLIELMO,  M. F. , Terapia ocupacional e psicanálise: desdobramentos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.

MÖSCH, M. E. O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem. Tese de Doutorado.Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. 2009.

NEVES, Karla Christine de Figueiredo. O papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo na perspectiva da Pedagogia Waldorf. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2019.

NICOLETTI, D. A. R. A educação estética através da música no segundo setênio: aproximações entre Rudolf Steiner e Émile Jaques-Dalcroze. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. 2017.

PETRAGLIA, M. S. O fazer musical como caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro no contexto empresarial. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015.

PETRAGLIA, M. S.; ANDRIOLO, A. Contribuição à compreensão da musicalidade a partir de uma pesquisa psicosocial. In European Review of Artistic Studies, 2018, vol. 9, n. 1, pp. 1-19 ISSN 1647-3558.

PETRAGLIA, M. S. Estudos sobre a ação de vibrações acústicas e música em organismos vegetais. Dissertação de mestrado do programa de Pós Graduação em Biologia geral e Aplicada do Instituto de Biociências da UNESP – Botucatu, SP, 2008.

REIGOTA, M; CATUNDA, M; PETRAGLIA, M; SINTO, C. Ecoando ressonâncias da educação ambiental: por uma ecologia sonora sensível sobre a experiências de uma oficina de ecologia sonora no Bairro Demétria – Botucatu – SP. In: ERAS – EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES 2011, vol.2, n.1, pp. 64-83 ISSN 1647-3558.

RITO, M. Carne recortada, almas expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2015.

RITO, M. O aluno-problema e o governo da alma: uma abordagem foucaultiana. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2009.

SILVA, E. A. ; PETRAGLIA, M. S. Waldorf schools music education approach as inspiration for work in other contexts – A proposta de educação musical nas escolas waldorf como inspiração para o trabalho em outros contextos. European Review of Artistic Studies, v. vol. 4, p. 1-15-15, 2013.

VIEIRA, C. V. C. S. Formação de professores em uma perspectiva ludoestética: contribuições para a prática pedagógica de docentes na Escola Waldorf Dendê da Serra . Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. 2015.