Faculdade Rudolf Steiner

Consulta livre de acervo

Clique para consultar o acervo da Biblioteca FRS.

Revista Jataí

Edição 3
Conselho Editorial: Allan G. da Silva (FRS), Constanza Kaliks G. (Goetheanum), Cristiano Camilo Lopes (UPM), Cristina Ferreira Mansberger (FRS), Daniela M. Meirelles (FRS), Dayse Cristina Araújo da Cruz (FRS), Elaine Marasca (USP), Elisa Vieira (UENP), Guilherme M. V. de S. Oliveira (USP), João Moreno Sant’Ana (FRS), Jonas Bach Junior (UFTM), Juliana Klein Tedesco (FRS), Karla Neves (FRS), Lígia Maria C. Silva Cortez (ESCH), Manoel Francisco Guaranha (UNISA), Maria Florência Guglielmo (FRS), Maria Zilda da Cunha (USP), Mariana Bugano (FRS), Nilson Machado (USP), Oscar Vilhena Vieira (FGV), Paula Franciulli (FRS) e Tarita de Souza (FRS).
Copyright © 2021 Faculdade Rudolf Steiner / Todos os direitos são reservados à Faculdade Rudolf Steiner

Edição 2
Coordenação Editorial: Marcelo Rito, Maria Auxiliadora F. Baseio, Maria do Carmo L. Abi-Sâmara e Melanie Gesa Mangels Guerra
Publicação: Faculdade Rudolf Steiner, São Paulo/SP.
Obs.: Pode haver pequenas variações de formatação (itálico / negrito) devido à versão do Windows.

Edição 1
Coordenação editorial: Melanie Guerra e Patricia Raffaini.
Publicação: Faculdade Rudolf Steiner, São Paulo/SP.

EBook

Bach Jr. Jonas (organizador). A educação Waldorf no século XXI. 148p. Curitiba: Lohengrin, 2019.

Grupos de Estudo

Observação do Brincar das crianças na Educação Infantil: um olhar fenomenológico.
Caminho percorrido, reflexões, exercícios e relatos das participantes.

Textos e artigos

Confira textos e artigos sobre educação, Pedagogia Waldorf e temas afins:

ALVARES, S. L. Traduzindo em formas a pedagogia Waldorf. Dissertação de mestrado. Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. 2010.
http://www.fec.unicamp.br/~laforma/art/Alvares_SandraLeonora_M.pdf

COSTA, E. M. G. Saúde na educação: indícios de congruências entre salutogênese e Pedagogia Waldorf. Tese de Doutorado em Educação. Universidade de Sorocaba, São Paulo. 2017.
http://faculdaderudolfsteiner.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Tese_ElaineMarasca_2017.pdf

FLORY, E. V. Influências do bilingüismo precoce sobre o desenvolvimento infantil: uma leitura a partir da teoria da equilibração de Jean Piaget. Tese de Doutorado.  Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-31052009-105610/publico/FloryDoutorado.pdf

FRANCIULLI, Paula. A epistemologia de Rudolf Steiner integrando o espaço psicológico: diálogos possíveis com a Psicologia Cultural, página 127. Psicologia, Espiritualidade e Epistemologias Não-Hegemônicas – Volume 3 / Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. – São Paulo: CRP – SP, 2016.
http://frs.edu.br/wp-content/uploads/2020/01/ColecaoDiverpsi_Vol3.pdf

GUERRA. M. G. M. Diálogo, argumentação e narrativa: uma atualização das competências clássicas do ler, escrever e contar. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2017.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-170748/publico/MELANIE_GESA_MANGELS_GUERRA.pdf

GUGLIELMO,  M. F. , Terapia ocupacional e psicanálise: desdobramentos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-28052014-150716/publico/guglielmo_corrigida.pdf

MÖSCH, M. E. O processo projetivo na arquitetura : o ensino do projeto de escolas : perceber e idear : processo de formação de imagem. Tese de Doutorado.Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. 2009.
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/258193/1/Mosch_MichaelEmil_D.pdf

NEVES, Karla Christine de Figueiredo. O papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo na perspectiva da Pedagogia Waldorf. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2019.
http://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-151611/pt-br.php

NICOLETTI, D. A. R. A educação estética através da música no segundo setênio: aproximações entre Rudolf Steiner e Émile Jaques-Dalcroze. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. 2017.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17042018-150151/publico/DANIELAAMARALRODRIGUESNICOLETTIVC.pdf

PETRAGLIA, M. S. O fazer musical como caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro no contexto empresarial. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-03062015-114525/publico/petraglia_corrigida.pdf

PETRAGLIA, M. S.; ANDRIOLO, A. Contribuição à compreensão da musicalidade a partir de uma pesquisa psicosocial. In European Review of Artistic Studies, 2018, vol. 9, n. 1, pp. 1-19 ISSN 1647-3558.
http://www.eras.utad.pt/docs/MUSICA%20MAR%202018.pdf

PETRAGLIA, M. S. Estudos sobre a ação de vibrações acústicas e música em organismos vegetais. Dissertação de mestrado do programa de Pós Graduação em Biologia geral e Aplicada do Instituto de Biociências da UNESP – Botucatu, SP, 2008.
http://www.ibb.unesp.br/posgrad/teses/bga_me_2008_marcelo_petraglia.pdf

REIGOTA, M; CATUNDA, M; PETRAGLIA, M; SINTO, C. Ecoando ressonâncias da educação ambiental: por uma ecologia sonora sensível sobre a experiências de uma oficina de ecologia sonora no Bairro Demétria – Botucatu – SP. In: ERAS – EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES 2011, vol.2, n.1, pp. 64-83 ISSN 1647-3558.
http://www.eras.utad.pt/docs/Ecosonoridades.pdf

RITO, M. Carne recortada, almas expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2015.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18112015-131939/publico/MARCELO_RITO_rev.pdf

RITO, M. O aluno-problema e o governo da alma: uma abordagem foucaultiana. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2009.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122009-105400/publico/Marcelo_Rito.pdf

SILVA, E. A. ; PETRAGLIA, M. S. Waldorf schools music education approach as inspiration for work in other contexts – A proposta de educação musical nas escolas waldorf como inspiração para o trabalho em outros contextos. European Review of Artistic Studies, v. vol. 4, p. 1-15-15, 2013.
http://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/81

VIEIRA, C. V. C. S. Formação de professores em uma perspectiva ludoestética: contribuições para a prática pedagógica de docentes na Escola Waldorf Dendê da Serra . Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. 2015.
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18673/3/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20%20reposit%C3%B3rioUFBA%20Camile%20Viana%20Vieira.pdf