Compreender de forma consistente a imagem antroposófica da criança de 7 a 14 anos. Apresentar uma visão geral do currículo proposto para as Escolas Waldorf e seu fundamento antropológico.
A formação de professores é um trabalho delicado e essencial para o desenvolvimento de profissionais que estejam dispostos a assumir a educação das gerações mais jovens, exigindo dos cursos que se propõem a tal reflexões profundas e consistentes acerca das possibilidades de formação e transformação do educador ao longo do seu percurso. Sabemos que este é um caminho de desenvolvimento que não se esgota em cursos formais básicos ou de especialização, mas que se inicia aí. As oportunidades que um educador encontra para desenvolver recursos ao estar diante de crianças e jovens podem ser determinantes na sua trajetória, indo ao encontro daquilo que ele traz enquanto pergunta, talento ou desafio.
Este curso de especialização para a formação de educadores que atuarão no Ensino Fundamental Waldorf compreende esta relevância e pretende, de maneira ampla e profunda, oferecer aos seus alunos possibilidades de impulsos transformadores que apoiem seus caminhos de desenvolvimento e atuação diante dos seus alunos, fundamentadas em uma visão ampliada do ser humano e do mundo a partir dos conhecimentos propostos pela Antroposofia.
O desenvolvimento do educador que tenha a intenção de atuar profissionalmente no Ensino Fundamental Waldorf. Ao final do período de formação os alunos deverão ser capazes de construir uma visão de ser humano ampliada pela antroposofia e, a partir disso, serem capazes de estruturar uma prática pedagógica saudável e condizente com os passos de desenvolvimento em que se encontram seus alunos.
Para isso, é imprescindível que os professores se vejam também em caminho de constante crescimento e aprofundamento, buscando desempenhar cada vez de maneira mais íntegra a tarefa de educação a que se propuseram.
As discussões metodológicas e curriculares, bem como as práticas artísticas, têm como objetivo ampliar no docente suas possibilidades de atuação livres, reflexivas e criativas, tornando sua prática pedagógica um fazer artístico baseado na leitura do encontro entre o educador, os educandos e o mundo.
Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 2o Setênio
Prática e metodologias do Ensino Fundamental
Currículo Waldorf por ano
Currículo Waldorf por disciplina
Arte e Linguagem
Música para o Ensino Fundamental
Festas e celebrações escolares
Euritmia
Artes
Manualidades
Auto desenvolvimento e Organismo Escolar
Fórum de turma e estudos transversais
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC
Duração: 26 meses
Inicio: Agosto
Previsão de término em setembro de 2026.
Estrutura:
Confira o calendário do curso aqui.
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Especialista em Ensino Fundamental Waldorf
Melanie Guerra
Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Diplomou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela USP. Realizou a formação em Pedagogia Waldorf para professor de classe no Centro de Formação de Professores Waldorf. De 1997 a 2011, foi professora de classe na Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período, lecionou no Centro de Formação de Professores Waldorf em São Paulo. Foi Diretora da Faculdade Rudolf Steiner até 2023, onde atualmente ministra aulas. É diretora da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.