O Ensino Médio é a última etapa da educação escolar, e os jovens, nesse período de transição para a vida adulta, têm se confrontado com realidades cada vez mais complexas e em constante transformação. Diante da necessidade de construção da própria identidade, estudantes de ensino médio precisam de apoio e condução ainda nessa fase escolar. Nesse sentido, é tarefa docente a atuação assertiva na construção da autonomia e dos ideais que conduzem os jovens à ação, cultivando a esperança e a coragem para a construção de uma realidade mais diversa, justa e fraterna.
A visão de ser humano e de mundo que resultam na prática pedagógica das escolas Waldorf podem ser um apoio e uma inspiração para o docente do Ensino Médio que busca um caminho de educação humanizado e sensível, em que ele mesmo, estudantes e comunidade sejam contemplados nos seus anseios.
A partir da concepção do professor-autor que observa o contexto e a realidade vinculando-a ao jovem, o curso visa impulsionar o trabalho coletivo nos colegiados para a cocriação de propostas curriculares criativas e atentas às demandas prementes dos nossos tempos.
Se você é educador ou educadora de jovens e tem interesse em discutir e elaborar em conjunto alguns aspectos do currículo de Ensino Médio inserido na realidade do nosso tempo e espaço, e inspirado pela perspectiva de educação da Pedagogia Waldorf, esse encontro pede a sua presença!!!
A perspectiva decolonial será a ferramenta para a construção transversal e coletiva, fortalecedora da proposta de trabalho conjunta do colegiado.
Duração: 21, 22 e 23 de fevereiro
Carga horária total: 13h30min.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Ana Luiza Borges. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
SOUZA, Tarita S. B. O canto coral como processo criativo: a educação do jovem adolescente no contexto da pedagogia Waldorf. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
BEINEKE, Viviane (org.). Educação musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023.
BRITO, Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo: Peirópolis, 2019.
Tarita de Souza
Cantora, compositora, educadora, regente, preparadora vocal, atriz com atuação também no campo das artes plásticas e fotografia. Doutora em música pela Universidade de São Paulo, tem 5 discos lançados além de participações em projetos de diversos artistas da cena musical paulistana. No campo das artes visuais, se especializou em fotografia e arte visual para música, produzindo diversas capas de disco e vídeos de arte. Na área da educação, atuou por 18 anos na educação básica como professora de música e regente do coral jovem do Colégio Waldorf Micael de São Paulo (2001-2018). Atualmente se dedica à formação de professores, ministrando aulas de música na graduação e pós-graduação das faculdades Rudolf Steiner (desde 2018) e Santa Marcelina (2023).
Mauro Pompeu Porrino
Formou-se em Engenharia pela escola Politécnica da USP. Aos 24 anos, depois de um ano de trabalho na construção civil, descobriu a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia. Completou sua formação acadêmica em Matemática e Ciências e especializou-se em Pedagogia para a Ensino Superior com a monografia A Busca da Unidade: Transdisciplinaridade no Ensino Superior, uma proposta Waldorf.
É professor há 36 anos no Colégio Waldorf Micael de São Paulo, com experiência nas áreas de Ciências, Matemática, Desenho Geométrico, Agrimensura e Ensino Religioso. É tutor de uma turma de 10º ano, a sua 10ª tutoria de adolescentes.
Coordenou cursos de Fundamentação em Antroposofia e Pedagogia Waldorf e a pós-graduação em Ensino Médio Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner, onde também leciona em cursos de extensão e de especialização.
É docente convidado de diversos cursos de formação de professores Waldorf no Brasil e também atua como tutor de escolas que estão implantando o Ensino Médio. É membro do grupo de Matemática e Geometria Waldorf da FEWB.
André Carvalho Ferreira da Rosa
Ex-aluno Waldorf, do ensino infantil ao 12°ano. Professor da escola Veredas em Campinas desde 2015. Sociólogo formado pela UNICAMP. Formado no Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf (Intamores Botucatu). Leciona em seminários de formação de professores Waldorf e já lecionou em cursos na Faculdade Rudolf Steiner, SP. Assessor pedagógico de professores de Ensinos Médios.
R$350,00 à vista no boleto bancário ou cartão de crédito.
Inscrições até 31/12 em até 3x sem juros no cartão de crédito.
Inscrições até 31/01 em até 2x sem juros no cartão de crédito.