No dia 10 de março de 2023, à 16h, pela plataforma zoom, ocorreu II Encontro do grupo de pesquisa A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea, coordenado por Jonas Bach, da Universidade do Triângulo Mineiro (UTM), em parceria com a FRS.
O encontro foi realizado em forma de roda de conversa sobre pesquisa científica, contando com a apresentação de alunos pesquisadores das duas instituições parceiras. Primeiramente, Sofia Amorim contou sua experiência com a pesquisa de Mestrado “Entre nós, mulheres em travessias: escrita de si e autoeducação”, seguida por Henrique Costa Garcia, com sua dissertação O ensino de história no ensino médio das escolas Waldorf do Brasil, ambos orientados pelo prof. Dr. Jonas Bach, da UFTM.
Subsequentemente, Clara Jardim e Cynthia M.S. Ringel compartilharam dois projetos de Iniciação Científica financiados pela FRS e pelo Instituto Mahle e inseridos na linha 1 de pesquisa: Levantamento Bibliográfico de Trabalhos Acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner em Banco de Dados Nacionais e Egressos de Escolas Waldorf no Brasil: experiências e narrativas.
O primeiro projeto Levantamento Bibliográfico de Trabalhos Acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner em Banco de Dados Nacionais teve por objetivo fazer levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner em banco de dados nacionais e preparar arquivo digital para compor acervo da Biblioteca da FRS. A pesquisadora Clara Ribeiro Jardim, orientada pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora F. Baseio, selecionou publicações digitais feitas nos últimos 20 anos no Brasil e compilou 97 artigos, 66 dissertações e 16 teses, que podem ser referencial para estudo e apoio em pesquisas futuras. O levantamento foi finalizado em maio de 2022 e o acervo está disponível para consulta on-line na biblioteca da FRS. Um relato sobre essa experiência de pesquisa foi publicado na Revista Jataí vol.4, disponível na versão on-line, no site da FRS.
A pesquisadora de iniciação Científica Cynthia M.S. Ringel tratou do projeto Egressos das escolas Waldorf: experiências e narrativas, cujo objetivo foi mapear experiências dos egressos da pedagogia Waldorf, a fim de analisar o modo como os ex-alunos produzem suas escolhas profissionais, comportamentais, políticas, éticas etc., tomando como referência seu passado escolar. A primeira fase, a pesquisa quantitativa, foi concluída e no momento está sendo realizada a fase qualitativa, com recolha de histórias de vida a fim de perscrutar dificuldades, desafios e perspectivas dos egressos, de modo a permitir conexões e reflexões a respeito da trajetória desses alunos e da construção de suas identidades. Ao lado de outros colegas, como Bianca Jamel El Bacha, Nathan Z. Sakamoto e Cristine Velasco (mestranda na UNISA com Bolsa Capes), sob orientação dos professores Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Marcelo Rito e Lourdes Ana Pereira Silva (pesquisadora externa), a pesquisa finalizará neste ano de 2023.
Na sequência, Ana Carolina Duckeski comentou uma das cinco pesquisas que estão sendo desenvolvidas na linha 5, “Navegando pelos quatro passos: uma perspectiva fenomenológica para contos e narrativas”, sob coordenação de Rosemeire Laviano e Dayse Cristina Araújo da Cruz.
À medida que as apresentações eram feitas, o grupo interagia com importantes considerações, sobretudo no que se refere a fazer pesquisa no Brasil envolvendo as propostas de Rudolf Steiner.
O encontro encerrou com a certeza de que é necessário valorizarmos a pesquisa científica para a que comunicação com a academia e com a sociedade ocorra de maneira dialógica e de que a parceria FRS-UFTM tem colhido ótimos frutos. Ficou o desejo de novos encontros para partilha de mais experiências investigativas.