Rudolf Steiner nasceu na segunda metade do século XIX e, por meio de suas obras filosóficas e científicas, conectou-se profundamente às principais questões de sua época. Partiu de uma visão integral do ser humano, que abarca suas dimensões corporais, psicológicas e espirituais, contribuindo com as mais diversas áreas de atuação profissional.
Em 1919, impulsionou a fundação da primeira escola Waldorf, em Stuttgart, na Alemanha, com a qual nasceu uma nova concepção pedagógica ancorada nessa visão ampliada do ser humano e de seu desenvolvimento, visando também a uma nova organização social.
Atualmente, a pedagogia Waldorf encontra-se difundida em diversos países. O legado de Rudolf Steiner é fomentado pela Sociedade Antroposófica, cuja sede encontra-se em Dornach, na Suíça. A Sociedade Antroposófica possui representações em diversos países, assim como no Brasil, em São Paulo/SP.
No dia 27 de fevereiro de 1956, no bairro Higienópolis, em São Paulo, a Escola Higienópolis iniciou seu funcionamento, mantida pela Associação Pedagógica Rudolf Steiner. Sendo a primeira escola Waldorf no Brasil, nasce com o desafio de integrar à realidade brasileira uma pedagogia que fundamenta sua prática na imagem antroposófica do ser humano.
Posteriormente, a escola mudou-se para o bairro Alto da Boa Vista e passou a ser chamada Escola Waldorf Rudolf Steiner, atendendo, atualmente, mais de 800 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desde então, muitas outras iniciativas voltadas à antroposofia nasceram no Brasil: pedagogia Waldorf, pedagogia curativa, medicina antroposófica, agricultura biodinâmica, entre outras aplicações em diversas áreas da vida humana.
Desde 1997, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil – FEWB congrega, apoia, orienta e fortalece o movimento das iniciativas Waldorf no país. Em 2022, são 92 escolas filiadas englobando Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Além destas, 160 outras instituições ainda não filiadas ou em processo.
Em 1973, atendendo à crescente necessidade de formação de professores na pedagogia Waldorf, nasceu o primeiro curso de formação Waldorf no Brasil, por iniciativa do casal Marianne e Rudolf Lanz.
Ele era diário e funcionava no horário matutino, no ambiente da Escola Waldorf Rudolf Steiner, tendo duração de dois anos. Contou com o apoio de muitos docentes, cumprindo com sua finalidade de formar professores aptos a atuarem com base nesta pedagogia e nas novas iniciativas Waldorf que surgiam no Brasil.
Em 1997, houve uma grande reformulação de propostas. O curso tornou-se noturno, abarcando professores Waldorf atuantes em busca de uma formação consistente. Ainda neste mesmo ano, foi oficializado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), como um curso certificado com diploma de magistério.