• Home
  • V Congresso Internacional FRS – GTs

V Congresso Internacional FRS – GTs

Caderno de Resumos V Congresso Internacional FRS – 2024 PDF

Submissão de trabalhos de pesquisa para apresentação nos Grupos de Trabalhos

A quinta edição do Congresso Internacional FRS vai discutir a educação intercultural na América Latina. Como parte da programação deste ano, haverá Grupos de Trabalhos (GTs) presenciais e um GT temático on-line*. O objetivo é compartilhar e discutir pesquisas ligadas aos eixos de estudos da FRS entre a comunidade interna e externa da faculdade, aumentando nossa rede de saberes sobre esses temas. Convidamos você a inscrever sua pesquisa em um dos 6 temas listados abaixo:

  • I – Educação e sociedade latino-americanas (híbrido)*
  • II- O pensamento de Steiner: diálogos
  • III- Propostas educacionais de Steiner e questões sociais
  • IV – Educação na primeira infância
  • V – Pedagogias da dança e Antroposofia
  • VI – Educação e Economia

Os resumos deverão ser submetidos até 30/08/2024 por e-mail para congresso@frs.edu.br, de acordo com as orientações abaixo Prazo prorrogado para 08/09/2024.

  • Avaliação de trabalhos e envio das cartas de aceite: até 19/09/2024  
  • Divulgação das apresentações (salas e horários) e caderno de resumos: até 01/10/2024 

A inscrição para o Congresso deve ser feita normalmente e o título e os autores do trabalho de pesquisa já devem ser informados na inscrição. Os trabalhos serão apresentados no dia 04 de outubro, em sessões simultâneas, das 18h00 às 20h00.  Desse modo, não será possível submeter mais de um trabalho. Cada participante terá cerca de 20 minutos para compartilhar sua pesquisa. 

Inscrições encerradas.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO RESUMO 

Título do Arquivo: GT nº – Nome dos autores – Título da pesquisa

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial 12. 

Autores: Nomes e sobrenomes dos autores deverão ser escritos abaixo do título alinhados à direita.  

RESUMO: O corpo do resumo em parágrafo único deverá ter de 250 a 300 palavras com margens justificadas, espaçamento 1,0 entrelinhas. Devem contar com introdução ao tema e problema; objetivo; metodologia; resultados (parciais ou finais) 

Palavras-chave: inserir abaixo do resumo 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.  

Grupo de Trabalho: nome do GT ao qual submeterá o trabalho.  

Ementas dos Grupos de trabalho:

Educação e sociedade latino-americanas

Coordenação
Cristina Suarez Copa Velasquez
(cristina.velasquez@frs.edu.br)
Maraísa Gardinali Gaiad
Barbara Ganizev Jimenez
(jimenez_ba@hotmail.com)
Yuri Rodrigues da Cunha

Este GT tem o objetivo de abrir espaço para pesquisas e compartilhamentos de temas, metodologias e práticas pedagógicas inovadoras em contexto multicultural latino-americano. São bem-vindos trabalhos que abarquem as contribuições afro-indígenas decorrentes de uma reflexão decolonial implicada na luta antirracista e em diálogo com os princípios de uma educação antroposófica contemporânea. São aceitos trabalhos que abordem os diferentes ciclos escolares: educação infantil, fundamental e médio, bem como políticas públicas voltadas à valorização da educação intercultural como proposta relevante para promover a inclusão e o respeito pelo outro.

O pensamento de Steiner: diálogos

Coordenação
Marcelo Rito
(marcelo.rito@frs.edu.br)
Maria Florencia Guglielmo
(florencia.guglielmo@frs.edu.br)

Este GT pretende discutir a produção filosófica de Rudolf Steiner, com leituras organizadas a partir da sequência cronológica de suas produções; colocar em relação as referências teóricas com as quais Steiner dialoga de modo a compreender o autor em seu contexto de produção; interpretar os diferentes conceitos estabelecidos por Steiner na corrente filosófica de seu tempo; reconhecer a importância da cosmovisão de Goethe na formulação de uma teoria do conhecimento; investigar diferentes possibilidades de reflexão acerca da educação a partir das proposições sobre a metodologia cognitiva tributária do pensamento de Rudolf Steiner.

Propostas educacionais de Steiner e questões sociais

Coordenação
Melanie Gesa Mangels Guerra
(melanie.guerra@frs.edu.br)
Maria Auxiliadora Fontana Baseio
(maria.baseio@frs.edu.br)
Susanne Rottermund

Este GT tem por objetivo acolher pesquisas que vinculem educação e questões sociais em sentido amplo, podendo ou não apresentar práticas de intervenção em ambientes diversos. É intuito criar debates que apontem para os possíveis elos entre a vida social e suas problemáticas e a educação, ampliando reflexões e conhecimentos sobre o impacto que a educação exerce na vida das pessoas. Aceitam-se trabalhos fundamentados pelos estudos de Rudolf Steiner ou que com eles estabeleçam diálogos.

Educação na primeira infância

Coordenação
Dayse Cristina Araújo da Cruz
(Dayse.araujo@frs.edu.br)
Rosemeire Laviano
(rosemeire.laviano@frs.edu.br)

Este GT tem por objetivo o compartilhamento de estudos que vinculem o tema da interculturalidade e da educação na primeira infância, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da linguagem. São bem-vindos pesquisadores, tanto da Educação, quanto de áreas afins, para a apresentação de suas pesquisas, com intuito de construirmos uma possível compreensão acerca de diferentes abordagens pedagógicas e científicas sobre a temática. A fim de criarmos práticas inclusivas em um contexto multicultural, os trabalhos inscritos poderão partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas para a constituição de um diálogo com a proposta de educação de Rudolf Steiner. Desse modo, promoveremos um debate que possibilite intercâmbios entre a diversidade cultural na América Latina e a educação no primeiro setênio.

Pedagogias da dança e Antroposofia: corpo em festa: brincar, dançar e celebrar na educação latino-americana

Coordenação
Juliana Klein
Renata Fernandes
Samanta Roque
(peddanca@frs.edu.br)

Este GT visa explorar as relações da presença do corpo, da dança, do canto e do brincar em contextos celebrativos e pedagógicos. “A festa é formada por experiências históricas; é fruto das movimentações e interconexões dos corpos-culturais que constituem uma das formas mais reveladoras do modo de ser de um grupo, de uma cidade e de um país” (Castro Jr., 2014, p. 26). O que um corpo festivo, dançante, cantante e brincante nos ensina sobre sermos latino-americanos? De que forma o corpo em festa está vivo na escola? Como a pedagogia steineriana nos convida a celebrar cada etapa da vida, do ano? Que pontes podem ser estabelecidas e observadas no corpo da criança que brinca e dança em relação ao seu momento de vida? A partir dessas indagações e valorizando práticas que demonstrem o potencial descolonizador das artes e do movimento na escola, receberemos relatos de experiência e pesquisas em andamento ou finalizadas, desenvolvidas nos âmbitos artístico e pedagógico, referentes à educação formal ou não-formal.

Educação e Economia

Coordenação
Silvinha Vasconcelos
(silvinha.vasconcelos@ufjf.br)
Andri Stahel
(andristahel@gmail.com)
Felipe Teixeira Martins
(7teixo9@gmail.com)

Este GT visa discutir propostas de formação humana baseadas nos princípios do pensamento socioeconômico de Rudolf Steiner. Para isso, as pesquisas abrem-se para diversos temas, como a ideia steineiriana do indivíduo em suas decisões econômicas e sua relação com pensamentos que proponham um novo modelo econômico (economia donut, economia regenerativa, bioeconomia, economia colaborativa, dentre outras); e os princípios, parâmetros e conceitos da ideia de uma economia fraterna em uma linguagem atual e aplicada. Além desses temas, busca-se discutir as propostas de Steiner para uma Nova Ciência Econômica e as implicações sobre o ensino de Economia. Paralelo a isto, procura-se acolher pesquisas que aprofundam o significado de uma sociedade trimembrada dentro da contemporaneidade, bem como exemplos em que esta mesma ideia esteja sendo aplicada no âmbito da gestão e governança de grupos, organizações, cidades e nações. A pesquisa pedagógica em torno das práticas de ensino de Economia no Brasil também é temática a motivar reflexões.